Conheça Otacon (Metal Gear Solid), um cientista meio otaku, meio gênio

Descubra a história do engenheiro de uma das mais poderosas armas nucleares do planeta.

em 01/06/2014
Um dos maiores e melhores amigos do supersoldado Solid Snake pode parecer estranho e incompatível com o jeito durão e frio do protagonista, mas não se engane: Hal Emmerich, autointitulado “Otacon”, é um dos principais braços direitos do herói Snake durante pontos críticos de sua saga através da série Metal Gear Solid, desde que este o resgatou durante o incidente de Shadow Moses Island em meados de 2005.
Atenção: este texto possui revelações sobre o enredo (spoilers) de Metal Gear Solid, Metal Gear Solid 2 e Metal Gear Solid 4. Leia por sua conta e risco!


Infância

Pode parecer que ser nerd já era o destino de Otacon desde seu nascimento, quando seu pai Huey Emmerich o nomeou a partir do personagem HAL 9000 de 2001: Uma Odisséia no Espaço. Posteriormente, Hal também adotaria o apelido “Otacon” baseado em sua paixão otaku de assistir a animes e comparecer à Otakon, uma conferência de cultura oriental. Mas nem tudo na vida de Hal foi animado e colorido como os animes que tanto gosta.
Huey, o pai igualmente nerd de Hal
Logo cedo, seu pai se separou de sua mãe genética e casou novamente mais tarde com a britânica Julie Danzinger, que já tinha uma filha chamada Emma. Apesar de serem irmãos, Hal acabou criando um relacionamento profundamente afetivo por Emma, mas quando Hal já era um adolescente, ele sofreu assédio por sua madrasta, apaixonando-se por ela. Quando Huey descobriu esse segredo, no ano de 1997, ele decidiu cometer suicídio afogando-se numa piscina, levando Emma consigo. Apesar de conseguir ter sobrevivido, Emma passa a desenvolver hidrofobia e um ódio pelo irmão. Sentindo-se culpado pelo suicídio de seu pai e pelo ódio da meia-irmã, Hal foge de casa.

Apesar de também ter deixado de frequentar a escola, o jovem gênio usou a Internet como fonte de estudo, e seus esforços intelectuais rapidamente o tornaram aceito para ingressar o Instituto de Tecnologia de Massachusetts. Seu alto intelecto garantiu uma adesão rápida a um PhD, um mestrado e um doutorado, além de um trabalho no FBI, na qual ele acabou sendo demitido por hackear o próprio banco de dados da agência. Depois disso, Hal acaba sendo contratado pela ArmsTech, na qual ele desenvolve tecnologias para o exército como camuflagens furtivas e, mais tarde, o próprio projeto de Metal Gear REX. A intenção original era de fazê-lo um robô mecha como os dos animes que tanto gostava, mas o engenheiro fora enganado e acabou desenvolvendo a mais avançada arma nuclear da época.
O brinquedinho pensado por Otacon

Um frio na espinha

Durante o incidente na ilha ártica de Shadow Moses, na qual terroristas do grupo FOXHOUND tomaram posse de Metal Gear REX e exigiram a continuação de seu desenvolvimento, Otacon foi obrigado a trabalhar sobre guarda. Durante o tempo em que esteve confinado, a psique de Otacon protege-se pelos efeitos da síndrome de estocolmo, fato que o faz se aproximar da vilã Sniper Wolf.

Quando Solid Snake o salva do ataque de Gray Fox e o confronta sobre a verdade de REX, Hal finalmente compreende que foi iludido a produzir uma arma nuclear e, admitindo o erro, decide ajudar Snake na destruição do protótipo. Uma das maiores ajudas do cientista foi com a fuga do espião, apreendido depois de uma sessão de tortura: mesmo sem as chaves e com medo de nocautear guardas, o gentil nerd decide levar comida para o amigo preso. Entre os alimentos estava um pote de ketchup, que servia perfeitamente como disfarce de sangue para iludir os guardas da prisão. “Genial”!

Os conselhos de Hal também foram fundamentais para ajudar Solid Snake a destrancar o sistema de proteção de Metal Gear REX e poder destruir a arma nuclear. Entretanto, a missão de Snake também implicava no confronto e derrota de Sniper Wolf, na qual Hal teve de compreender as consequências de perder um ente querido novamente.
Mas a esperança é a última que morre... certo?

