Arquivo confidencial
Como o próprio Michael narra para seu terapeuta em seu divã, no auge de seus 20 anos, ele já havia sido preso pela segunda vez e, em sua ficha criminal, destacavam-se infrações como assalto à mão armada, tráfico de drogas e gerenciamento de uma rede de prostituição. Pouco tempo depois de deixar a prisão, ele se associa a Lester Crest, um sujeito de mobilidade limitada, mas que possui um intelecto acima da média e que emprega seus talentos na articulação de assaltos.
Por volta do ano de 1993, durante um trabalho de escolta de mercadoria ilegal pela fronteira, Michael conheceu o ex-piloto militar Trevor Philips. Após trabalharem juntos, ambos notaram que possuíam peculiaridades em comum (como o fato de serem maníacos contraventores) e a partir de então decidiram formar uma parceria. Nesse mesmo ano, nasceu o segundo filho de Michael, Jimmy, com uma ex-stripper chamada Amanda, com a qual já tinha uma filha de dois anos, Tracey. Nosso protagonista sustentava sua família com os rendimentos subtraídos de seus crimes, no entanto, estava cansado de viver foragido da polícia, tendo que se mudar constantemente. Além disso, preocupava-se com seu futuro, temendo ser morto ou indo parar atrás das grades, porque o que ele menos queria era deixar sua família desamparada.
Em busca do sonho americano
Novos amigos, velhos problemas
No presente, Michael vive uma vida monótona, frustrado consigo mesmo, apesar de conseguir tudo o que sempre quis. O personagem estava passando por uma crise de meia idade e visitava constantemente o consultório do Dr. Friedlander, um terapeuta charlatão. Sua mulher o traía descaradamente, seus filhos o desrespeitavam e de vez em quando Michael tinha ataques de fúria, sendo grosseiro e arrogante com sua família. Mas a sua vida viria a mudar no dia em que ele conheceu Franklin Clinton.Franklin havia invadido a casa de Michael e roubado a caminhonete recém-comprada de Jimmy, como parte de um golpe para fraudar o financiamento do veículo. Ao invés de matar Franklin, Michael vê no rapaz muito de si mesmo quando era jovem e decide dar-lhe uma chance, tornando-se assim uma espécie de “mentor”, passando a ensinar-lhe as manhas e os macetes para se conseguir uma grana fácil. E Franklin, é claro, aceita a parceria.
Num belo dia, ao chegar em casa, Michael se depara com Amanda na cama com o professor de tênis. Ele, então, pega Franklin e ambos perseguem de carro o professor safado até uma casa exótica em Vinewood Hills. Michael literalmente põe a casa abaixo, usando a corrente do guincho de sua caminhonete. Mas o que nosso destemido personagem não sabia era que aquela casa não era do professor de tênis, mas de Martin Madrazo, um perigoso chefe do crime organizado. Após ameaçar e agredir Michael com seus capangas, Madrazo ordena que o ex-criminoso o reembolse dois milhões de dólares. Dinheiro que Michael não tinha.
Voltando de vez à ativa
Michael fica estarrecido quando Trevor simplesmente aparece diante de si, em sua casa. Para seu espanto, ao invés de Trevor ter um surto psicótico e matar todo mundo, seu ex-parceiro de crimes apenas lamenta e diz estar furioso por Michael ter mentido, mas ao mesmo tempo se sentia feliz por seu melhor amigo ainda estar vivo. Apesar de trocarem insultos toda vez que se cruzam, é visto que Michael e Trevor ainda sentem (um pouco) de amizade um pelo outro, caso contrário Trevor já teria arrancado a cabeça de seu amigo a dentadas. Todavia, nos diálogos durante a campanha, o próprio Michael se refere a Trevor como uma bomba relógio prestes a explodir e ele tem que bolar algum meio de despachar seu ex-amigo, de uma vez por todas.Michael havia voltado de vez à ativa. Com Franklin e Trevor ao seu lado ― mesmo querendo por diversas vezes arranjar uma forma de se livrar de Trevor ― Michael passa a realizar alguns golpes, dentre eles o grande assalto ao banco de Paleto e o ataque às docas da empresa de segurança privada Merryweather, além de prestar alguns trabalhos sujos para o FIB, por conta de dívidas mal resolvidas do passado. Devido a esses serviços de “quebra-galho” que realizava para o governo, Michael acaba conhecendo o bilionário Devin Weston, que lhe oferece a oportunidade de trabalhar com seu ídolo, o cineasta Solomon Richards. Michael era um cinéfilo apaixonado por filmes cult e trabalhar como produtor no filme O Colapso, a última obra-prima de Richards, seria o sonho se sua vida se realizando.
Cartaz de "O Colapso", com Michael como produtor associado |
Revisão: Catarine Aurora
Capa: Diego Migueis