Acessórios e periféricos mostram sua ergonomia e funcionalidade na E3 2014

Nyko, Razer, Playset, Boogio, Turtle Bleach, tantas foram as empresas de utensílios para jogadores que vimos na E3 2014. Saiba o que achamos da nova linha de produtos

em 28/06/2014
A E3 2014 não foi apenas o lugar em que vimos pela primeira vez o novo The Legend of Zelda para Wii U e o espaço em que jogamos Dying Light, Bayonetta 2 e tantos outros jogos. O evento foi, também, o lugar onde conferimos e experimentamos os mais novos acessórios, periféricos e utensílios das maiores empresas do ramo. Venha conferir o que cada empresa nos mostrou e que novas ideias vimos lá em Los Angeles.


Para quem precisa de algo mais

Muitas vezes, não são gráficos, modos de jogo ou uma trilha sonora que melhoram a experiência do título. Nas jogatinas, há quem precise de alguns acessórios e equipamentos extras. Nessa E3, havia muitas empresas de olho nesses games, exibindo seus mais novos produtos e apresentando suas funcionalidades. Um desses utensílios extras é um bom headphone. Com os novos consoles com a opção já mais acessível de utilizar equipamento de áudio, empresas como Razor e Turtle Beach mostraram headphones confortáveis e com opções para chat online nos jogos.

Jogar com um desses é outra coisa, né?
Pudemos testar alguns e deu para ouvir ao som dos jogos mesmo em meio a todo o barulho da E3. Há muita gente andando, conversando e vibrando com os jogos, então conseguir ouvir tranquilamente ao áudio de um game ali era uma verdadeira proeza. Ainda mais porque os estandes dessas duas empresas eram bem abertos e cheios. No estande da Turtle Beach, por exemplo, havia uma escultura gigante de um headphone. E não era para menos, afinal, a empresa mostrou fones de ouvido muito bons, especialmente para PS4.

Além dos fones, na Playseat nós conferimos aquelas cabines específicas para jogos de corrida. Não esqueçam que estamos falando da E3 2014, que foi palco de incríveis games do gênero, como The Crew, Forza Horizon 2 e Drive Club. As cadeiras da Playseat também pareceram muito confortáveis e completas para um jogo de corrida. Não deu para testar elas em ação, mas é uma linha de cabines para se ficar de olho. O preço, no entanto, provavelmente será bem salgado e a disponibilidade aqui no Brasil é uma dúvida.

A Nyko, por sua vez, apostava em melhorias para os consoles da atual geração. A empresa anunciou coolers para o Xbox One e PS4, o que pode, quem sabe, evitar que tenhamos nessa oitava geração os mesmos casos absurdos de superaquecimento dos aparelhos. Havia também o Charge Kit, uma coleção de cabos USB e limpadores que permitem manter seus DualShock 4 carregados e seu PS4 limpinho. Aproveitando esse acessório para o console da Sony, a Nyko também mostrou seu Power Pack, uma bateria extra para o controle do PS4. Além de poder ser carregada junto ou separada do DualShock, o jogador pode escolher quando usar a carga extra e quando usar apenas a bateria do controle.

Semelhante ao Charge Kit, o Power Station anunciado pela Niko aumenta a capacidade do Xbox One. Trata-se de um compartimento extra do console que tem armazenados duas novas baterias recarregáveis para o controle. As baterias são carregadas automaticamente, e estarão disponíveis sempre que o jogador precisar de mais algumas horas para sua jogatina. Para quem acha que esse tipo de periférico atrapalha a beleza dos consoles, saiba que vimos uma grande preocupação da Nyko em manter os seus acessórios com o mesmo design do PS4 e XBO.

Novas ideias

Além de cabines para jogos de corrida, melhorias para o PS4 e Xbox One e insanos headphones, também vimos algumas empresas com produtos mais inovadores e ousados. Foi o caso do Media Remote para XBO da Nyko e da pulseira da Razer, a Razer Nabu. O acessório para XBO permite navegação rápida pelos menus do console e acesso ao conteúdo multimídia apenas por um controle remote. A "smart band" da Razor tem uma pequena tela que pode ser usada por softwares específicos (a plataforma está aberta a desenvolvedores) e pode integrar-se ao seu smartphone. É claro que não estamos falando especificamente de videogames agora, mas é uma tecnologia interessante que pode agilizar a checagem de notificações do celular.
Outro acessório bem interessante foi o da Boogio. Em seu estande, a empresa demonstrava o periférico de mesmo nome. Trata-se de um pequeno dispositivo que capta os movimentos dos pés do jogador, transmitindo os dados para os jogos. Além disso, é possível usá-lo junto a um smartphone para acompanhar em tempo real as informações de seus passos, como o equilíbrio. Os jogos mostrados eram bem experimentais ainda, mas o conceito do Boogio nos chamou a atenção. Em um dos games, usávamos os pés para controlar uma nave em um shooter à lá Gradius. É um acessório que casaria perfeitamente com  Just Dance Now, não?

Quem sabe o seu sapato não vire um console?
Revisão: Bruno Nominato
Capa: Daniel Silva

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.