Em alto mar

Após o incidente em Shadow Moses e o resgate por Snake que se tornaria seu amigo, Otacon muda-se para a Inglaterra para viver próximo aos seus parentes. Ao saber do vazamento das plantas de Metal Gear REX no mercado negro, por parte de Revolver Ocelot, Hal decide fundar uma organização não governamental chamada Philanthropy, que tem por objetivo, aliado a Solid Snake, destruir as cópias de REX que surgiriam ao redor do mundo.

Uma das missões de destruição de protótipos nucleares de Metal Gears orientadas por Otacon chegou a ser efetuada no petroleiro USS Discovery. A meta de Snake estava em obter fotos de Metal Gear RAY, uma suposta nova versão da sua engenharia que estava sob custódia da marinha estadunidense. Esse é um dos momentos mais divertidos de Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty e que mais ilustram as reações de personalidade de Otacon, refletidas num avatar virtual que verifica as fotos enviadas ao estilo Pokémon Snap.

Anos depois do incidente do petroleiro, onde Otacon e Snake usaram o caos da notícia para desaparecerem dos olhos da mídia, a dupla ressurge depois de descobrir que outro Metal Gear estava sendo desenvolvido na “Big Shell”, um complexo de limpeza marinha. Hal também descobre que sua irmã Emma estava envolvida no desenvolvimento desse novo Metal Gear e resolve infiltrar-se no complexo para resgatá-la. Depois de seu regate, o grupo descobre que a irmã de Otacon participou da criação das inteligências artificiais denomidadas Patriots e foi contratada para elaborar o sistema de controle do Arsenal Gear. Com uma reconciliação, Hal e sua irmã carregam um vírus no sistema para impedir o progresso da máquina, mas Emma é assassinada pouco depois por uma facada do terrorista Vamp. Hal Emmerich passaria mais uma vez pela perda de pessoas amadas em sua vida.

A morte de Emma foi um dos dramáticos episódios de MGS2

Negócios de guerra

 Metal Gear Mk. II
Depois do incidente de Big Shell, Hal e Snake viveriam uma vida calma. Sunny, uma garota resgatada durante a última missão, passa a ser adotada por Otacon. Entretanto, em meados de 2014, Campbell volta a entrar em contato com Snake para eliminar a ameaça ressurgente de Liquid Ocelot. Dessa vez, Otacon ajudaria o mestre da furtividade de uma forma menos direta: remotamente pela sua aeronave-base Nomad e transmitindo áudio e vídeo diretamente ao lado de Snake no campo de batalha através do robozinho Metal Gear Mk. II

O primeiro passo seria infiltrar-se na América do Sul em resgate de Naomi Hunter, uma velha conhecida de operações de Snake. Depois de seu resgate, Naomi passa a viver temporariamente com Sunny e seu agora adotivo pai Hal a bordo do Nomad. A convivência faz com que Otacon crie, mais uma vez, emoções afetivas, dessa vez por Naomi. O cientista chega até mesmo a aposentar seus óculos simplesmente porque a doutora mencionou que ele ficava mais bonito sem eles.
Naomi ao lado de Sunny
Por mais infeliz que possa parecer, o destino voltaria a complicar a vida de Otacon quando a dupla descobre uma mudança repentina de lado de Naomi, juntando-se novamente a Liquid Ocelot e a Vamp, o assassino de Emma. Depois de um confronto com ambos de volta à ilha de Shadow Moses, Naomi revela que é paciente terminal de câncer e apenas está viva pelo uso de nanomáquinas em sua corrente sanguínea. Pouco depois dessa revelação, Naomi injeta substânicas que paralisam a atuação dessas nanomáquinas, suicidando-se. Otacon, devastado, perdera mais uma mulher amada em sua vida.
Mesmo depois de mais um desastre, Hal “Otacon” Emmerich continua sua jornada ao lado de Snake para derrotar Liquid Ocelot. Logo após o sucesso dessa missão, o cientista oficialmente faz de Sunny sua filha adotiva, além de começar a cuidar mais da própria aparência, chegando até mesmo a se passar muitas vezes por galanteador. Só o tempo dirá se veremos ainda mais aventuras com esse excêntrico gênio!

Jogos em que atuou


  • Metal Gear Solid (1998, PS/PC/PSN/PS3)
  • Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty (2001, PS2)
  • Metal Gear Solid: The Twin Snakes (2004, GC)
  • Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots (2008, PS3)

Revisão: Vitor Tibério
Capa: André Perez Segato

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.