Blast completa hoje 6 anos no ar; conheça o segredo do nosso sucesso

em 15/07/2014

Neste 15 de julho o Blast faz aniversário, completando 6 anos com muito sucesso. Um sucesso que este que vos escreve jamais imaginaria ... (por Sérgio Estrella em 15/07/2014, via GameBlast)



Neste 15 de julho o Blast faz aniversário, completando 6 anos com muito sucesso. Um sucesso que este que vos escreve jamais imaginaria lá no dia 15 de julho de 2008. Antes de mais nada, agradecemos a você, que nos acompanha há anos, meses, ou que nos conheceu ontem; você ajudou a tornar este sonho uma realidade. Mas este texto será diferente.


Eu poderia usar esta oportunidade para listar todas as conquistas que o Blast teve durante esta longa jornada, como conseguimos uma audiência comparável a grandes portais nos mantendo independentes, e até listar as conquistas que tivemos neste último ano, como a criação da comunidade Pokémon Blast, que caminha rumo aos 15 mil membros no Facebook, além de outros grupos como o Mario Kart Blast e Super Smash Blast. Também poderia falar da parceria que o Nintendo Blast firmou com a LOP a nível nacional, do crescimento do PlayStation Blast e Xbox Blast, do início da nossa coluna Indie Blast em parceria com o SplitPlay, ou das surpresas que estamos preparando para você em comemoração a mais esse marco na história do Blast.



Mas não, desta vez a nossa matéria comemorativa será dedicada ao segredo do sucesso do Blast. Não é nenhuma técnica avançada de SEO, não é um grande investidor, anunciante; não é um script maroto que recarrega a página ou conta visitas que não são nossas. O segredo do sucesso do Blast é um só: nossa equipe. Essa galera que há tanto tempo se dedica, sacrifica horas de diversão voluntariamente, aprende junto com a gente e ajudou a construir este que é o maior portal independente de jogos do Brasil.
Esta é uma homenagem a todos que já passaram por esta equipe, e uma oportunidade para você, leitor, conhecer um pouco mais do lado de cá, do lado que escreve, revisa, ilustra, programa, modera, enfim, que faz tudo para que o Blast esteja aqui todos os dias com o melhor conteúdo sobre games. Reunimos alguns depoimentos de membros, ex-membros e novatos, que você acompanha agora:

O segredo do sucesso

Gustavo Assumpção (entrada na equipe: 2008): Quando eu entrei para o Blast não havia equipe, não havia linha editorial, não existia propósito. Hoje, é no mínimo empolgante saber o tanto que as coisas cresceram, o quanto de dedicação e empenho há em cada membro e o quanto o site é conhecido entre os fãs de games brasileiros. Foi um lento trabalho de perseverança, que além de ter se tornado o grande cartão de visitas na minha carreira, ainda me deu alguns dos melhores amigos que eu já tive na vida, pessoas que continuam no meu dia a dia e provavelmente vão continuar enquanto eu existir. Existe algo bonito nessa coisa de se dedicar a algo sem esperar muita coisa em troca e talvez seja por isso que admiro tanto o criador e meu amigo Sérgio Estrella, que conseguiu apagar tantos incêndios, fazer esse negócio crescer e conduzir uma equipe tão heterogênea por tanto tempo. O Blast se confunde com a minha trajetória e não tem como deixar de ficar feliz sabendo que o resultado do meu esforço e do empenho de tanta gente tenha resultado em algo tão especial. Dá um orgulho do caramba ter feito parte disso tudo.

Sérgio Oliveira (entrada em 2008): Nesta data especial em que o Blast completa 6 anos, também completo 6 anos de colaboração para o site e interação com toda sua equipe. Não é brincadeira, já foram 6 anos! Lembro-me muito bem de estar numa madrugada em busca de uma ideia para fazer o meu próprio site de jogos, quando me deparei com o Blast em suas primeiras semanas recrutando seus primeiros colaboradores. Arrisquei e aqui estou até hoje. De lá para cá muita coisa já aconteceu, muitas pessoas vieram e muitas outras foram embora. Apesar de todas as adições e todas as baixas, o espírito de amizade e família continua sendo o mesmo desde aquele ano de 2008. O Blast me deu a oportunidade não apenas de falar daquilo que eu gosto, como também de trabalhar com algo que nem eu mesmo fazia ideia que gostava. Nesse curto, porém eterno espaço de tempo, deixei de ser analista de sistemas para virar jornalista por profissão - e essa foi uma oportunidade que atribuo e agradeço até hoje a esta casa de gamers, companheiros e amigos. Parabéns ao Blast e à sua equipe. E muito obrigado, sempre!

