Tem estúdio novo na área! |
Contratando a galera |
É claro que bons jogos acabam se tornando conhecidos com o tempo, mas se você quiser figurar entre os jogos mais vendidos, vai ser necessário recorrer a propaganda em revistas, sites, TV, além de patrocinar eventos esportivos (e até mesmo deixar um anúncio escrito na Lua!). Esse tipo de coisa pode ser um tanto cara, mas ajuda bastante a tornar sua companhia cada vez mais famosa e, consequentemente, a ter mais e mais fãs.
Além de criar jogos, entre um lançamento e outro é possível descolar uma graninha extra fechando contratos ao terceirizar seus serviços. Entre as atividades disponíveis estão a composição de músicas tema, a de criação filmes em computação gráfica e a tradução de jogos para outras línguas, entre outras. Esses contratos são de grande ajuda principalmente no início da jogatina, quando seus games ainda não vendem tão bem quanto você gostaria. Mas não perca tanto tempo com contratos, ou seus fãs vão começar a reclamar que você não lança mais jogos…
Pagar por publicidade é sempre um bom negócio... e, na hora do aperto, dá pra tirar uma grana vendendo seus serviços |
Uma boa dica para conseguir criar títulos de sucesso é ficar atento sobre quais tipos de jogos combinam com cada gênero. Por exemplo, um game do gênero Shooter funciona bem com o tipo Robot, assim como Live combina com Animal e Adventure com Historical. Se sua intenção é ganhar o prêmio de pior jogo, talvez seja legal juntar gêneros e tipos que não combinam bem, criando Puzzles de F1 Racincg ou Shooters de Baseball (LOL). Novos gêneros são liberados conforme você vai dando Level Up em seus funcionários, enquanto tipos de games vão sendo desbloqueados através do treinamento da sua equipe.
Ogre Age, o maior sucesso criado pelo GameBlast Studios, entrou para o Hall da Fama... Mas ainda falta um longo caminho até o prêmio de Melhor Jogo do Ano. |
Gênios trabalhando |
Antes que me pergunte, sim, o jogo tem um “final”. Após cerca de 21 anos de trabalho, sua pontuação é congelada mas a ação não para. Você pode continuar jogando, criando títulos, gerenciando sua equipe, mas o desempenho da empresa não vai mais afetar seus pontos já acumulados. É uma boa considerar o New Game+, que herda alguns itens e níveis do jogo anterior, o que pode tornar sua jornada um pouco mais fácil.
Viciante na medida certa, com visual retrô em 16-bit que certamente vai agradar aos mais nostálgicos, música repetitiva em chiptunes homenageando aqueles jogos antigos que todos amamos e diversas paródias a elementos do mundo dos games, como nomes de empresas, consoles, jogos e eventos, Game Dev Story é aquele jogo que merece um espaço no coração de cada gamer (e na memória de seus smartphones). Na dúvida, vale a pena testar a versão Lite do jogo, mas por seu preço baixo e alto nível de replay é uma compra mais do que recomendada.
Constantemente as empresas lançam novas plataformas e, para aumentar ainda mais a concorrência, você também pode criar seu próprio console |
Prós
- Jogabilidade bem simples, mas rica e divertida;
- Gráficos em 16-bits dão um charme especial ao game;
- É interessante brincar de criar jogos;
- O jogo nunca acaba, e mesmo após o primeiro gameplay ainda vai ter muita coisa pra descobrir e desbloquear em novas partidas.
Contras
- Músicas em chiptunes ficam enjoativas após algumas horas de jogo;
- Você, infelizmente, não vê seus games em ação;
- Não recebe atualizações, então é bem provável que não vejamos a geração atual.
Game Dev Story - Android - Nota: 9.0
Revisão: Bruna Lima
Capa: Felipe Araujo