Quando o primeiro fliperama contendo o jogo Pong foi instalado em um bar da Califórnia em 1972, ninguém poderia imaginar que ele seria um grande sucesso. Qual seria a graça em controlar uma raquetinha virtual para rebater uma bolinha, quando se poderia fazer o mesmo na vida real?
Porém, contrariando todas as expectativas, Pong rapidamente caiu no gosto dos frequentadores do bar, e deu tão certo que logo a então recém-fundada Atari foi requisitada por diversos estabelecimentos para instalar mais máquinas do jogo. O simples tênis de mesa virtual não apenas acabava de revelar um novo ramo na indústria, como também deixava um legado que se estende até hoje para os jogos eletrônicos.
![]() |
Uau, olhem esses gráficos! |
O início de tudo
Pong foi criado por Nolan Bushnell e Ted Dabney, fundadores da Atari, em 1972, e desenvolvido pelo engenheiro Allan Alcorn, sendo o primeiro jogo da empresa a ser comercializado. Porém, ao contrário do que muitos pensam, a ideia de tênis de mesa virtual não foi algo original da Atari – o conceito já havia sido explorado antes pela Magnavox com seu console Odyssey.
No entanto, o jogo da Odyssey não chegou nem perto de fazer o mesmo sucesso comercial que Pong viria fazer. Em setembro de 1972, a primeira máquina de Pong foi instalada na Andy Capp's Tavern, na Califórnia. Contudo, alguns dias depois o proprietário liga para a Atari dizendo que a máquina havia quebrado. Alcorn foi verificar o problema e constatou que o fliperama não havia quebrado, e sim emperrado por causa da grande quantidade de moedas dentro dela. Era a prova de que Pong caíra no gosto do público.
Os videogames acabavam de ganhar relevância comercial. Pong pode não ter sido o primeiro videogame a ser lançado, mas foi o primeiro a mostrar que a indústria dos jogos eletrônicos podia dar lucro. A consequência foi óbvia: hoje em dia os videogames são um dos ramos mais diversificados e lucrativos da indústria de entretenimento.
Em 1974, Pong ainda estava no auge, com fliperamas sendo a sensação de muitos bares e pubs nos Estados Unidos. Visando aumentar seu público-alvo, a Atari criou uma versão doméstica do game, o Home Pong. O jogo era basicamente o mesmo da versão Arcade, mas ficava conectado à televisão de casa e não necessitava pagamento para iniciar as partidas. O console de mesa ganhou o nome de "Tele-Game" (ou "Tele-Jogo") e também foi um sucesso comercial.
![]() |
O Home Pong |
Um grande legado
O game Pong era tão simples quanto seu próprio nome. O objetivo consistia no controle de uma raquetinha pelo jogador, que deiva rebater a bolinha para tentar fazer seu adversário – que podia ser controlado pelo computador ou por outro jogador – errar o alvo e marcar um ponto. Até aí, nada de novo havia sido apresentado. A novidade vinha com a dificuldade: a bolinha aumentava de velocidade cada vez que ela encostava em uma das raquetes, e também mudava sua direção dependendo de onde batia.
Pong deixou seu legado na história dos videogames. O conceito de tênis de mesa virtual foi amplamente copiado, e não é necessário ir muito longe no tempo para ver isso. Jogos em flash, como Curveball, e o minigame Laser Hockey, de Wii Play, trouxeram o conceito popularizado por Pong com novos ares. O motivo para tanto sucesso certamente vem do fato de Pong ser um jogo simples, mas com um grande potencial para desafiar os jogadores.
![]() |
Qualquer semelhança é mera coincidência? |
No fim, a indústria de games deve muito ao primeiro jogo da Atari. Ele mostrou a possibilidade lucrativa dos jogos eletrônicos, e é por sua causa que atualmente existem tantas empresas e gêneros diferentes. Pode até ser difícil jogar Pong por mais de 5 minutos hoje em dia, mas seria legal agradecer sua existência da próxima vez que ligarmos nossos consoles. Aquele jogo de tênis de mesa certamente mudou o mundo.
Revisão: Jaime Ninice
Capa: Stefano Genachi