Bruna Lima (entrada em 2009): Conheci o Blast (na época, ainda era apenas Nintendo Blast) no final de 2009, através de uma publicação compartilhada no Twitter de um amigo, convocando novos integrantes para colaborar no site, na revista e no fórum da equipe. Como já tinha uma longa história de afinidade com games, muita vontade de atuar na redação de um site/revista e estava de bobeira mesmo, resolvi me inscrever no processo de seleção. No início eu era revisora, newsposter e moderadora do fórum, mas a falta de tempo disponível fez com que eu abandonasse as duas últimas funções. Lembro das primeiras reuniões do grupo que participei ainda via MSN, quando nem usávamos o Facebook para manter a comunicação, das comunidades da equipe no Orkut... Fui a primeira garota a integrar o Blast, e hoje fico muito satisfeita em ver como a participação feminina se expandiu no grupo ao longo dos últimos anos, de modo cada vez mais competente. Também dá um orgulhinho bom ter acompanhado o desenvolvimento do GameBlast e suas publicações, os inúmeros projetos e parcerias construídos pela equipe, o profissionalismo crescente do nosso trabalho, a relação de confiança e proximidade que conseguimos estabelecer com um público cada vez maior... Isso sem falar, é claro, dos relacionamentos: ter a oportunidade de conhecer pessoas de perfis variados, com experiências de vida diversas, trocar conhecimentos, estabelecer contatos, saber ouvir e dialogar, se divertir... enfim, mantendo uma convivência saudável, bem humorada e respeitosa. Posso dizer que o Blast me proporcionou nos últimos anos momentos de alegria, expansão de conhecimentos (tanto em relação aos games quanto à rotina da redação de um site/revista) e amadurecimento pessoal e profissional. Graças ao Blast descobri que o universo dos games é ainda mais fascinante do que eu já sabia, e como o trabalho em grupo, feito com disposição e competência, pode ser frutífero e recompensador. Vida longa ao Blast!

Guilherme Vargas (entrada em 2009): Já são 6 prósperos anos aproximando o mundo dos games dos nossos amigos leitores e espectadores, via fórum, revistas, portal, vídeos, etc. Por essas e outras conquistas, parabenizo o GameBlast e todos os seus colaboradores e ex-colaboradores (me incluo nisso, claro!) que sempre buscaram atingir altos níveis de qualidade. Deixo aqui registrado meu agradecimento à Família Blast: mesmo não fazendo parte da equipe atual, aprendi muito com todos vocês e espero que tenham aprendido comigo também. Mantenham-se nessa ascendente e o sucesso é mais do que garantido! Parabéns!

Rafael Becker (entrada em 2009): Em seis anos no ar, o Blast vem mostrando o sucesso que é possível alcançar ao misturar jornalismo com entretenimento. Fico muito lisonjeado em ser lembrado como parte dessa história que promete durar ainda muitos anos. Felicitações a toda equipe e boa sorte nessa caminhada de vocês!

Pablo Montenegro (entrada em 2010): Depois de um hiato de 4 anos sem acompanhar o mundo dos games, sem sequer assistir uma conferência da E3, foi em 2009 que comprei meu Wii, primeiro console adquirido depois de 8 anos. Comecei a acompanhar notícias pela Internet, e sempre via o Nintendo Blast. Em 2010 eles abriram vagas para novos redatores e eu me inscrevi, com poucos textos escritos em meu blog pessoal mas muito entusiasmo para colaborar, fui aprovado como redator e comecei meu trabalho na cobertura de eventos e edição de vídeos. Com o tempo me afastei do cargo de redator, e comecei a focar nos vídeos. Em 2012 fiz minha primeira cobertura da E3. Foi lindo. Graças ao Blast já participei de 3 coberturas da E3 e diversos outros eventos no Brasil. Como membro a quase 5 desses 6 anos de Blast, tenho muito orgulho de fazer parte dessa família e contribuir pra esse projeto. Hoje em dia cuido do canal do YouTube do blast, e já que está lendo isso, aproveite para se inscrever nele :P

Jaime Ninice (entrada em 2010): Nossa! Seis anos de site, e pensar que faz tanto tempo desde que entrei para aquele planejamento entre vinte e poucos membros sobre a próxima edição da revista Nintendo Blast... Divertia-me a pampas interagindo com a equipe, mesmo que só por email e messenger em épocas remotas, e essa equipe que está junta por tanto tempo. A partir daí, muitas gratificações vieram, como estar ao lado de uma galera entusiasmante, dedicada e completamente especialista em jogos, realizar o sonho de adolescência ao escrever os textos e ver a alegria dos leitores a cada ideia bem realizada... enfim, realmente não tem preço. Fazer cobertura dos eventos e conhecer de perto aqueles brothers com quem você trabalhava há tempos através da telinha do PC também foi outra das maiores gratificações. A partir daí, só crescemos, seja no site, pessoalmente e também profissionalmente, não importa sua carreira, pode-se conseguir muita experiência dentro do GameBlast. Espero que toda essa alegria e vitórias não acabe e que continuemos a 'hypar', junto aos leitores, ainda mais o mundo dos jogos eletrônicos, com todo aquele amor e descontração típicos de grandes amigos gamers!

Rafael Neves (entrada em 2010): Diferentemente de muita gente, eu conheci o Blast quando vi a 3ª edição da Revista Nintendo Blast lá em 2009. Na verdade, eu entrei por paixão àquela publicação e incrivelmente passei alguns meses na equipe do Nintendo Blast sem nem saber que existia um site! Hoje, o GameBlast é um portão imenso! É até difícil pensar no quão incrível isso se tornou... Ainda assim, quando a gente senta para escrever uma matéria, nem parece que a equipe triplicou, que as mídias nas quais estamos são várias e que até já estivemos na E3. Sim, em meio a tudo isso, tirar um texto da cabeça continua a ser "apenas" uma atividade de amor aos videogames.

