Os Toys of Power de Sam & Max fazem a brincadeira ficar mais maluca

Brincar é para os fracos: teletransporte, metamorfose, leitura de mentes e pura destruição são alguns dos poderes psíquicos dos Toys of Power.

em 27/04/2014
toys-power-sam-max
Toda criança gosta de brinquedos, não importa se são carrinhos ou bonecas ou se você é da época do Comandos em Ação ou do Max Steel. Uma coisa muito interessante nestes famigerados objetos é que, em muitos deles, existe uma importante informação: “não recomendável para crianças menores de 3 anos”. Toda esta preocupação por terem peças que nossos anjinhos podem engolir. Imaginem se elas começam a brincar com os Toys of Power: nem imagino o selo do Inmetro quando elas se teleportarem e começarem a se tornar vasos de planta!

A infernal caixa de brinquedos

Há muito tempo, em uma dimensão negra muito, muito distante, existia um deus. Yog-Soggoth era seu nome. Yog-Soggoth tinha um bisneto, carinhosamente chamado de Junior. Junior queria brincar, mas vamos considerar que a Barbie não é lá o brinquedo mais famoso da então chamada Dark Dimension. Logo, Yog-Soggoth precisava ser um bom bisavô e precisava arrumar brinquedos para Junior. Acha que ele foi na primeira loja que encontrou? Não, ele criou a Devil’s Toybox.

Dentro desta caixa de brinquedos, havia os… brinquedos, é óbvio, chamados de Toys of Power. Além de serem fonte de diversão para bisnetos de deuses pandimensionais, eles são tão poderosos ao ponto de serem uma fonte de dominação do Universo para macacos alienígenas gigantes. Seus poderes psíquicos só podem ser usados para quem tem o “Gift”, como Max, o nosso coelho maluco preferido e protagonista de Sam & Max: The Devil’s Playhouse, lançado para PC, Mac, iOS e PS3.

Um catálogo cheio de opções

De acordo com a trama do jogo que fecha a trilogia de Sam & Max, existem vários Toys of Power, mas apenas nove deles são apresentados e podem ser usados pelos nossos aventureiros:
  • View-Master: também conhecido por “olhos de Yog-Soggoth”, é um brinquedo em forma de óculos surgido nos anos 60, onde era possível ver “filmes” em 3D estereoscópico. Este, entretanto, tem o poder de visão do futuro e pode ser usado em qualquer pessoa ou objeto para saber o que vai
    rhinoplasty-samandmax
    Rinoplastia para ser arma espacial!
    acontecer com ele daqui a alguns instantes. Foi o primeiro Toy of Power encontrado por Max;
  • Telefone de brinquedo: existem vários jeitos de se teletransportar. O Doutor usa a sua TARDIS, Goku usa o poder da sua mente, Link usa as canções de sua Ocarina. Max, entretanto, precisa fazer uma ligação com este Toy of Power e ir para qualquer telefone de onde se tenha o número. O pacote inclui ligações para operadoras diferentes e até com outro DDD;
  • Rinoplastia: um nariz postiço de silicone poderia ser um brinquedo perfeito para aquela festa da sua prima de três anos, no qual o palhaço que seus tios contrataram faltou e você teve de fazer o rosto de vários amiguinhos dela felizes. Mas, para Max, este é o perfeito instrumento para mudar de forma e se tornar um mestre em metamorfose a partir de desenhos de objetos;
    charliehotep-samandmax
    Sério, tenha medo dessa marionete.
  • Cartas de baralho: sabemos que alguns jogos de baralho seriam muito mais fáceis se pudéssemos ler a mente dos adversários. Afinal, todos nós já acreditamos naquele cara que não tinha um Royal Flush nas mãos, mas ter cartas de baralho que leem a mente das pessoas já é um pouco demais, não? A verdade é que não;
  • Charlie Ho-Tep: toda caixa de brinquedos tem um boneco e esta marionete é um dos componentes da Devil’s Toybox. Seu poder é o ventriloquismo psíquico: digamos que você coloca palavras na boca de alguém literalmente. Mas ele também pode se tornar o vilão da história quando você menos esperar;
  • Óculos de nutrição: esse é o brinquedo mais inútil de toda a caixa, exceto se você for um participante do Medida Certa ou algo assim. Com o poder da “visão nutritiva”, você pode ver quantas calorias qualquer objeto existente tem. Este Toy of Power só está disponível no PlayStation 3, ao zerar o primeiro episódio uma vez;
  • Projetor de filme: quem disse que um filme só se dá para assistir? Com a “projeção astral” deste Toy of Power, você pode ver e manipular partes do passado, escolhendo a ação de outras pessoas nos “rolos de filme” do passado (como Sam e Max fizeram com seus bisavôs) ou controlar cópias de seu próprio corpo (como alguns clones) em épocas passadas;
    cthonicdestroyer-samandmax
    Cthonic Destroyer.
    Troy para os íntimos.
  • Can o’ Nuts: sabe aqueles potes que você abre e sai uma cobra pra te assustar? Este Toy of Power é muito semelhante a estes, com uma pequena diferença: em vez da cobra estar lá dentro e sair, seu poder de compressão é que leva Sam e Max para dentro dele, tornando-se um esconderijo mais efetivo que a caixa de papelão de Snake;
  • Cthonic Destroyer: percebeu que tinha faltado um robô nesta lista? Este Toy of Power é capaz de destruir ou banir qualquer coisa relativa à Dark Dimension. Qualquer coisa. E ainda é um robô estiloso, um artefato com um design incrível e altamente recomendado para ter na bolsa quando estiver procurando uma caixa de brinquedos psiquicamente poderosa.
Os Toys of Power são um dos pontos altos de Sam & Max: The Devil’s Playhouse e, com certeza, os brinquedos mais poderosos do mundo dos videogames. Qual é o seu preferido? Com qual deles você queria brincar? Deixe seu comentário!
Revisão: Jaime Ninice
Capa: Wellington Aciole

sempre com projetos criativos, estranhos ou os dois ao mesmo tempo. desenvolvedor de software, game designer e escritor sobre as coisas que eu gosto.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.