PC

League of Legends: um guia para suportes iniciantes - parte 1

Um guia sobre a classe suporte em League of Legends (PC). Nessa primeira parte abordaremos o comportamento do jogador, e como ele pode ter melhores resultados.

em 26/06/2014
Há quase um ano que jogo League of Legends, e nos primeiros meses até cheguei a falar sobre o jogo aqui no site. Certamente eu não sou um support profissional, não tenho a experiência que meus amigos Diamond ou Platinum têm, mas posso garantir que sou "satisfatório". O que me faz acreditar nisso é quando jogo de AD Carry e vejo tantos suportes falhando em fazer coisas simples que eu faria sem pensar. Por isso, estou aqui escrevendo esse texto: para ajudar aqueles que possuem pouca ou nenhuma experiência com suportes, mas que gostariam de ter resultados melhores em suas partidas de League of Legends.

Sou realmente um suporte?

Antes de tudo, caro leitor, devemos confirmar se você é realmente um suporte. Tirando por mim,  gosto de jogar de suporte por ter o controle do jogo, não quero ser o primeiro a morrer e gosto de ajudar os membros de minha equipe para que eles também não morram e assim possam guiar meu time para vitória. Quando comecei a jogar como suporte em League of Legends, ficava realmente muito frustado ao pegar um AD Carry que tomava decisões "burras" (na falta de uma palavra melhor), morria, e acabava prejudicando todo o ritmo do jogo. E foi por isso que aprendi a jogar de AD Carry também. Porém, percebi depois de um tempo que o suporte consegue carregar o jogo sim!

Se você é uma pessoa que se irrita por seu AD Carry estar morrendo, talvez não seja interessante que você jogue de suporte. Da mesma maneira que qualquer pessoa tem o direito de se incomodar com essa situação, todos têm o direito de manter-se calados. Criticar, apontar o dedo, ficar na base, deixar de salvá-lo, não ajudará você a vencer. Isso apenas fará seu aliado ficar ainda mais nervoso e começar a se matar de propósito, ou deixar de colaborar com o time. E isso não significa que você precisa ficar mandando mensagens de apoio ou discutindo com quem está criticando ele, é muito mais simples, basta ficar quieto e continuar com os objetivos do jogo. Estejam certos de que ninguém começa a partida querendo perder. "Ah, mas ele é troll, ele veio pra feedar" - não, ele não veio com essa intenção. Ele quer vencer, ele quer a glória da vitória, mas quando algo saiu de seu plano (talvez ele morreu e alguém xingou ele), ele perdeu as esperanças, perdeu o interesse, e começou a fazer coisas para prejudicar o time, quase como uma vingança do tipo: "se eu não terei uma boa experiência com essa partida, vocês também não". Então, aquele jogador do seu time está feedando? A culpa pode ser sua por ter ofendido ele, agora aguente a derrota.

Essa questão do temperamento vale para qualquer role (papel, função), na verdade. Especialmente para o suporte e Jungler, pois esses serão os alvos mais frequentes de ofensas. Caso seu AD Carry tenha morrido, é bem provável que ele coloque a culpa em você, especialmente se você estiver vivo. Há uma certa hostilidade entre os jogadores de que "outros não podem ser felizes". Então, se o suporte está vivo e o AD Carry não, a culpa é do suporte! Mesmo que ele tenha dado um dive na torre inimiga sozinho pela fome de kill. Nessas situações, caso você não tenha nada produtivo para adicionar (e pense duas vezes antes de falar esse "produtivo"), abstenha-se de comentários. E se ele estiver incomodando demais, mute-o.

Suporte não mata 

Já deu pra perceber que não é uma role fácil. Mas suportes não são santos. Há aqueles que querem ter mais kills que o adc (AD Carry). E se você é um desses, mais uma vez, suporte não é pra você. Sim, há situações que o suporte e o adc estão causando dano ao adc inimigo juntos, especialmente suportes ofensivos. E nessas situações pode acontecer da kill contar para o support. Nesse momento, o adc xingar de "ks" (kill steal, aquele que rouba kills) o suporte não é muito sábio. Especialmente no começo do jogo, onde o adc depende tanto do suporte. Se o suporte, irritado, decidir ficar na base ou não ajudar mais, esse adc pode aceitar o amargo gosto da derrota apenas por ter falado um "ks" enquanto poderia ficar quieto. Em torneios, entre jogadores profissionais, vocês não vêem eles chorando por "ks". E é até melhor que seu suporte fique com a kill do que você morrer. Entretanto, há um limite aqui. Não quero dizer que "ks está liberado".
  • Primeiro, é muito estranho que em 10 ou 15 mintuos de jogo o suporte tenha mais kills que o adc. Isso é preocupante e pode gerar um problema maior no meio do jogo, já que o potencial assassino de um suporte é bem inferior ao de um AD Carry. Então, se você acha que "se feedando como suporte" você carregará o jogo, abandone essa role, pense em jogar como mid laner.

  • Segundo, a maioria dos suportes precisam de AP para melhorar suas curas e outros efeitos, mas esses itens não são prioridade. Prioridade é Pedra da Visão e/ou algum item que garanta gold para comprar outros itens. Se o suporte já começou fazendo um Capuz da Morte de Rabadon, por favor, esse jogador está na role errada e claramente querendo ter mais kills que o adc.

  • Por último, mas não menos importante, não é apenas build ou número de kills que mostram a errada intenção do suporte, mas sua postura durante team fight. Sim, ele deve ficar recuado, mas se ele está deixando o adc morrer pra depois ir matar o oponente com pouco HP ou chegando no duelo apenas no final para dar o golpe final, mais uma vez fica claro que esse jogador está jogando com o personagem errado e deveria ir para mid lane.

