David Gaider, escritor principal da série Dragon Age, ao apresentar o perfil do personagem Dorian no site oficial do jogo, diz ser a primeira vez que escreve uma personagem masculina, e que fará parte da equipe do jogador, integrando sua party, que é assumidamente homossexual, e cujo romance será mais explorado do que em outros jogos da Bioware.
Segundo Gaider, que é homossexual, este é um aspecto de Dorian que torna o personagem controverso em certos aspectos, mas que está feliz de poder incluí-lo na história, pois escrevê-lo foi uma experiência muito emocional para si.
A questão de envolver personagens homossexuais ou bissexuais em seus jogos não é propriamente nova para a Bioware, contudo, o nível de exploração dos romances dos personagens sempre foi limitado até certo ponto.
Até então, Juhani, personagem feminina de Knights of the Old Republic, fora escrita como sendo apenas homossexual, contudo, um bug no código permitia que também sentisse atração pelos personagens jogáveis masculinos, tendo o bug sido corrigido através de patches posteriores.
Ainda assim, o romance entre Juhani e a personagem do jogador é pouco explorada pela Bioware, já que a interação vai somente até o ponto em que Juhani confessa amar o jogador, mas que precisa de um tempo para definir seus sentimentos, não indo além disso.
Em Mass Effect 3 também haviam personagens homossexuais, porém não faziam parte da equipe do jogador, Samantha Traynor e Steve Cortez, cujos romances também não eram muito explorados.
Já quanto a Dorian, seus romances não irão parar por aí, tendo sido confirmado na página oficial do jogo no Facebook, em resposta a um dos comentários da postagem, que Dorian será o interesse romântico de Inquisidores do sexo masculino.
Dorian é um poderoso mago do Império Tervinter, realiza feitiços elementais, bem como feitiços envolvendo espíritos e os mortos, usando todo seu poder sempre que necessário, pois foi criado para tal, não tendo vergonha de seus poderes, além de ter uma personalidade sarcástica e espirituosa, sendo até inteligente demais para seu próprio bem.
É, ainda, homossexual e, por isso, é um excluído por opção, opção esta delineada também pela sua sexualidade, que lhe caracteriza como imperfeito perante a sociedade em que vive, e a qual lhe faz escolher o papel de viver à margem da sociedade liderada por magos de Tervinter, conforme explica Gaider:
"Dorian é um mago do Império Tervinter, e suas experiências são radicalmente diferentes daquelas dos demais magos de Tervinter, magos da classe dominante. Ele vem de uma família rica e influente, uma família entre muitas que arranjam casamentos e criam seus filhos para se tornarem magos perfeitos... Ainda assim, Dorian rejeitou esta vida. Ele percebeu a corrupção a que isso leva e se recusa a fazer parte disso, mesmo que isso o tenha tornado uma espécie de pária."Segundo Gaider, Dorian vem de um lugar onde a perfeição deve ser aquilo que todo mago deve demonstrar possuir e onde qualquer coisa que seja um desvio do padrão aceito por esta sociedade é vergonhoso e deve ser escondido. E por se recusar se encaixar nestes padrões, inclusive quanto sua sexualidade, ele é visto como teimoso e inútil por sua família, contribuindo para que se torne este pária.
Gaider fala, ainda, um pouco de outro aspecto da motivação da personagem quanto à sua negativa de viver em conformidade com os padrões impostos:
"Sem querer revelar o roteiro, eu diria que Dorian tomou conhecimento de algo que seus companheiros magos de Tervinter estavam fazendo e decidiu intervir. Pelo ponto de vista dele, alguém de Tervinter precisa tomar a iniciativa e dizer 'Nós não concordamos com o que estas pessoas estão fazendo. Elas não representam a todos nós'."Dragon Age: Inquisition será lançado em 07 de outubro, no continente americano, inicialmente para Xbox 360 e Xbox One, chegando, posteriormente, ao PlayStation 3, PlayStation 4 e PC.
Fonte: Eurogamer