"A razão pela qual eu escolhi Snake como codinome em Metal Gear foi porque cobras são o símbolo mais apropriado de seres vivos que conseguem disfarçar sua presença e se esgueirar sem fazer qualquer tipo de barulho."
"E o motivo de não ser um tipo específico de cobra como serpentes, anacondas ou víboras é porque o protagonista é o jogador. E a razão de 'solid' era para fazer uma oposição a uma imagem suave do jogo."
"E, como no fim de qualquer série, o aparecimento do inimigo mais poderoso do jogo era uma ponto de alto de Metal Gear Solid. E, nesse caso, apenas Snake poderia competir com Snake. Então eu introduzi o 'clone'. Contra Solid havia seu contraste Liquid. A lutra entre o sólido e o líqüido. Isso é Metal Gear Solid."
"Quando decidi desenvolver uma continuação, um terceiro Snake seria necessário. Solid e Liquid são ambos estados da matéria, mas a forma real continua a mesma. Sendo assim, vocês naturalmente achariam que o próximo estado seria o gasoso, mas uma 'cobra gasosa' não soaria legal. Então nós pegamos emprestado o termo da física para sólido/líqüido. Solidus não é um estado da matéria, ele é uma etapa intermediária entre os estados líqüido e sólido."Apesar de ligeiramente confuso em algumas declarações, falando até de estados desconhecidos da matéria, o principal das razões é fácil de entender - e até bastante óbvio para quem já havia se detido a pensar nisso. No entanto, é louvável a atitude de Kojima de compartilhar informações como estas para os fãs em um meio tão popular como o twitter. O que acharam da história contada por ele?
Fonte: Siliconera