Quando falo sobre mid lane é por lá terem muitos champions que funcionam bem como suporte (como Morgana e Lulu), então ainda estão dentro da esfera de conhecimento desse jogador. É sério, quer ter mais kills que o adc? Tente jogar na mid lane, certamente lá você será muito mais útil para sua equipe. E quando decidir jogar de suporte, jogue de suporte mesmo. Não apareça com Lee Sin suporte ou qualquer coisa assim por não ter conseguido pegar sua lane na ordem de picks. Eu, jogando de AD Carry, prefiro que o rapaz saia do jogo (ou eu mesmo saio) do que eu ver ele pedindo mid (Syndra, por exemplo), e aí alguém pegar um mid antes e ele decidir ir suporte. Nessa situação eu já vejo que o jogador não sabe jogar de suporte e está indo suporte com provavelmente o único champion que ele sabe jogar. Eu prefiro sair e esperar cinco minutos para ter uma Nami ou Janna como suporte. "Ah, mas Jarvan é um bom suporte" - parem, podem parar por aí.

Já falamos bastante sobre a parte mental e emocional do jogador suporte. Abster-se de falar algumas coisas, ter paciência para aguentar outras, e como se comportar quando está jogando nessa role. Certo. Se você se encaixa bem em todas situações acima, se você não é uma criatura que ficará xingando seu adc (ou atrapalhando seu time por ficar na base) e tem culhões para suportar algum demente falando ou fazendo besteira ao seu lado, bem-vindo! Pode parecer brincadeira, mas essa conduta é importante para ter sucesso na partida. League of Legends envolve muito isso do "estado mental". Por exemplo, a simples presença de um Thresh na lane, pode fazer os oponentes jogarem recuados por medo de serem puxados. Mas se esse Thresh puxar algumas vezes e errar, todo o medo vai embora e eles passam a jogar agressivamente. Então, League of Legends vai muito além de cálculos, técnica, mecânicas: também envolve elemento surpresa, medo, receio, dúvidas, e confiança.

Estilo e escolha

Primeiro você deve tentar identificar com qual tipo de suporte você se dá melhor. Em uma visão simples, podemos destacar aqui pelo menos três "estilos". O primeiro são os magos: aqueles suportes que possuem magias ofensivas e que podem causar um dano razoável em seu oponente. Quando falo de magos não incluo Annie (ao meu ver ela é uma mid laner, a partir do ponto que nenhuma habilidade dela presta suporte ao parceiro, nada de escudos ou curas). Temos Lulu, Morgana, Janna, Nami, posso incluir Sona aqui também. Lulu, Morgana e Janna têm escudos, além de terem algum dano para auxiliar o AD Carry naquele duelo. Por exemplo, Janna e Lulu não apenas causam dano, mas deixam o oponente mais lento, facilitando a situação para o AD Carry aliado.

Em um segundo estilo temos os tanques como Leona e Braum. Diferente dos que citei anteriormente, esses causam dano a uma curta distância e têm efeitos de atordoamento. Eles funcionam muito bem com AD Carry muito frágeis (olá, Vayne!) ou que consigam seguí-los (essa foi pra você, Tristana). Devido aos seus elevados valores de armadura, não é uma má ideia investir em resistência mágica e tornar-se um tanque completo. Por mais que você pense "mas quem vai atacar o suporte", esteja certo que no meio da team fight sempre terá algum melindrado que começará atacar você. E você, sendo tanque, conseguirá aguentar muitos golpes dele enquanto seu time acaba com ele.

Por fim, vou catalogar "skillshot", onde entraria Thresh e Blitzcrank. O resumo desses dois é "o puxão" ([Q] de ambos). Diferente de Blitzcrank, Thresh me parece muito mais versátil por também poder pular no alvo que ele acertou a corrente. Isso abre muitas possibilidades que Blitzcrank não tem. Em ambos os casos, eles precisam ter sua construção como tanques, mas um pouco diferentes de Leona e Braum. Afinal de contas, vocês puxarão inimigos pra cima de vocês e não podem passar a vergonha de puxar e morrer pra ele (já vi isso acontecer muito).

E então? Eu acabo ficando pelos magos, apesar de gostar bastante do Thresh. Entendo bem quem gosta dos tanques, e jogando de AD Carry eu adoro quando vem uma Leona como suporte. Definindo seu estilo, é quase certo que os outros champions que você escolher devem ficar próximos daquele estilo, pois a curva de aprendizado é bem menor, além de você poder reutilizar alguns recursos. Pessoalmente, eu amo Lulu, e a maioria de minhas partidas estou com ela, mas em alguns casos vou de Janna, Nami ou Sona (apesar de Zyra e Thresh também estarem entre meus favoritos). E você não precisa ter vergonha ou medo de ser chamado de "mono champ" (é como chamam aqueles que sabem jogar apenas com um champion). Se você jogar bem com aquele champion, parabéns, e ninguém questionará sua habilidade com ele. Mas vale lembrar que para participar de partidas ranqueadas é bom saber jogar, e bem, com pelo menos cinco champions em cada role (adc, support, mid, top, jungler), pois nem sempre você conseguirá pegar suporte, além da chance de alguém banir aquele champion que você tanto joga (Leona, Braum, Thresh, costumam ser banidos, especialmente quando estão em free week).
E se você, meu querido leitor, lembrar-se de algum champion que não seria um mago, tanque ou que se inclua nesta última categoria, por favor, cite nos comentários.Semana que vem continuaremos o nosso Guia e iremos falar sobre os primeiros minutos da partida, como se comportar, onde wardar, dentre outros detalhes. 
Revisão: Jaime Ninice
Capa: Diego Migueis

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.