História
Muitos são os de Runeterra que são atraídos e se interessam pelo estudo da magia ou até mesmo da tecmaturgia, um campo de estudo que mistura engenharia com artes mágicas. Para a maioria dos que buscam esse conhecimento, a formalização através de uma universidade é essencial. Mas essas formas de estudo nunca foram muito do gosto de Ryze, que sentia uma atração muito maior pela magia de Runeterra do que os seus próprios professores. Ainda jovem, Ryze partiu para descobrir um mundo de sabedoria daquilo que, no fundo, já o chamava, buscando o conhecimento de xamãs, bruxas e eremitas que tivessem alguma coisa para ensiná-lo além do que já era lecionado nas cidades estado de Valoran. Se engana quem pensa que Ryze se satisfez quando aprendeu tudo o que podia com essas fontes externas: o ambicioso mago decidiu ir atrás do conhecimento perdido e proibido do mundo, se adentrando e se aprofundando em segredos místicos e ocultos que nenhum homem jamais ousou desvendar.Essa incansável busca por conhecimento arcano e envolvimento mágico fez Ryze descobrir uma antiga e esquecida forma de encantamento conhecida como magia espinhosa, uma espécie de magia que exige que seu feiticeiro tatue encantamentos em seu corpo, efetivamente misturando todo esse poder arcano em seu próprio ser e realizando o desejo de Ryze de se vincular eternamente às energias mágicas de Runeterra. Outro artefato esquecido que Ryze encontrou em sua expedição foi um gigantesco pergaminho que, segundo o mago rebelde, carrega um encantamento terrível que nunca deve cair nas mãos erradas, e é por isso mesmo que o feiticeiro desde então carrega-o em suas costas, causando curiosidade em muitos que ousam tentar separá-lo da relíquia, sempre sem sucesso. Desde que encontrou esse vínculo máximo de energia arcana, Ryze passou a se juntar à League of Legends para estudar as criaturas que se enfrentam nessa arena e concluir sua exploração desse místico mundo.
Habilidades e Estratégias
Ryze é um campeão do tipo Mago com talentos secundários para exercer a função de Lutador. Isso acontece porque a forma primária de dano de Ryze se dá através do que é conhecido por Poder de Habilidade, uma característica parecida, mas diferente do Dano de Ataque e que distingue dano físico de dano mágico. Apesar de não ser uma regra, o Poder de Habilidade quase sempre fortalece e está concentrado nos quatro feitiços que o campeão pode lançar, o que os distingue de campeões de Dano de Ataque por dependerem muito mais do recurso de Mana e dos seus tempos de recarga de habilidades para se tornarem efetivos em combate. Pode parecer contraditório classificar Ryze com talentos secundários de Lutador, já que esse tipo de classificação geralmente cabe a campeões corpo-a-corpo que dependem de Dano de Ataque. No caso de Ryze, entretanto, essa classificação é válida porque o alcance de suas habilidades é bem menor e a maioria delas dependem dos ataques básicos de Ryze para funcionarem com eficácia.- A habilidade passiva Maestria Arcana garante que Ryze reduza por um segundo o tempo de recarga de todos os seus feitiços ao usar uma de suas habilidades.
- Com a habilidade Sobrecarregar, Ryze lança um feitiço em um alvo inimigo que causa Dano Mágico de 60 / 85 / 110 / 135 / 160 (+40% de Poder de Habilidade, dependendo do nível) e mais um adicional de 6,5% de sua Mana máxima. Passivamente, Sobrecarregar também concede 2 / 4 / 6 / 8 / 10% (dependendo do nível) de Redução de Tempo de Recarga.
- A habilidade Prisão de Runa prende o oponente em uma gaiola arcana por 0,75 / 1 / 1,25 / 1,5 / 1,75 segundos (dependendo do nível), causando Dano Mágico de 60 / 95 / 130 / 165 / 200 (+60% de Poder de Habilidade, dependendo do nível) com um adicional de 4,5% da Mana máxima acumulada.
