Museu dinamarquês busca nova casa para mais de 10 mil arcades e jogos

Spilmuseet está a procura de instituição que mantenha em exposição seu enorme acervo de jogos.

em 10/04/2014
Um dos maiores acervos de videogames do mundo está buscando um novo lar. O museu dinamarquês Spilmuseet, na pequena cidade de Ikast, abriga cerca de 10 mil jogos de console e computador, 4 mil jogos de arcade e outras 1,4 mil máquinas de arcade, entre elas peças raras como um "Space Fortress" de 1981 ainda funcionando e o primeiro jogo com arte de Shigeru Miyamoto: uma edição europeia de "Sheriff" de 1979. A coleção foi montada por Rune Keller, atual administrador, e seu pai, que investiram mais de um milhão de dólares no projeto, além do tempo dedicado e as restaurações.


Após falhar em conseguir apoio financeiro do governo, contudo, Keller está a procura de alguém a quem confiar essa parte da indústria dos videogames, para que ela continue disponível aos olhos do público. "Nós achamos importante conservar a história dos jogos, assim como é importante conservar filmes, livros ou música", diz Keller, que busca uma instituição capaz de adquirir a coleção completa e colocá-la em exibição. As propostas serão consideradas até o dia 1° de junho deste ano.

Organizações suecas, francesas e um grande museu dos Estados Unidos já manifestaram o seu interesse. O diretor do Museu Alemão de Jogos de Computador também comentou sobre os arcades dinamarqueses, embora o tamanho do seu museu impeça o investimento.

Siga o Blast nas Redes Sociais
Bruno Grisci
Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.