Quantos jogos você jogou esse ano? Quantos deles você realmente concluiu? Você se sente culpado por deixar um jogo pela metade? Para Tom Abernathy, diretor de narrativa da Riot Games, e Richard Rouse III, chefe de design da Microsoft Game Studios, abandonar jogos e não ter a menor pretensão de concluí-los é mais comum do que se imagina e isso pode ser culpa das próprias desenvolvedoras.
Em uma palestra ministrada no
GDC chamada
Death to the Three-Act Structure, Abernathy e Rouse se basearam em estatísticas dos achievements da
Steam, para mostrar que a porcentagem de jogadores que concluíram seus jogos fica abaixo de 50%, mesmo quando os títulos são populares e apresentam boas histórias.
Segundo eles, a maioria dos jogos ainda segue a estrutura de três atos, comum no cinema e teatro, para contar suas histórias. Mas, jogos e cinema são mídias diferentes e precisam ter abordagens diferentes. Para Abernathy, não adianta deixar todo o clímax do jogo para o terceiro ato sendo que a maioria dos jogadores nunca irá vê-lo. Rouse e Abernathy acreditam que uma estrutura com arcos distintos, como ocorre nas séries de TV e em jogos como
The Walking Dead, é um caminho para manter o interesse dos jogadores.