Square Enix está sendo processada por copyright pela SNK Playmore

Curioso caso legal entre grandes companhias do mundo dos games.

em 06/08/2014


Square Enix é famosa por inúmeras séries populares que vão desde o RPG até jogos de ação e tiro em primeira pessoa. SNK Playmore é mais conhecida entre os ávidos fãs de jogos de luta, principalmente jogadores antigos. Hoje veio à tona um fato pra lá de curioso nas terras nipônicas do sol nascente entre essas duas empresas.


De acordo com a Sankei Web, um portal de notícias no Japão, o escritório da Square Enix localizado em Tóquio foi literalmente invadido por policiais devido a uma acusação de violação de copyright vinda da SNK Playmore. A acusação diz que IPs (Propriedade Intelectual) da SNK Playmore foram utilizados pela Square Enix sem a devida autorização no popular mangá "High-score Girl", uma série de comédia romântica escrita e ilustrada por Rensuke Oshikiri, que está em circulação no Japão desde 2010. SNK Playmore afirma que o mangá contém mais de uma centena de cenas utilizando personagens de seus jogos, como The King of Fighters e Samurai Shodown. Há até páginas com a marca (C) impressas junto do nome da empresa, como se tivesse tido algum tipo de autorização.

A SNK Playmore somente descobriu o caso quando a companhia responsável pela produção do futuro anime baseado no mangá entrou em contato para tratar de autorização para uso de imagem na série animada.

Casos como esse de violação de copyright e processos não são incomuns, mas são sempre curiosos. Além disso, é sempre interessante ver briga de gente grande.

O processo foi levantado pela SNK Playmore em maio desse ano. A notícia para os fãs ocidentais foi levantada pelo usuário "Professor" responsável pelo site MMCafe.

Fonte: Sankei Web

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.