Pedra (Gossip Stone - entrada em 2010): Antes de dominar o Blast, eu estava um tanto cansada de sofrer bullying, com espadadas e bombas, daquele gnomo de vestido verde em Hyrule. Foi então que me veio o convite para fazer o que mais gosto: fofocar! Não pensei duas vezes e hoje tenho a melhor e maior coluna do site para demonstrar toda a minha humilde e imensa sabedoria sobrenatural, além de escravizar meus súditos. Melhor que isso, só ganhando rupees em baús e fazendo voodoo naquele alfacinho!


Rodrigo Estevam (entrada em 2010): O tempo realmente voa. Hoje o Blast comemora seis anos de vida, e fico feliz de saber que participei da equipe por boa parte desse período. Foram quatro anos de muitas análises de jogos, coberturas de eventos, planejamentos de pautas, contatos com colegas de diversos outros sites e, é claro, de nascimentos de muitas amizades. Para quem vê de fora, o Blast pode parecer apenas mais um site, algo "enlatado" e até mesmo um tanto robótico. Mas, acreditem, a realidade da equipe é bem diferente. O Blast é uma imensa família (em todos os sentidos), e participar dos bastidores do site é algo divertido e extremamente gratificante. Nesses cinco anos que participei da equipe, nutri diversas amizades verdadeiras e cresci muito pessoal e profissionalmente. Hoje já não faço mais parte da staff, optei por seguir com outros projetos, mas continuo acompanhando os sites e revistas como leitor assíduo. Sou muito grato por tudo o que ele me proporcionou, e fico feliz de ver que essa família continua firme e forte, crescendo e se desenvolvendo cada vez mais. Parabéns, Blasters e ex-Blasters! Parabéns, Blast!

Alberto Canen (entrada em 2011): Como a maioria dos leitores e membros do site, eu cresci jogando videogame com os amigos, às vezes na sala de casa, outras tantas na locadora. Assim, participar de um site de games foi um caminho natural. Por sorte, em março de 2011, entrei para o melhor de todos, e não pretendo sair.

Alexandre Galvão (entrada em 2011): Quando entrei no Blast em agosto de 2011, nem acreditei. Finalmente iria "trabalhar" com algo que eu entendo e gosto, que são games. O tempo foi passando e fui tomando mais gosto pela coisa. Era prazeroso escrever sobre algo que você gosta e ter seu trabalho reconhecido pelos colegas do site e pelos amigos que compartilham desta mesma paixão pelos jogos. Hoje sou diretor de notícias do Xbox Blast. Chega a ser irônico, pois nem Xbox eu tenho e jamais tive! Nunca morri de amores pela caixa da Microsoft, mas se é pra continuar fazendo um trabalho legal com o que gosto tanto, faria com o maior prazer da mesma maneira que faço hoje, até mesmo se fosse um Colecovision Blast, um Odyssey Blast, ou até mesmo um Tetris de camelô Blast. Sou membro do Blast e também detono. #beijinhopixeladonoombro

Bruno Grisci (entrada em 2011): Seis anos não é pouca coisa. Quando me juntei ao Blast, no começo de 2011, ele ainda estava dando os primeiros passos rumo ao grande e conhecido portal que é hoje. A indústria de jogos estava num momento bem diferente, os estilos de jogos e consoles eram outros. O PS3, Xbox 360 e Wii estavam no auge da "guerra de consoles", os controles de movimento estavam evoluindo, o DS reinava no mercado de portáteis, o cenário indie se popularizava como nunca e grandes blockbusters FPS pareciam ser a norma da indústria. Para nós, cobrir eventos internacionais como a E3 era um sonho distante, ter grupos com milhares de fãs para discutir os temas do momento e organizar campeonatos nem era cogitado. Quanta coisa mudou na nossa linha editorial. De um agregador de conteúdo do Nintendo Blast e do PlayStation Blast ao portal completo que é hoje, muito precisou ser criado, modificado, aprimorado. Por quantos redesigns de layout passamos? Nossos textos precisaram acompanhar a passagem do tempo, evoluindo juntamente com as mudanças do jornalismo de games e dos próprios games. E nossa equipe, então? Com quantos rostos diferentes tivemos o prazer de trabalhar, tantas boas-vindas e também despedidas. Tenho certeza de que não é apenas nós (e isso inclui você, leitor) que mudamos o Blast nesse tempo todo, mas também o Blast nos mudou. Para mim, foi uma longa caminhada entre o cargo de redator de março de 2011 e o de diretor de pautas de julho de 2014. E se chegamos onde chegamos hoje, e com a perspectiva de continuar crescendo pelos próximos seis anos que virão, é graças a três coisas: a paixão de todos pelos videogames, a dedicação e esforço da nossa equipe e a atenção, carinho, zoação e críticas de vocês, leitores. Parabéns a todos por construírem e continuarem construindo o GameBlast a cada dia.

Leandro Fernandes (entrada em 2011): O Blast foi e tem sido para mim um grande aprendizado, tanto a respeito de mim mesmo quanto do mercado do jornalismo de games no Brasil. Descobrir que eu gostava mais de escrever do que qualquer outra coisa e, ao mesmo tempo, que escrever sobre algo que eu gostava não era tão simples quanto parecia a princípio foram ambas lições bem importantes e que me ajudaram a definir o caminho a seguir com a minha vida profissional. Fora a parte pessoal - o trabalho aqui me trouxe bons amigos, pessoas que também ajudaram a definir o que eu queria e não queria.

