Análise: HaxBall (Web) não é Copa, mas um futebol simples e divertido

Jogadores viram círculos e o gameplay se foca em um botão: a simplicidade de HaxBall é sinônimo de diversão.

em 21/06/2014
Dizem que o futebol se tornou popular desde sua criação por vários motivos, dentre eles a simplicidade de suas regras. Mas convenhamos que às vezes é mais fácil entender o complicado gameplay competitivo de Pokémon do que porque raios o árbitro deu falta naquele lance, enquanto o bandeirinha tinha de ter dado impedimento. Além disso, jogar futebol no videogame cai em muitos dilemas: física realista, times sempre atualizados e ver o topete do Neymar como ele realmente é (não que isso seja uma coisa boa) e muitas outras coisas.




Em HaxBall, a maioria desses problemas some. O topete e todas as outras partes do jogador se tornam círculos coloridos. A jogabilidade complicada de 30 botões se resume às setas direcionais e ao botão X. Atualizar times? Em HaxBall, o maior (e único) clássico é Red Team vs. Blue Team. Talvez o único problema que sobre é que, se você não quiser se divertir, você não vai conseguir.

Um protótipo de futebol

Falando de forma sensata, HaxBall é um jogo de “futebol” minimalista e muito fácil de jogar. Por ser baseado em Flash, roda em qualquer computador sem mais problemas. E qualquer pessoa pode usar as setas direcionais para movimentar seu jogador e usar o botão X para chutar. Basicamente, se queria um manual de instruções resumido de como jogar, não tem como ser mais simples que este parágrafo.
Por ser um jogo unicamente multiplayer, você deve encontrar mais pessoas para jogar (não existe um modo “campanha solo” ou algo assim). E é aí que o jogo tem mais um ponto positivo. O sistema de HaxBall não necessita de cadastro para jogar, é só escolher um nickname e a lista de salas abertas aparece. Você pode entrar em qualquer uma, desde que não estejam protegidas por senha, recurso muito interessante se quiser criar uma partida apenas com seus amigos. Além disso, o arremate fica por conta da possibilidade de ter URLs específicas para as salas. Assim, fica mais fácil convidar seus amigos para um jogo específico só mandando o link para eles.


Entretanto, é exatamente na conexão que o jogo tem seu principal erro: ele é muito suscetível a lag. Seu ping sempre tem que se manter baixo para que se consiga uma partida tranquila, sem bolas fantasmas ou jogadores que se transportam de um ponto a outro do campo de uma vez. Não é algo que atrapalhe o jogo, mas se sua velocidade de conexão é baixa, você terá que dar preferência ao HaxBall na hora de vencer seus amigos. E não se esqueça de sempre vencer de forma bela: o título ainda dá a possibilidade de gravar os replays da partida.

A customização entra em campo

HaxBall é um título que tem um alto valor replay por vários motivos. Primeiramente, é impossível zerar, já que não existe um modo campanha, como já foi dito. Depois, dificilmente existirá uma partida igual à outra, graças ao alto grau de customização das partidas. Você pode escolher com quantos gols o jogo termina, qual é a duração da partida e até mesmo quantos jogadores há em cada time. O game lhe permite ser justo ou injusto: assim como podem existir partidas de 2x2, 3x3 e 7x7, você pode colocar dois jogadores para enfrentar oito ou apenas um para ganhar de um time de 10.
Coisas assim são possíveis em HaxBall!
Mude o uniforme do seu círculo
Um dos recursos extras de modificação do jogo mais legais não está dentre as várias opções e é só acessível a partir do chat do jogo: você pode trocar a letra que fica dentro do seu “jogador”, como se fosse o número do seu uniforme. É só usar o comando “/avatar” e colocar a letra, número ou caractere que quiser usar no seu círculo. Para apagar, é só digitar “/clean_avatar” e o sistema voltará o seu número original.
Os campos de jogo são a parte mais legal do fator customização. Além de vários modelos padrões disponíveis no sistema (com campos pequenos, grandes e até em modelos de hóquei, onde é possível andar por trás dos gols), você mesmo pode baixar ou criar seus próprios campos, que são armazenados em pequenos arquivos. O HaxBall Maps é o maior repositório de cenários para o jogo disponível atualmente, no qual você pode encontrar o cenário que mais vai divertir você.


Você foi escalado!

HaxBall é um daqueles jogos para aquela hora de tédio, pois é só chamar seus amigos, escolher um campo e começar a balançar a rede. O jogo é totalmente gratuito além de funcionar em qualquer navegador de internet. Trazendo problemas apenas quanto ao odiado lag, o título é perfeito para entrar no clima da Copa do Mundo, principalmente se você é um perna-de-pau para jogar futebol.

Você foi escalado para o nosso time: o que está esperando para ser o artilheiro?

Prós

  • Jogabilidade simples, direta e divertida;
  • Visual minimalista;
  • Ótimo sistema de salas de jogo, com URLs, senhas e replays;
  • Customização de partida praticamente completa;
  • Gratuito e roda em qualquer navegador com Adobe Flash.

Contras

  • Problemas com lag com pings muito altos;
  • Jogabilidade simples pode afastar jogadores assíduos de FIFA e PES.
HaxBall - Web - Nota: 9,0
Revisão: Luigi Santana
Capa: Stefano Genachi
Siga o Blast nas Redes Sociais
Gabriel Toschi
sempre com projetos criativos, estranhos ou os dois ao mesmo tempo. desenvolvedor de software, game designer e escritor sobre as coisas que eu gosto.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 3.0).