Conheça Egoraptor, vlogger e autor das séries Awesome e Sequelitis

Da animação Metal Gear AWESOME para cantor em Starbomb, a saga de um dos personagens mais famosos das internets.

em 11/07/2014



Eram meados de 2006 quando um amigo me apresentou esta animação boba no site Newgrounds. Naquela época, o YouTube ainda estava começando sua revolução de streaming, e o Newgrounds era o lugar para quem queria ver animações ou jogar títulos construídos em Flash. O estilo rascunhado, o excesso de blasfêmias e as piadas encaixadas no momento certo por Arin Hanson - conhecido online como Egoraptor - me pegaram na hora. Desde então, comecei a acompanhar a evolução do que hoje é um dos personagens mais populares do YouTube.

O vídeo, que atualmente conta com sete milhões de visualizações no Newgrounds e quase quatro milhões no YouTube, não é nada se comparado ao atual nível de qualidade das animações feitas por Arin Hanson, mas esta paródia rendeu muito mais do que views e risadas rápidas.

AWESOME

Nascido e criado no estado norteiamericano da Califórnia, Arin hoje vive com a esposa, a também youtubber Suzy Berhow. Inspirado por seu falecido tio, que foi cartunista, ele começou a desenhar, animar e dublar suas próprias obras ainda na adolescência, postando-as em seu blog. Inicialmente, seus projetos eram feitos rapidamente e sem se preocupar muito com a estética, que foi se aperfeiçoando ao longo dos tempos. Foi com este estilo despreocupado que nasceu a animação Metal Gear Awesome.



Egoraptor uma vez disse que levou alguns poucos minutos para bolar o script e a história da animação, e que a fez simplesmente para imitar a voz de Solid Snake e mostrar suas habilidades como dublador. De certa forma, funcionou.

Com a súbita explosão de sucesso que a animação criou, Arin logo foi contratado pela MTV americana para produzir curtas semelhantes para seu programa sobre games, o G-Hole. Nascia então The Awesome Series. Sonic, Mario, Zelda e diversas outras franquias foram satirizadas pelo animador, cada uma com um pouco de crítica pelos seus furos de gameplay e litros de palavreado chulo.

Depois de um curto período de transmissão, a parceria com a MTV foi terminada, mas Arin continuou produzindo a série, agora migrando para o YouTube e seus formatos mais abrangentes (e lucrativos) de transmissão. O sucesso crescente acabou gerando diversas oportunidades para o animador, como dublagem em filmes (bem) B e jogos como Marvel: Ultimate Alliance.

HEY I’M GRUMP

Em 2012, já com uma legião de fãs, Arin acabou sendo selecionado pela comunidade para participar do reality show The Tester, produzido pela Sony. No programa, os participantes competiam por uma vaga na empresa do PlayStation para testar seus jogos. A participação de Arin foi curta, sendo eliminado pelos juízes no terceiro episódio.



Após o fiasco no programa da Sony, Egoraptor iniciou uma série de vídeos no formato Let’s Play com seu amigo, também famoso no YouTube, Jon Jafari (conhecido online como JonTron). Nascia então o GameGrumps, que conquistou 100 mil assinantes só nas primeiras 48 horas. O sucesso rápido não veio somente pela união do público dos dois apresentadores, mas também pelo forte conteúdo hilário da série. A crítica cômica de Jon e a espontaneidade escrachada de Arin formavam uma química incrível.

Com a crescente popularidade da dupla, mais e mais vídeos foram sendo produzidos, o que deixava pouco tempo para Arin e JonTron trabalharem em seus próprios projetos. Então, em junho de 2013, Jon resolveu abandonar a parceria para voltar a se dedicar a suas séries. Muitos dizem que a “era de ouro” da série terminou neste dia.


Porém, da mesma forma súbita que Jon saiu, Danny entrou na série. Amigo de longa data de Arin, Danny também canta na banda Ninja Sex Party e Starbomb. Egoraptor e “Danny Sexbang” continuaram o show e até o expandiram, criando várias outras segmentações como o Steam Train e Table Flip. A série hoje continua com cerca de três novos vídeos lançados diariamente, além de especiais com participações de outras personalidades da internet.

Sequelitis e Starbomb

Com o passar dos tempos, Egoraptor ficou conhecido por satirizar jogos com suas animações e vozes. Mas, em 2011, ele começou uma série dedicada a análises mais técnicas sobre jogos e suas sequências em Sequelitis, opinando sobre Castlevania 1 e 2, Mega Man e Mega Man X e mais recentemente, Zelda: A Link to the Past e Ocarina of Time.


Criticando o hype gerado em cima de sucessos e argumentando com seu próprio estilo, Arin consegue reunir o melhor e pior de cada jogo analisado e consegue criar situações ao mesmo tempo hilárias e inteligentes, mostrando que consegue ter sucesso sem precisar apelar para o chulo.

A carreira musical de Egoraptor já começava a surgir no início de sua carreira como animador, fazendo alguns mixes para seus vídeos e soltando a voz em alguns momentos na gravação de GameGrumps. No final de 2013, Arin e Danny lançam a Starbomb, uma banda dedicada a cantar sobre seus jogos favoritos, usando a mesma dose de humor usada em seus vídeos.


Atualmente

Hoje, Arin já é uma figura estabilizada no rol de personalidades do YouTube, emprestando a sua voz para diversos canais, jogos e até mesmo filmes. O traço e a qualidade de suas animações vêm melhorando a cada vídeo novo, mas seu estilo escrachado continua sendo espontâneo e hilário. Atualmente, ele se dedica ao GameGrumps e ao Starbomb, lançando algumas animações periodicamente em seu canal pessoal no YouTube.

Revisão: Bruno Nominato
Capa: Diego Migueis

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.