Samuel Coelho (entrada em 2011): Desde a infância, vivia uma relação de amor e ódio com os jogos eletrônicos. Se por um lado, eu sabia que o universo dos games era, sem sombra de dúvida, a coisa que mais me fascinava, por outro, eu vivia um tipo de pressão familiar que me fazia sentir a consciência pesada quase todas as vezes que eu colocava um joystick nas mãos. Com o tempo, acabei me convencendo de que aquilo que eu mais amava era algo nocivo, que só atrasaria minha vida e que jamais poderia me dar retorno algum. E graças a isso, tentei abrir mão de tudo o que me remetesse a consoles e games. Vivendo pela metade, fui tentando me envolver com várias outras tarefas que, talvez, de alguma forma pudessem me ajudar a mitigar ou quem sabe até a substituir a paixão avassaladora que eu sentia pelo mundo dos jogos. Quando me inscrevi para participar do Blast como revisor, em 2011, na verdade não contava muito com a possibilidade de ser aceito. Já me via numa outra fase da vida, e ainda me achava incapaz de conseguir atribuir utilidade e valor à minha maior paixão, que eu tentava loucamente ignorar. Porém, vocês mal podem imaginar meu estado de surpresa e felicidade quando recebi do Alberto Canen um e-mail confirmando minha aprovação no processo seletivo da equipe. De lá para cá, minha vida e minha mentalidade mudaram de forma quase absurda. Dentro desta equipe, eu finalmente pude sentir meus ideais e minhas paixões reverberando na mente de outros companheiros que a sentiam na mesma intensidade que eu, e talvez até numa maior. Em pouco tempo, minha missão de "vou fazer de tudo para esquecer os jogos" mudou para "vou mostrar a todos que podemos alcançar coisas magníficas quando trabalhamos com o que mais amamos". E com o passar do tempo isso só tem ficado cada vez mais forte em mim. Atualmente, já não sou mais membro atuante da equipe. Contudo, só tenho a agradecer, e muito, a existência do Blast pelos ótimos e inesquecíveis momentos que pude viver com o grupo. Ter sido parte da história deste portal, que hoje é um dos mais prestigiados do Brasil, não apenas foi algo maravilhosamente inesquecível, como também foi o evento que serviu de janela de oportunidade para a minha autoaceitação, e que me fez nunca mais querer fugir daquilo que eu mais amo. Espero que essa capacidade do Blast de inovar, de persistir e de se reinventar continue o impulsionando cada vez mais para frente. E parabenizo com muito orgulho a todos os que já trabalharam duro nos últimos 6 anos de existência da equipe, movidos principalmente pelo amor às aventuras que vivemos nesses quase infindáveis universos paralelos virtuais.

Flavio Ferreira (entrada em 2012): Estar no Blast foi uma das experiências que mais me marcaram na internet. Fui da equipe por cerca de dois anos, mas acompanhei grande parte de toda a jornada como visitante, tanto antes quanto depois do período que participei. De fora, um dos sites mais sérios e completos da cena, e de dentro, uma estrutura bem organizada, onde é possível aprender muita coisa! O conhecimento que cada um tem é compartilhado com o outro e, juntos, todos adquirem muito mais. A melhor parte talvez tenha sido o fato de que, apesar de trabalharmos longe um do outro, atrás de nossos próprios computadores, tudo isso se torna real quando vamos às feiras e eventos de videogame. A equipe se junta para fazer a cobertura e, apesar do pouco contato, todos são grandes amigos que gostaríamos de ver sempre. Enfim, que venham muitos outros anos!

Gabriel Toschi (entrada em 2012): Eu tinha 14 anos e pouca vergonha na cara quando vi um dos recrutamentos do Blast para novos membros. Pensei 'por quê não?' e mandei um texto, sem nenhum tipo de esperança em ser aprovado. Na verdade, eu até tinha esquecido que havia mandado até ver o e-mail do Rodrigo Estevam, ex-diretor de pautas, falando que eu estava dentro da equipe. De cá pra lá, eu já estou com 16, um gafanhoto ainda, mas que, graças ao Blast, aprendeu muita coisa. Redator, newsposter, social media, vlogger, revisor, tudo isso eu fiz falando sobre videogames, algo que as pessoas ainda não acreditam. Conheci amigos que vou levar para a vida toda, participei de projetos que nunca tinha imaginado. Vi um grande blog se tornar um belíssimo portal, com uma equipe sem igual. Parabéns ao GameBlast e um muito obrigado a todos que conheci nesta estadia por aqui. Que venham mais 6 anos!

Gabriel Vlatkovic (entrada em 2012): Cresci lendo revistas lendárias como a SuperGamePower, Ação Games e Nintendo World, e desde aquela época sonhava em poder escrever para alguma grande publicação. Quando o Blast surgiu, há seis anos, comecei a acompanhar o belo trabalho que aquela equipe fazia, sem imaginar que um dia faria parte daquilo. Mas basta acreditar e se esforçar para que os sonhos se tornem realidade, e já são quase três anos desde que entrei para a família Blast. Indescritíveis, todos esses anos me proporcionaram muito aprendizado, amizades para a vida inteira. E tem algo melhor do que conquistar tudo isso enquanto se realiza um sonho? Tenho muito orgulho por poder contribuir para o sucesso de um dos portais de games mais importantes do Brasil que, com seu conteúdo diversificado e constantemente atualizado, consegue bater de frente com os gigantes do nosso mercado editorial. Gostaria de agradecer a toda a equipe, que se esforça diariamente para fazer a mágica acontecer, e aos leitores pelo apoio incondicional durante todos esses anos. E ainda estamos apenas começando!

