Para quem pensava que conforme o tempo passava a empolgação esfriava, estava muito enganado! O último dia da Eletronic Entertainment Expo, a
E3, trouxe diversas novidades, reviravoltas e surpresas de última hora para nossa equipe. Confira!
Vendo estrelas
Começando o dia com um imenso pé direito, a equipe conseguiu novamente cruzar com o mestre
Shigeru Miyamoto, o criador de Mario, Zelda e Donkey Kong, no caminho de entrada para o complexo de exposições. O humilde designer de jogos teve a simpatia de autografar artigos acompanhado de
Bill Trinen, o gerente de marketing de produto da Nintendo of America. Apesar de terem pressa e não poderem parar para tirar boas fotos, a dupla recepcionou os fãs com braços abertos e bom humor.
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Alô, mãe, eu e o Miyamoto estamos na E3! |
Se isso já não fosse o suficiente, ao rondar e farejar o South Hall por mais novidades de última hora, a equipe encontrou
Alexey Pajitnov sendo entrevistado pelo site Twitch. Ao término da entrevista, Alexey, o criador de Tetris, também recebeu um bocado de fãs com um grande sorriso no rosto e encabulado por tanto carinho.
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Alexey continua sendo uma figura importantíssima mesmo depois de tantos anos da criação do primeiro Tetris |
Túnel do Tempo
Aproveitando o encontro com desenvolvedores de clássicos tão remotos e antigos, demos uma parada no Video Game History Museum, o museu da história do videogame. Dispostos em vittrines estavam peças raríssimas de artigos gamísticos, como o cartucho dourado para Famicom de
Punch-Out!! (NES) ou o cartucho de edição de torneio de
Star Fox (SNES) que foram promovidos pela Nintendo no ano de 1993.
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Nesses daqui, não pode nem tocar! |
Para os entusiastas que quiseram exercitar um pouco mais os seus sentidos táteis, vários consoles também estavam disponíveis para se jogar pela exposição histórica. Entre eles estavam:
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O nostálgico Super Nintendo... |
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O raro Sega Saturn… |
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O esquecido Dreamcast rodando um dos melhores jogos de Sonic, o Sonic Adventure 2… |
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E até mesmo o Brown Box, o primeiro protótipo de console de videogame já criado! |
Os jogos para fliperamas, também conhecidos como arcades, também não ficaram de fora da exposição, e todos eles podiam ser interagidos e jogados pelos visitantes.
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Seus tamanhos variavam do tradicional… |
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Até a versão miniatura! |
Quebra-pau rolando solto
Numa última volta no estande de apresentações e testes da Nintendo, deparamo-nos com uma fila organizada para participar de um mini-torneiro de
Super Smash Bros. for Wii U no telão principal do salão da Big N. Mesmo que a quantidade de fãs no estande não tivesse diminuído nem um pouco desde o primeiro dia, decidimos nos aventurar a participar desse desafio em nome do site. Para poder entrar na fila, era necessário dar um bom motivo explicando o porquê de você se considerar um “super fã” de Smash Bros. No nosso caso, entretanto, apenas o carisma de termos colocado chapéus de Luigi e Waluigi, combinando, garantiu-nos um acesso à fila.
Assim como as jogatinas no pavilhão, o torneio consistia em apenas duas partidas de quatro jogadores no modo todos-contra-todos, limitado por dois minutos. A primeira partida era um aquecimento, feito para acostumar os jogadores com os controles e ajudar a decidirem seus personagens. A segunda partida era a de verdade e garantia uma medalha no formato do símbolo da série. O personagem escolhido foi
Little Mac, que, além de ser quase tão ágil quanto Sonic e quase tão forte quanto Ike, também garante alguns nocautes fáceis com seu poder especial de K.O. E não é que a decisão rendeu resultados? Depois de uma partida tensa e um Kirby oponente particularmente preocupante devido aos seus ataques aéreos, acabamos conseguindo levar o ouro de volta para o Brasil!
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Mais uma para o GameBlast! |
Surpresinhas no final
Mesmo no último dia, ainda deu para viver experiências incríveis. Logo no início do dia, assistimos a um gameplay imperdível de
Tom Clancy’s Rainbow Six: Siege. O último game anunciado pela Ubisoft não decepcionou, compensando muito bem a ausência de novidades do último Rainbow Six, revelado há anos atrás sem maiores detalhes. Vimos o jogo em ação jogado pelos próprios desenvolvedores em uma frenética partida multiplayer, o que nos mostrou o quanto o trabalho em equipe e o planejamento são cruciais nesse game. Era proibido tirar fotos e gravar vídeos, o que ajuda a sentir a sensação de exclusividade daquela experiência.
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Uma pequena fração do gigantesco estande da Ubisoft |
Finalizando o dia, a Warner fez uma última apresentação de seu violento Mortal Kombat X. Deixando o público bem empolgado, a produtora revelou alguns novos lutadores, como D’vorah, a mulher-inseto, a dupla Ferra/Torr e a filha de Sonya Blade e Johnny Cage: Cassie Cage. O gameplay ao vivo mostrou um combate feroz clássico entre Scorpion e Sub-zero, assim como outra luta com dois dos novos personagens. Ficamos sabendo que os lutadores terão diferentes estilos de combate para se escolher e que o raio-x nos golpes mais violentos chega a dar agonia de tão realistas. O equipamento de som usado pela Warner era fantástico, abusando de um alto volume que, ao transmitir toda a brutalidade e sanguinolência de Mortal Kombat X, acabava ofuscando a voz do funcionário da empresa que explicava as novidades do game. Com certeza, foi uma ótima maneira de fechar o evento.
Vemos você em 2015, E3!
E deixamos o Los Angeles Convention Center tristes com o fim do evento, porém alegres com todos os jogos que pudemos testar e figuras ilustres que pudemos encontrar, conhecer e até entrevistar. Se olharmos só um pouquinho para trás e pensarmos que foi nessa E3 que vimos Assassin’s Creed finalmente optar pela Revolução Francesa como cenário, presenciarmos o novo Zelda para Wii U pela primeira vez, jogarmos os novos Super Smash Bros., Destiny, Sunset Overdrive e nos encontrarmos com Shigeru Miyamoto… bom, dá para dizer que o saldo foi positivo, não?
A E3 2014 deu um gás insano para a oitava geração de consoles, apresentou novidades bombásticas e lotou a nossa equipe tanto de trabalho quanto de deslumbramento. Agora, ficam as memórias, alegrias, aprendizados, conquistas e, é claro, muito material que já está sendo publicado aqui no GameBlast e outros que já estão para ser disponibilizados. Fiquem atentos em nossas impressões dos mais variados jogos da E3, apresentações e momentos especiais.
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Até o ano que vem, E3! |
Considerações da Equipe GameBlast sobre o terceiro dia da E3 2014:
Confira como foram os dias anteriores da Equipe GameBlast na E3 2014:
Revisão: Jaime Ninice
Capa: Diogo Sousa