PC

Jogador desapontado pretende criar um "SimCity melhor"

Jovem está desenvolvendo simulador de cidades chamado Citybound.

em 13/03/2014
Os últimos jogos da clássica série SimCity vem desapontando os fãs por seus problemas e falta de recursos. Um deles é o jovem Anselm Eickhoff, 21 anos, estudante de ciência da computação na TU Munich. Em vez de apenas sentar e lamentar, contudo, Anselm foi atrás de aprender tudo que podia sobre o funcionamento e organização de cidades para, juntamente com seu conhecimento de desenvolvedor web, construir Citybound, um novo simulador de cidades.


"Eu comecei a pesquisar simulações de tráfego, li dúzias de artigos, me familiarizei com técnicas procedurais de geração de cidades, construindo a partir do meu conhecimento e interesse prévios em geração procedural. Eu era fascinado por jogos desde pequeno, especialmente por jogos de simulação. Meus pais me colocaram em frente a coisas como Flight Simulator, SimAnt, SimEarth, SimCity 2000, The Incredible Machine e A-Train quando eu era muito jovem, a partir de 4 anos", disse Eickhoff por e-mail ao site Gamasutra.

Após estudar modelagem 3D básica e texturas através da edição de MODs para Crysis, ler livros como "The Art of Game Design", de Jesse Schell, e "Rules of Play: Game Design Fundamentals", de Eric Zimmerman e Katie Salen, e desenvolver alguns jogos para a web, Anselm resolveu se voltar para a frustração que sentia com SimCity e começou a planejar seu novo projeto: Cityboud. Projetado para rodar em uma versão especial do navegador Chrome para Windows, Mac e Linux, o jogo está sendo programado em JavaScript (o que pode afetar a sua performance).
Eu sempre senti que eu era muito mais fluido quando uso linguagens dinâmicas e de alto nível como JavaScript, e eu queria brincar com WebGL um pouco. Então eu descobri node-webkit, que é uma versão standalone do Google Chrome com acesso nativo a características do OS, oferecendo uma plataforma consistente para desenvolvimento na minha linguagem e ambiente de programação favoritos. 
Uma característica importante no desenvolvimento de Citybound é a interação com o público na internet. O anúncio do jogo no SimCity Reddit provocou uma grande movimentação. "Os dois dias [após o anúncio] parecem uma única experiência apressada e muito intensa. Gastei a maior parte do meu tempo apenas respondendo comentários, perguntas e preocupações de centenas de redditors". Eickoff também tem recebido mensagens de desenvolvedores indies para colaboração, e recebeu algumas pequenas doações, mas diz que pretende equilibrar o projeto com a sua vida rotineira. Quando o assunto é a comercialização de Citybuild, ele optou por seguir o modelo de Minecraft e vender acesso a versões alpha e beta. Se tudo seguir como o planejado, o simulador deverá estar disponível nos próximos 3 meses. Enquanto isso, tudo é documentado no blog de desenvolvimento.

Fonte: Gamasutra
Siga o Blast nas Redes Sociais
Bruno Grisci
Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.