Fábio Garcia (entrada em 2012): Fiquei no Blast apenas um ano, e não é cafona dizer o quanto isso mudou minha vida. Conquistei coisas muito além da rotina de matérias semanais e dos reviews escritos a muito custo: conheci pessoas ótimas (alguns que se tornaram melhores amigos), passei por experiências gratificantes e de certa forma me encaixei profissionalmente no caminho que sigo hoje. Agradeço ao Blast, ao Mario e à Leila Lopes que está lá no céu dando aquele empurrãozinho.

Fabio Oliveira (entrada em 2012): Sempre fui apaixonado pelo mundo dos games não apenas pela simples diversão de jogar, mas por tudo que envolvia esse mundo tão maravilhoso o qual acompanho desde a infância. Gostava de saber o que estava acontecendo no mundo, as últimas novidades, desde qual produtora tinha um novo projeto até os números de vendas dos consoles lá do outro lado do mundo. Procurava constantemente por fontes na internet até que encontrei o Blast. O site acabou se tornando um lugar favorito para buscar informação até que, em 2012, vi a matéria sobre novos colaboradores e resolvi arriscar. Ao tentar a vaga de Newposter entendi os desafios que o cargo proporcionaria e decidi encarar de frente a nova empreitada. Ao saber que havia sido aprovado fiquei muito feliz, primeiro por poder fazer parte de uma equipe que pareceu impressionante desde o primeiro momento e segundo por estar colaborando, mesmo que seja um pouquinho, com esse universo que tanto amo. De lá pra cá é uma sensação indescritível ver seus posts nos sites sendo discutidos, curtidos e responsáveis por criar até mesmo debates entre fãs que defendem suas preferências com todas as suas forças, e não há preço que pague saber que seu trabalho está sendo prestigiado por pessoas que gostam tanto de algo como a gente e estar dessa forma levando a informação até elas. O Blast faz seis anos e eu completarei 2 anos como integrante dessa fantástica equipe em outubro, por isso espero de coração estar por aqui nos próximos anos, escrevendo, interagindo, crescendo e conhecendo novas pessoas. Parabéns ao Blast e principalmente a todos que fazem desse um lugar incrível para se estar.

Fellipe Camarossi (entrada em 2012): Muitas histórias infantis têm aquela brincadeira de "passe pelo portal mágico e a sua vida mudará para sempre". Eu não sei se vocês sabem, mas esses portais mágicos realmente existem, e o Blast foi um deles. Acompanhando-o desde o seu nascimento como um reles leitor, acabei entrando na equipe em 2012 por mero acaso, um acaso que de fato mudou minha vida. A oportunidade de trabalhar ao lado de pessoas que já admirava e poder unir minhas maiores paixões - jogos e a escrita - foi algo que deu um giro completo no meu rumo. Se me perguntassem seis anos atrás onde eu me imaginava em 2014, decerto a resposta não seria minha presente situação. Hoje o Blast não é só um blog, é uma rede de sites de referência nacional no mundo gamer, dentro e fora do site, unindo jogadores em suas muitas comunidades e aproximando as pessoas pelo denominador comum que é os jogos. Sem esse portal mágico, hoje eu não estaria escrevendo para as revistas Nintendo World e EGW, e tampouco conheceria as pessoas maravilhosas que hoje são parte fundamental do meu dia-a-dia. Com isso, só tenho a agradecer por estes seis anos de vida e esperar pelo longo caminho que ainda vamos trilhar!

João Pedro Meireles (entrada em 2012): Dois anos atrás eu recebia um pequeno e singelo email que representaria uma das maiores mudanças em minha vida. "Você foi aceito no Xbox Blast" era muito mais do que a aprovação de um artigo bem escrito, era a chance de escrever sobre o que eu gostava erguendo do zero, junto com uma equipe de competentes redatores, um site que dava seus primeiros passos. Dois longos anos se passaram e desde então muitas coisas mudaram. Aquilo que começou com uma atividade de lazer virou um dos meus maiores orgulhos pessoais (faço questão de pôr em meu currículo inclusive, mesmo que não tenha nada a ver com minha profissão). Além disso, tive a honra de assumir a diretoria de pautas do mesmo site que me deu a chance de entrar nessa rede que faz seis anos hoje. Mais do que um site de entretenimento, o Blast virou uma família para mim e, como qualquer família, vê-lo crescer e se estabelecer como um dos maiores sites sobre games do Brasil não me traz outra sensação que não o mais puro orgulho e admiração. Queria agradecer, portanto, a todos que já fizeram parte desse projeto e também um obrigado especial para vocês leitores, afinal, sem vocês nada disso seria possível. Parabéns GameBlast!

