Compre as Wards (League of Legends) e salve uma vida

No famoso MOBA da Riot Games, existe um item imprescindível que pode decidir o rumo de uma partida. Conheça o que são as Wards e como elas podem ser a diferença entre ganhar ou perder uma disputa.

em 26/08/2014
Para se sair vitorioso em uma partida de League of Legends é preciso ter em mente três coisas: comunicação com seus companheiros, sinergia entre a equipe e Wards. As Wards (Sentinelas, na versão brasileira) são itens indispensáveis, mas que muitas vezes são simplesmente deixados de lado pelos jogadores. Vamos então entender um pouco mais das funcionalidades deste item tão subestimado.

Em latim, estrategie…

Em jogos de estratégia, principalmente em MOBAs (Multiplayer Online Battle Arena), existe a chamada “névoa de guerra”, um efeito do cenário que impossibilita os jogadores de enxergarem os movimentos dos adversários, apesar de ainda ser possível distinguir a topografia do terreno de batalha. A névoa de guerra se dispersa ao redor de construções aliadas ou quando o jogador ou alguma tropa descartável se locomovem por essas áreas enegrecidas. Em League of Legends, inicialmente apenas as rotas superior, meio e inferior têm o campo de visão liberado, tornando a rota da selva um lugar perigoso para passear.

O Jungler, assim como o Suporte, tem como função ajudar seus colegas a abater os campeões adversários ou defender algum aliado em apuros, aproveitando-se da névoa de guerra para se posicionar e armar emboscadas para pegar os jogadores do outro time desprevenidos. O Jungler trabalha principalmente na rota da selva, abatendo monstros neutros, ganhando experiência para subir de nível e ouro para gastar em itens, mas sua função primária é tirar vantagem dos erros cometidos pelos inimigos para realizar o famoso Ganking (Gang Killing, termo usado para o ato de surpreender um campeão oponente e aproveitar-se da vantagem numérica para abatê-lo).

Não é só a névoa de guerra que limita o campo de visão dos jogadores, há também os arbustos espalhados pelo mapa que escondem os campeões oponentes quando os mesmos caminham por esses trechos. Os arbustos permitem aproximações furtivas, principalmente de Junglers ou dos jogadores da rota do meio que saem de suas lanes para gankar, além de facilitar a fuga em situações de risco. Campeões como Rengar, Kha’Zix ou Zac possuem a habilidade de saltar dos arbustos, deixando seus alvos sem escapatória numa briga de dois contra um.

Estou te vendo!

Em contrapartida, o jogo dispõe das famosas Wards. Estes itens, ao serem plantados em determinados pontos do mapa, revelam uma pequena área do cenário aos seus redores, possibilitando assim visualizar a aproximação ou a movimentação dos campeões adversários e a prevenção de possíveis ganks ou tentativas de abate de um Monstro Épico (o Dragão ou o Barão Nashor, no caso do mapa de Summoner’s Rift). Ao serem plantadas em meio a arbustos, elas revelam a presença de algum oponente que estiver escondido lá.

A utilização das Wards previne as emboscadas dos Junglers inimigos ou campeões da rota do meio, permitindo aos jogadores trabalharem de forma mais cautelosa, uma vez que ter uma visão melhor do cenário ou a posição dos avatares dos adversários através do minimapa concede uma boa vantagem estratégica e controle da partida. Tenha sempre em mente que o abate de um aliado concede ouro adicional para a equipe adversária, deixando-a em vantagem.

Tipos e utilidades

Existem dois tipos básicos de Wards, as Stealth Wards (Sentinelas Invisíveis) e as Vision Wards (Sentinelas Detectoras). As Sentinelas Invisíveis (as verdinhas) custam 75 de ouro e, ao serem plantadas, revelam uma pequena área do mapa durante três minutos até se consumirem. Estas ficam invisíveis após serem posicionadas, mas podem ser desarmadas com Lentes Detectoras. As Sentinelas Detectoras (as roxinhas) custam 100 de ouro, não se consomem, mas ficam visivelmente expostas quando um campeão inimigo se aproxima delas, podendo assim destrui-las. Todavia, as vantagens das Sentinelas Detectoras são que, além de revelarem uma pequena área do terreno, elas expõem a posição de Sentinelas Invisíveis próximas e tornam visíveis campeões que tem habilidades de ficarem invisíveis, tais como Evelynn, Shaco, Teemo, Wukong, etc.

Uma mão na roda

Não somente para revelar áreas escondidas pelo mapa, as Wards também podem ser usadas para outros propósitos, dependendo das habilidades de alguns campões. A habilidade Shunpo de Katarina permite que ela use sentinelas aliadas próximas para recuar ou atravessar paredes, caso esteja em perigo. Lee Sin, assim como Katarina, pode usar sua habilidade Ataque Ressonante para se locomover com mais efetividade pelo cenário, usando sentinelas aliadas próximas. Já o feitiço de invocador Teleporte permite ao jogador usar sentinelas como ponto final para se teletransportar e chegar rapidamente para junto da equipe.

A maioria dos jogadores simplesmente neglicencia a utilidade das Wards. Um erro comum cometido pelos iniciantes, na maioria das vezes, é se focarem em fechar o quanto antes os itens mais poderosos para seus campeões, visando tornar seu personagem mais poderoso para angariar mais abates, porém se esquecendo de reservar um pouco de ouro para a compra das sentinelas. A ausência de Wards no mapa é um erro trivial que consequentemente pode custar a vitória de seu time.

Tendo ciência desse mau hábito e querendo melhorar a experiência de jogo, a Riot Games, na atualização 3.14, acrescentou os amuletos chamados Totem de Vigilância. Estes itens funcionam como uma Sentinela Invisível e não possuem nenhum custo para serem adquiridos. No entanto, apesar de serem de graça, esses itens se consomem em 60 segundos e demoram 120 segundos para estarem disponíveis e serem utilizados novamente, diferentemente das Wards normais. Agora ninguém pode reclamar que levou um gank traiçoeiro por falta de Wards. Se bem que qualquer jogador que se preze ainda vai reclamar de qualquer forma quando for gankado

Faça parte desta campanha você também.
Bem, terminamos por aqui. Mas e vocês, caros leitores, quantas vezes já foram abatidos numa partida de League of Legends porque se esqueceram de wardar? Compartilhem conosco suas experiências (ou frustrações) de jogo e não se esqueçam: na próxima vez que forem jogar, comprem Wards.

Revisão: Luigi Santana
Capa: Diego Migueis
Siga o Blast nas Redes Sociais
Alan Kottwitz
Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 3.0).