O Yujô Fest V foi um sucesso de público e atrações

Confira a nossa cobertura de um dos mais tradicionais eventos geek do Nordeste, ocorrido neste fim de semana (16 e 17 e agosto), em Natal/RN.

em 20/08/2014
Que esta quinta edição do Yujô Fest seria um sucesso de público, isso já sabíamos dois dias antes do evento, quando as senhas antecipadas esgotaram. Restava descobrir se o pessoal da organização iria fazer valer a grande expectativa que o público havia colocado no evento. E é exatamente o que fomos conferir.


Diferente do que costumamos ver em outros eventos, o Yujô Fest ocorreu no Praiamar Hotel, localizado a alguns metros da praia de Ponta Negra, permitindo que quem quisesse dar um pulo na praia antes, ou durante as atrações, pudesse fazê-lo sem chance de perder a festa. O ambiente era um verdadeiro luxo, com bela decoração, material de qualidade e limpo. Afinal, geeks também gostam de conforto.
Imagem: Praiamar Hotel
Outro diferencial que vale a pena mencionar é o fato de a produção do Yujô ter deixado água mineral e cafezinho à vontade para o público. Algo que pode parecer muito simples, mas quem está acostumado a ir nesse tipo de evento sabe que isso não é comum. Pelo contrário, as pessoas se veem obrigadas a comprar água — caso não tenham levado a sua garrafinha de casa —, enfrentando penosas filas e perdendo boa parte das atrações. É um ótimo exemplo que eu gostaria que fosse seguido pelas produções de outros espetáculos do gênero.

Atrações para todos os gostos

Havia muito o que ver e fazer no evento. As atrações foram muitas: tudo aquilo que já estamos acostumados e queremos ver. Logo na entrada, nos deparamos com jogos de tabuleiro e cartas disponíveis para o público experimentar à vontade. E não estou falando de Banco Imobiliário e Pif Paf (que eu aprecio também), e sim daqueles games incomuns, como Takenoko, Splendor e Bang! Um responsável pela área estava lá para ensinar como se joga, até para a jogatina ficar mais dinâmica — e ninguém precisar ler as regras.
Board games: vale a pena conhecer jogos de tabuleiro diferentes.
Imagens: Alberto Canen
O pessoal da Xafurdaria, uma das atrações mais aguardadas pelo público, fez a alegria do pessoal (principalmente das garotas) que foi ao evento para vê-los, tirar fotos e conseguir o autógrafo dos rapazes. Eles responderam às perguntas dos fãs e mostraram todo o carisma que os faz crescer cada vez mais na carreira de YouTubers — seu canal já conta com mais de 500 mil inscritos e 22 milhões de visualizações.
O pessoal do Xafurdaria mostrou carisma junto ao público.
Imagens: Yujô Fest
Falando em carreiras de sucesso, os dubladores convidados, Jorge Vasconcellos — Macaco Louco (As Meninas Super Poderosas), Rei Gelado (Hora de Aventura) e Ryuk (Death Note); e Guilherme Lopes — Nappa, Rikum e Mr. Satan (Dragon Ball Z) — contaram um pouco dos seus diversos trabalhos. Ambos têm muito tempo no ramo e já emprestaram suas vozes para personagens famosos. Como era de se esperar, deram uma pequena demonstração para o público presente, inclusive com direito a texto preparado pela produção.