José Carlos Alves (entrada em 2012): Sempre acompanhei o mundo dos videogames, seja pela Nintendo World ou por sites. Como toda criança, sonhava fazer parte daquilo que tanto amava. Os anos passaram e aquele sonho se tornava cada vez mais um sonho. Até que, após um tempo acompanhando o Blast, vejo que abriram inscrições e penso comigo, "por que não?". Acabei entrando como revisor em março de 2012, sendo que o e-mail de confirmação da vaga me proporcionou uma das melhores sensações que já tive. Já passei por diversos cargos na equipe, muitos que ainda mantendo, mas a satisfação e o prazer de participar do Blast não passam! Por meio dele já tive diversas oportunidades, como escrever para a Nintendo World, fazer reportagens para programas de TV e tudo isso tratando do que mais gosto, videogames! Por isso sou e sempre serei muito grato ao Blast por tudo que me proporcionou e sempre farei o possível para vê-lo prosperar! 6 anos são só o começo!

Matheus Zanetti (entrada em 2012): O que falar desse site que mal conheço e já considero pacas? Parece que as coisas aconteceram há tanto tempo que quase não me lembro mais de como entrei pra 'família Blast'. Acompanhava as notícias no site vez ou outra e, por conincidência, num dia qualquer vi que a equipe estava com vagas abertas. Meio que na pressa, na total insegurança, escrevi um texto (ainda me lemrbo bem, review do Final Fantasy 4 Warriors of Light, que havia acabado de ser lançado pro Nintendo DS). E não é que eu havia sido aceito? Sem ter noção disso, acabei passando de leitor a um quase 'jornalista de games', algo que eu ainda nem sabia direito o que era. Só sabia que gostava de ler o que caras como Pablo Miyazawa, Fábio Santana, Akira Suzuki e outros tantos escreviam nas 'revistinhas de games'. E, bem, também sabia que eu gostava de jogar videogame pra caramba, apesar do tempo cada vez mais escasso. Durante meu tempo de 'estadia' de Blast, graças às oportunidades proporcionadas pelo grupo, pude conhecer e conversar com vários profissionais do ramo e ter uma visão menos inocente e idealizada de como realmente funciona esse mercado. Somado a isso, também vingaram as várias amizades feitas com o pessoal da equipe, a oportunidade de trocar conhecimento e experiências com tanta gente criativa e, bem, zoera. Antes dos parabéns, acho que vale deixar também os votos de 'muito obrigado' a todos os membros com os quais tive a satisfação de trabalhar e que me deram a oportunidade de evoluir em vários aspectos. Parabéns Blast pelos 6 anos de vida, e que venham os próximos 60.

Ramon Souza (entrada em 2012): Os dois anos em que tive a oportunidade de fazer parte do Blast foram muito proveitosos. Eu realmente aprendi bastante, não só a treinar EVs ou calcular IVs, mas também a fazer amizades e principalmente a compartilhar ideias. Estar em um lugar onde você pode expressar livremente suas experiências gamers e o quão foram importantes para o seu desenvolvimento pessoal é, no mínimo, incrível! Tanto como colegas de trabalho e leitores, foi uma surpresa saber que eu levaria tantas amizades de lá, conheci tantas pessoas e cada uma com sua particularidade, mas com um interesse em comum: games. Amizades que vão desde uma jogatina de Mario Kart 7 até um passeio na Liberdade. E é por isso e muito mais que sou grato pela participação e por tudo que me foi proporcionado direta e indiretamente pelo Blast! Ah, ainda a tempo: Parabéns!

Ricardo Ronda (entrada em 2012): Conheci o Blast quando comprei meu 3DS e sai em busca de análises para jogos que eu estava interessado. Quando conheci as revistas eu fiquei de boca aberta com a combinação da diagramação linda somada a textos incríveis. No primeiro processo seletivo que abriram eu me inscrevi! Entrei para o GameBlast em novembro de 2012 como diagramador, e só posso dizer que aprendi muito mais do que eu esperava! É incrível fazer parte de uma equipe que eu admirava muito antes de trabalhar junto. Todos os trabalhos fluem de forma descontraída e bastante profissional. Através do Blast, recebi o incentivo que precisava para decolar um projeto que há tempos desenvolvia, paper toys de games, agora conhecidos como BlasToys. Recentemente assumi a Diretoria de Diagramação, uma experência sensacional onde estou aprendendo e ensinado, aperfeiçoando-me e auxiliando colegas de profissão. Só tenho a agradecer ao GameBlast e a todos os colegas de trabalho por enriquecerem meu desenvolvimento profissional (e gamer)!

Stefano Genachi (entrada em 2012): eu conheci o GameBlast através do detonado do The Legend of Zelda: Ocarina of Time 3D. Joguei no google e apareceu o site com a Revista Nintendo Blast. Baixei e fiquei impressionado com a qualidade que estava e depois comecei diariamente acompanhar o site. Então, surgiu uma oportunidade de ser designer e até hoje faço parte dessa equipe que cresce a cada dia. Muito obrigado e parabéns ao portal Blast e a toda equipe envolvida.

