Square Enix na E3 2014: confira o que a casa da fantasia trouxe para o evento

Sem as grandes revelações do ano passado, a Square Enix se valeu de Final Fantasy e Tomb Raider na E3 2014.

em 15/06/2014

Se no ano passado tivemos dois anúncios de peso vindos da Square Enix, Final Fantasy XV e Kingdom Hearts III, nada muito impactante foi apresentado neste ano, e mesmo estes dois títulos ficaram de fora da feira (para aparecerem triunfantes na Tokyo Game Show em setembro, quem sabe). Confira conosco o que a produtora japonesa trouxe para o maior evento de games do mundo.

Abusando da principal franquia

Apesar da ausência do próximo título da série principal da Square Enix, Final Fantasy XV, tivemos um bom número de jogos ligados à franquia na E3 2014. Theatrhythm Final Fantasy Curtain Call, segundo game do spin-off musical, marcou presença e mostrou que estará ainda mais viciante e nostálgico que seu antecessor. Para quem não conhece e talvez até torça o nariz, o joguinho de ritmo da Square é praticamente uma máquina do tempo através das canções. Não tem como não emocionar os fãs de longa data. O aspecto fofinho dos personagens continua, assim como o vasto conteúdo, que possivelmente será aumentado via DLCs.

Para dispositivos móveis (iOS e Android) teremos o lançamento ocidental de Final Fantasy Agito e Final Fantasy VII G-Bike, jogo de moto estrelado por Cloud Strife. Tal iniciativa vai em conformidade com uma das diretrizes adotadas pela empresa, a de lançar títulos para smartphones. A Square Enix tem focado nesse nicho com jogos originas e ports. Saindo do mundo dos celulares, tivemos o anúncio de que Final Fantasy Type-0 também chegará ao ocidente como um jogo de Playstation 4 e Xbox One (sim, o jogo aparentemente não virá para PSP ou PSVita, o que é bem estranho, visto que o primeiro portátil da Sony foi o aparelho que recebeu primeiro o título.
Caçar Behemoths em uma bike invocada e com uma espada gigante é meu ideal de fim de semana
Final Fantasy XIV: A Realm Reborn também deu as caras na feira. A novidade fica por conta de mais conteúdo para o MMORPG: Defenders of Eorzea. Trata-se de uma grande atualização para o software que trará, por exemplo, a possibilidade de se criar chocobos.

Para além da fantasia

Kingdom Hearts HD 2.5 ReMix representou seu irmão mais novo (KH3) na feira de 2014. Foi-nos mostrado um pouco mais do novo pacote de remasterizações da série dos corações. O jogo está ficando bem legal, o que não é de se espantar, dada a qualidade dos títulos originais, mas o que mais importa é a possibilidade de se reviver as aventuras de Sora e companhia. 

Na falta de Lightning (graças aos céus!), Lara Croft foi a heroína da vez. Além do anúncio do novo jogo da jovem exploradora, Rise of the Tomb Raider, que é sequência do reboot da franquia, o belíssimo Tomb Raider de 2013, tivemos também a presença de Lara Croft and the Temple of Osiris, que por sua vez é a sequência de Lara Croft and the Guardian of Light. Por mais confuso que pareça, cada uma das séries segue por uma vertente. Enquanto a primeira é o grande carro chefe da franquia, com valores altíssimos de produção, bela recepção da crítica e uma Lara jovem, a segunda foca na jogatina cooperativa e online para recriar as aventuras de uma Lara mais madura. 

Hitman: Sniper é mais uma prova da grande atenção que a Square Enix está dispensando para os aparelhos celulares. Nesse jogo, o agente 47 tem a satisfação de realizar vários contratos, nos quais deverá se valer de armas de longo alcance para acabar com a raça de seus infelizes alvos.

Um ponto positivo para a empresa foi a reedição do canal no Youtube Square Enix Presents, que durante a feira mostrou entrevistas com os desenvolvedores, grandes trechos de gameplay e informações sobre os jogos que trouxeram para a E3.
Quem não sabe japonês poderá, enfim, experimentar Final Fantasy Type-o por completo 

Na zona de conforto

Em 2014, a Square Enix trouxe uma line-up um tanto quanto morna, porém direcionada. O enfoque nos dispositivos móveis é evidente, assim como a aposta em determinadas séries-chave para a empresa. É claro que nós, fãs antigos da Square, ficamos sempre decepcionados quando não ouvimos sequer rumores de séries que tanto amamos e que não vemos há tempos. Nada sobre a versão ocidental do remake de Dragon Quest VII para 3DS. Nada de séries como The World Ends With You ou Star Ocean. Nem mesmo novas informações sobre os já anunciados Final Fantasy XV e Kingdom Hearts III. É claro que devemos permanecer de olhos abertos para a Tokyo Game Show e para as novidades que podem pintar por lá em setembro, mas fica a impressão de que a Square Enix causou poucas emoções na E3 deste ano.

Revisão: Jaime Ninice
Capa: Sybellyus Paiva


Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.