“Nino”, como era conhecido pelos amigos, participou de várias bandas de garagem e sempre compartilhava com os companheiros sua ideia, mas nunca conseguiu convencê-los. Frustrado, decidiu tocar o projeto sozinho. Começou a estudar outros instrumentos e composição, e a gravar as trilhas de vários jogos caseiramente. As primeiras músicas foram lançadas gratuitamente em seu site pessoal, nino.com.br, em 1999.
Com o aumento da popularidade de suas músicas, em 2003 ele decidiu retomar o projeto de fazer uma banda em torno disso. Antonio então adotou o nome Nino MegaDriver, dando assim origem à primeira banda de “Game Metal” do Brasil.
Primeiro round
No mesmo ano, o MegaDriver lançou seu primeiro CD, Push Start Button (Round One). A gravação era bem amadora e de pouca qualidade técnica, mas a interpretação das músicas dos jogos no estilo Heavy Metal ficou excelente. A trilha variada fazia homenagem a vários jogos, não apenas da SEGA: Streets of Rage (Mega Drive), Samurai Showdown (Mega Drive), Gyruss (Arcade), Castlevania (NES), Top Gear (SNES) e Street Fighter II (Multi).Adicionando novos jogadores
Até então o MegaDriver era um projeto de um homem só. Foi em 2006 que Nino conheceu aqueles que viriam a ser seus companheiros de banda, enquanto fazia uma segunda faculdade: Nettão “The Butcher”, na bateria, id9 no baixo e Ricardo na segunda guitarra. No final de 2007, id9 foi substituído por Rubão.A primeira cria do novo grupo foi o miniálbum Top Gear, lançado em 2007, com trilhas sonoras de (quem diria) Top Gear. A maior qualidade de produção deste lançamento era perceptível, mas ainda com o mesmo espírito de metal dos anteriores.
Em 2010, a banda também passou por mais uma mudança em sua formação. Ricardo saiu da banda, sendo substituído pelo guitarrista Bruno Galle, vulgo Brunão. Além disso, Rubão assumiu o papel de produtor, com Arthur assumindo os baixos e Allan Big Thunder entrando na banda como vocalista. Os novos integrantes logo demonstraram suas habilidades com o lançamento de Metal For Gamers, em 2011 — primeiro álbum da banda em que todas as músicas tinham vocais.
Mega instrumentos
Falar do MegaDriver sem mencionar suas guitarras estilizadas chega a ser uma heresia. Elas são uma das marcas registradas da banda, e tornaram-se símbolo do grupo.A primeira guitarra estilizada foi feita por Nino usando a carcaça de um Mega Drive de verdade — nada menos que o primeiro Mega Drive do guitarrista. Mas não temam: a placa do aparelho ficou intacta e ainda é possível jogar nele!
O segundo instrumento customizado da banda tem o corpo formado pelo rosto do Sonic. Fabricada de forma bem mais profissional que a primeira, acabou virando o instrumento mais utilizado pelo artista. Em 2014, uma terceira guitarra foi criada, inspirada em Akuma, do Street Fighter. Ela é tocada pelo Brunão, o segundo guitarrista.
O grupo ainda conta com um baixo inspirado em Golden Axe, com o rosto de Gilius Thunderhead no braço, carinhosamente apelidado de “Thunderbass”.
Do Brasil para o Mundo
A banda continua a tocar em vários festivais de jogos no Brasil e eventos de anime. Pioneira do gênero no país, abriu o caminho para outros grupos com temática parecida, como o 8 bit instrumental, The Gameboys e Rockband X GM.Em 2014, a banda conseguiu projeção internacional, sendo a primeira equipe brasileira a tocar na MAGFest, em sua 12ª edição, sendo apresentados em palco por ninguém menos que Tommy Tallarico, co-criador do Video Games Live. Foi também o primeiro show internacional do grupo.
Revisão: Jaime Ninice
Capa: Felipe Araújo