Thomas Schulze (entrada em 2012): Todo mundo tem um sonho. O meu, por exemplo, não deve ser muito diferente do sonho de alguns de nossos leitores: desde moleque queria ganhar a vida escrevendo sobre videogames. Se isso já pode ser considerado um grande desafio, o Blast parecia ter objetivos ainda mais utópicos! Em um mercado tão concorrido, almejava bater de frente com outros portais consagrados e ter seu nome reconhecido entre os grandes da indústria. E olha, não é que nós conseguimos? Hoje o Blast é referência em textos de qualidade e notícias fresquinhas, contando com uma comunidade apaixonada que vai desde nossos milhares de leitores até cada um dos colaboradores que, ao longo desses 6 anos, deram seu melhor para que você estivesse aqui, agora, lendo sobre essa conquista tão especial. E enquanto eu ajudava a escrever essa história de sucesso, quem diria, o Blast também me ajudou a alcançar meu sonho! Hoje sou editor do portal GameWorld, redator nas revistas Nintendo World e EGW, além de colaborador no portal POP. Acima de qualquer homenagem ou agradecimento, se a jornada nessa nave louca do Big Blast me ensinou algo foi que, com muito empenho e trabalho, qualquer objetivo pode ser alcançado. Todo mundo tem um sonho, e eu estou vivendo o meu. Valeu, Blast, que venham mais 6 anos!

Adriana Alves (entrada em 2013): Não lembro exatamente como conheci o site, mas quando percebi, ele já estava na minha lista de favoritos e eu o acessava pelo menos uma vez ao dia. Eu sempre gostei de jogos, mas nunca me imaginei tendo mais contato com eles do que jogando ou lendo sobre jogos que nunca jogaria, porque não eram para o console que eu tinha. Por isso, quando as inscrições para participar da equipe abriram, eu fiquei receosa de passar para o outro lado. De deixar o conforto de ser uma simples leitora para assumir a responsabilidade de informar aos outros como newsposter. Hoje, um ano depois, não me imagino não fazendo parte do Blast. É uma honra e grande felicidade fazer parte de uma equipe tão acolhedora. Parabéns Blast, por todo o sucesso! E agradeço a oportunidade de ser uma pequena parte dessa festa.

Eidy Tasaka (entrada em 2013): Foi aqui no GameBlast que dei meus primeiros passos para ser parte do inebriante mundo dos games. Fosse como fosse, sempre quis conhecer mais dessa indústria de sonhos, entender um pouco mais dos bastidores e me encontrei por aqui, com gente competente e dedicada que se esforça muito, todos os dias, em busca de um sonho comum: a excelência. Tenho grande, imenso, incomensurável orgulho de poder prestigiar o sexto ano dessa constelação Blast, seja como leitor, admirador ou ex-colaborador. Sucesso, sempre!

Gustavo Andrade (entrada em 2013): Sabe quando você gosta tanto de um filme, por exemplo, e você tem aquele desejo louco de participar daquele universo? Aconteceu a mesma coisa comigo ao ler os portais do Blast. Eu sempre fui um cara que desejava ficar informado no mundo dos games, e acabei conhecendo o Blast por acaso, assim como outros sites, mas sabia que ele era diferente, porque estava claro pra mim que uma equipe competente e unida estava por trás daquilo tudo... e eu ainda não sabia disso, mas estava certo. Quando vi uma postagem de inscrições para entrar para a Equipe, me preparei e fiquei por dias desenvolvendo, aprimorando e refazendo o meu texto de teste para a entrada. "E se não for o suficiente?", "Será que dá pra melhorar?", e algumas perguntas como essa não saíam da minha mente, porque eu queria de qualquer forma fazer parte dessa equipe. E hoje aqui estou dando este depoimento, como newsposter, diretor de um dos sites e, principalmente, um integrante da Equipe Blast, tenho o enorme orgulho em dizer que é uma honra poder fazer parte dessa comunidade que dá o seu sangue todo dia pra manter o Blast no padrão de qualidade que todos conhecem, uma referência no quesito de jornalismo, informação, competência e tudo mais. Parabéns Blast, pelos 6 anos de existência, e parabéns a todos que fazem seus trabalhos de forma competente para que esse portal ajude o nosso país a ser cada vez mais conhecido por sua competência nos videogames. É muito bom poder dizer hoje que eu estou fazendo parte daquele filme em que sempre me imaginei.

Hugo Pereira (entrada em 2013): Pra mim é louco pensar que, em março do ano passado, eu era literalmente ninguém no mundo dos jogos; só os jogava pelo meu bel prazer. Por volta de Maio conheci o Blast, comecei a ir nos Meetups (alguns ainda se lembram de mim como "o cara do Waluigi") e pude ficar enchendo o saco do Sérgio Estrella até receber a confirmação de que fui aceito como designer. De lá pra cá, virei redator, iniciei vários projetos (como a blastpédia e o BlasToy) e criei várias amizades — tanto através somente da internet quanto da vida real. Nesses últimos meses pude realizar meu sonho de ir para a E3 e ser o âncora dos vídeos do nosso canal e, graças aos meus amigos daqui e o trabalho que o Blast me proporcionou fazer, fui convidado a participar da revista Nintendo World. Em um ano, o Blast remodelou completamente minha vida — e para uma forma muito melhor. Fico feliz de estar fazendo um ano nessa equipe tão perto do seu aniversário de seis. Que continuemos firmes e fortes, cada vez caminhando para se tornar o maior portal de games do Brasil!

Gilson Peres Sognatore (entrada em 2014): Quando me chamaram pra entrar pro Blast, nem acreditei! Liguei pra minha namorada na hora feliz da vida como se tivesse passado num vestibular de Medicina! É uma honra participar dessa equipe e ver o site crescendo tanto! Que dure 6, 12, 30 anos mais!