É interessante notar como a dublagem brasileira cresceu e está em um ótimo nível de qualidade. As "versões brasileiras" (como eles preferem dizer, já que não são meras traduções, mas adaptações para o nosso idioma) garantem que possamos desfrutar de um filme, anime ou desenho sem perder nada do vídeo, já que mesmo um bom leitor, como frisou Guilherme Lopes, deixa de ver cerca de 30% do que passa na tela ao ler as legendas. Acredito que há um preconceito de tempos antigos que já está na hora de superarmos, pois as dublagens não deixam a desejar em relação à versão original. Claro, isso se você não tiver fluência na língua e não depender das legendas.
Jorge e Guilherme falaram da carreira e deram uma palhinha para o público.
Imagens: Yujô Fest
Quem vai a um evento de cultura oriental pop espera encontrar os famosos cosplayers, e eles estavam espalhados aos montes pelo evento, chamando a atenção do público. Não é por acaso, pois é sempre um prazer dar de cara com algum personagem que estamos habituados a ver nas telas, vindos dos videogames ou animes. O diferencial este ano ficou por conta da primeira seletiva RN do Concurso Internacional de Cosplay da Yamato, o YCW (Yamato Cosplay World), que levará a dupla vencedora para disputar a final no Ressaca Friends 2014, em São Paulo/SP.
Cosplayers fizeram a alegria do público.
Imagens: Alberto Canen
Todo evento geek que se preze precisa de bandas que toquem nossas músicas favoritas dos animes e OVAs, e o pessoal do Yujô não deixou faltar um bom som para os presentes. Kujihan (RN), X-Metal (CE), Hattori Hanzo (CE), Rasetsu (RN) e o DJ Angelluz (CE) colocaram todos para dançar e cantar juntos com temas conhecidos, como os vindos de Dragon Ball e Cavaleiros do Zodíaco. Além deles, fechando o evento, tivemos músicas orquestradas pelo pessoal do Yujô Sinfônico de clássicos dos videogames, como The Legend of Zelda, Super Mario Bros. e Chrono Cross.
Yujô Sinfônico: músicas de games e animes.
Imagens: Yujô Fest
Pouco antes do Yujô Sinfônico, vejam só, um pedido de casamento foi feito no palco. Thiago Barreto apareceu com a clássica proposta: "Você aceita ser meu player 2?”. Como pedidos geeks são irresistíveis (são, não são?), a amada, Jéssica Andrade, "deu Start" no noivado. Parabéns aos noivos, e ao Thiago, que não precisa mais procurar sua princesa em outro castelo.
Parabéns aos noivos!
Imagens: Yujô Fest
O público ainda conferiu concurso de K-Pop, animekê, apresentações de artes marciais, gincanas, exibições de animes e OVAs, oficinas de língua coreana, café maid e mais. Era tanta coisa para fazer que era preciso se programar e traçar uma rota para não perder atração alguma.

Liga N-Blast RN: parceria com o Yujô

Os videogames também estavam lá. O evento contou com diversos torneios e muito freeplay. O público aproveitou jogos de PlayStation 3, como FIFA 14, Injustice: Gods Among Us e Ultra Stret Fighter IV; e de Xbox One, com Just Dance 2014. Além desses games atuais, os clássicos de consoles antigos — Super Nintendo, Dreamcast e Nintendo 64 — também foram lembrados, como Mario Kart 64, Top Gear e Bomberman. Sem contar dois Arcades nos quais clássicos como The King of Fighters podiam ser jogados.
Jogos atuais e retrô estavam à disposição do público.
Imagens: Alberto Canen
A Liga N-Blast RN, em parceria com o Yujô Fest, representou com primor o GameBlast. O pessoal coordenou os torneios e freeplay de Mario Kart 8 e Pokémon X/Y. A Liga contou com dois espaços: uma área com dois Nintendo Wii U para as corridas, e uma sala  para os portáteis, com mesas e cadeiras para o pessoal que foi competir, ou apenas desafiar outros jogadores, inclusive em outros games, como Mario Kart 7 e até o Super Street Fighter IV 3D Edition. O pessoal que passou por lá pôde também bater um papo sobre games, realizar StreetPass e fazer amizades. Aproveito para convidar o pessoal de Natal, ou quem passar pela cidade, a participar do grupo no Facebook e ficar ligado nos encontros. Estamos com bons planos para o futuro e contamos com a presença de todos.
A Liga NB RN mostrou serviço com MK8 e Pokémon X/Y.
Imagens: Alberto Canen
O evento foi bem planejado e ainda melhor executado pelos organizadores. As atrações foram muitas e a diversão maior ainda. É bom saber que há espaço para a cultura geek fora do eixo Rio-São Paulo, e que o Nordeste também pode contar com a presença de grandes atrações nacionais do gênero. O Yujô Fest acabou há poucos dias, mas já estamos ansiosos pelo próximo, e que ele venha logo.

Revisão: Alan Murilo
Capa: Daniel Silva
Siga o Blast nas Redes Sociais
Alberto Canen
Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 3.0).