- Fluxo de Feitiço é uma habilidade onde Ryze lança uma esfera de energia que causa dano e ricocheteia entre os demais inimigos ou ele mesmo até cinco vezes. Cada golpe da esfera causa Dano Mágico de 50 / 70 / 90 / 110 / 130 (+35% de Poder de Habilidade, dependendo do nível) com um adicional de 1% da Mana máxima. Além disso, cada golpe também reduz a Resistência Mágica dos alvos atingidos em 12 / 15 / 18 / 21 / 24 unidades por cinco segundos.
- A habilidade Ultimate Poder do Desespero é uma habilidade sem custo de mana e autoinfligida onde Ryze canaliza um poder arcano em si mesmo, concedendo a ele status bônus, como 15 / 20 / 25% (dependendo do nível) de Vampirismo Mágico e 80 de Velocidade de Movimento. Os outros feitiços lançados por Ryze ao longo de 5 / 6 / 7 segundos (dependendo do nível) causam 50% de dano em Área de Ação.
Como a função de um campeão Mago como Ryze em uma equipe tradicional é a de eliminar ameças perigosas rapidamente, como o Carregador de Dano a Distância do time inimigo, permitindo que seu time sobreviva mais tempo e tenha mais sucesso durante lutas entre as equipes, o mais recomendado é que Ryze possa ter a sua própria rota com uma fonte de ouro e tropas particular, com o intuito de que ele consiga se armar mais rápido que o oponente e derrubar as ameaças do time oposto antes que elas possam começar a causar algum estrago. É por isso mesmo que é comum encontrar Ryze na rota do meio, se concentrando em matar tropas com o último golpe para adquirir ouro bônus e garantir uma vantagem sobre o campeão rival o mais rápido possível. Por estar na rota do meio, Ryze também deve ficar atento a flancos ocultos vindos da rota de cima ou da rota de baixo, o que torna a comunicação entre a equipe essencial. Apesar disso, Ryze também tem a vantagem de estar posicionado entre as duas outras rotas do jogo, podendo auxiliar em qualquer uma delas quando uma oportunidade de flanco surgir. Para garantir que sua vantagem de ouro se torne eficaz, Ryze deve se assegurar em comprar itens que fortaleçam ainda mais os seus feitiços através de bônus de Poder de Habilidade e de Penetração Mágica, como Bastão das Eras, Cajado do Arcanjo e Cajado do Vazio. Se você sentir a necessidade de se proteger e resistir mais à ofensiva dos oponentes, Semblante Espiritual ou Coração Congelado são boas opções defensivas, mas o recomendado é que um campeão desse tipo se concentre em desferir uma grande quantidade de dano em sacrifício de sua própria resistência e vitalidade, trabalhando com sua equipe para poder se manter longe de perigos letais.
Skins
Até a elaboração desse artigo, oito skins adicionais de Ryze foram disponibilizadas:- Ryze Tribal, por 520 RP.
- Ryze Humano, uma Skin exclusiva da Edição de Colecionador, inacessível por meios convencionais atualmente.
- Tio Ryze, por 520 RP.
- Ryze Triunfante, uma Skin concedida como prêmios em alguns campeonatos elaborados pela Riot Games.
- Mestre Ryze, que se tornou uma Skin Legado em 25 de novembro de 2011.
- Ryze Zumbi, uma Skin exclusiva vendida por 975 RP durante o Halloween.
- Ryze Cristal Negro, por 975 RP.
- Ryze Pirata, que se tornou uma Skin Legado após o Halloween de 2012.
Ryze é um dos três campeões disponíveis para se experimentar no modo Tutorial de League of Legends, e uma boa pedida se você se interessa em exercer esse tipo de função durante a partida. A sua independência na rota do meio e a necessidade de cooperação com os companheiros de equipe podem torná-lo um tanto complicado para novatos completos, mas esses desafios são o que justamente podem ajudar jogadores iniciantes a compreenderem melhor as estratégias de jogo inter-rotas e entender mais sobre a forma que a equipe deve se ajudar para derrubar o Nexus do time oponente. Ryze pode ser adquirido na loja de campeões de League of Legends por 450 IP ou 260 RP. Boa sorte, Invocador!
Revisão: Bruno Nominato
Capa: André Perez Segato