Daniel Rodrigues (entrada em 2014): Fazer parte da equipe de programadores Game Blast é uma honra, não faço isso por dinheiro, faço pelo prazer que me acompanha desde criança, jogar vídeo game.

Adilia Mical (entrada em 2014): Sou novata, mas conheço o Blast a mais ou menos 3 anos a partir dos fóruns de discussões onde fiz muitos amigos e me diverti muito, hoje sou muito feliz por fazer parte dessa grande equipe, pois além de um site o Blast é uma família, irmãos postiços que não temos hahaha. Parabéns, quem diria... 6 aninhos lindos. Que venham mais 6 anos, 6 décadas e rumo a eternidade!

Italo Chianca (entrada em 2014): É a realização de um antigo desejo de criança. Lembrar do tempo em que ler aquelas revistas de games se transformava num momento mágico, imaginando como seria divertido e prazeroso fazer aquelas revistas acontecerem, levando pelo menos um pequeno momento de diversão para um leitor que compartilhava da sua mesma paixão. Hoje, sinto aquela sensação de conquista e orgulho, principalmente dividir com quem ama os games como eu, um pouco das minhas histórias e momentos marcantes com os videogames. E, claro, poder escrever sobre aquilo que tanto me faz bem, com uma turma que já admirava ha bastante tempo.

Lucas Pinheiro (entrada em 2014): Estou há menos de seis meses na equipe e posso dizer: trabalhar no Blast é maravilhoso. É impossível não aprender alguma coisa cercado de tantas pessoas fantásticas e talentosas. Se o Blast continuar com uma equipe dessas, mais 6 anos gloriosos vêm por aí.

Tarcísio Costa (entrada em 2014): Como novato posso dizer que ter entrado para o Blast uma semana antes da E3 foi uma experiência maravilhosamente desafiadora! Sempre gostei de escrever sobre jogos e a indústria em geral, e ter esse espaço no Blast, podendo contribuir criativamente para o crescimento desse portal que tanto admiro, é algo sensacional. Que venham mais aniversários para o Blast e que mais conquistas sejam desbloqueadas em sua história!

Thiago Jodas (entrada em 2014): Quando conheci o site procurando informações sobre Wii U, me apaixonei de primeira. Muito bem planejado, diagramado e com uma equipe profissional! Atualizações sempre precisas e com responsabilidade e sem preconceitos! Parabéns por mais um ano de vida e que venham muitos mais!

Vinícius Eleno (entrada em 2014): E pensar que lá atrás pro final de 2010 e começo de 2011 encontrei um tal de Nintendo Blast atrás de notícias pro Wii e sobre a novidade que seria o 3DS. Acompanhei como leitor do site diversas mudanças, seja no layout ou com a entrada de mais material como a revista digital, entrada dos sites PlayStation Blast e Xbox Blast, e a integração de tudo como GameBlast. Acompanhei postagens nos fóruns, algum StreetBlast que não me lembro mais, notícias e diversas matérias. Sou da geração de correr pra banca e comprar a revista com os lançamentos de jogos novos. Com as mudanças do mundo por causa da internet, o Blast me ajudou a encontrar novamente essa brecha por notícias de games. E quem diria que no aniversário de 6 anos do site estaria eu aqui, contribuindo como redator para um dos meus sites favoritos? Parabéns Blast, vamos escrever uma história ainda maior!

Viviane Vaz (entrada em 2014): Há uns 2 anos que era leitora do site, embora fosse tímida pra comentar. Lia e sonhava em voltar a fazer parte da equipe de um site, ainda mais se fosse um grande site como o Blast. Além disso, a paixão por games vinha crescendo, junto com a vontade de ingressar no mundo jornalístico de games, incentivado ainda mais por um livro, cuja resenha descobri pelo GameBlast. Com a vontade cada vez maior de aderir a uma segunda carreira na área, me deparo, um dia, com um email avisando que estavam abertas inscrições para seleção de novos membros. Confesso que minha alegria foi maior somente no dia em que recebi um email avisando que, após uma caprichada seleção, eu havia sido aprovada para a equipe de newsposters. A felicidade foi imensa, minhas colegas de trabalho que o digam, pois eu não falava de outra coisa que não fosse a honra de fazer parte dessa equipe cujo trabalho já admirava há muito tempo. Reafirmo que é uma honra fazer parte desta equipe, primeiro passo em busca de um sonho futuro de segunda carreira. Uma equipe que me recebeu com muita simpatia e paciência nos meus primeiros passos, repleta de gente talentosa e admirável. Então eu digo parabéns não apenas ao portal GameBlast, mas também a toda essa equipe incrível que permitiu que o site completasse 6 anos de muito sucesso, desejando, ainda, que muitos anos mais venham pela frente! Parabéns, GameBlast, parabéns equipe. É uma honra fazer parte deste time.

Ufa! E isso não é nem metade do pessoal que já fez parte do Blast. Quem sabe no ano que vem você, leitor, passe para o lado de cá e também faça parte desta história?

É o criador do Nintendo Blast e GameBlast - escrevendo, desenhando, administrando e fazendo tudo um pouco por aqui desde 2008 - mas ainda tem muito o que aprender.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.