Análise: Ajude o jovem Kurt a escapar de um planeta alienígena em Pid (PC)

Tente ajudar um garotinho a voltar para casa, mesmo que você acaba se frustrando muito nas várias tentativas.

em 02/03/2014
Kurt era apenas um garotinho que estava voltando da escola para casa em mais uma viagem rotineira de ônibus. Mas o que acontece quando ele acaba dormindo mais do que deveria e desembarca em um lugar completamente desconhecido? É hora de adentrar em uma aventura alucinantemente perigosa pelos locais mais estranhos desse mundo inóspito em busca de uma saída. Kurt precisa ser corajoso e muito cuidadoso para evitar os inimigos que tentam persegui-lo, e deve ser rápido de pensamento para resolver os puzzles que aparecem em seu caminho. Será um longo trajeto a se percorrer até que ele encontre uma forma de voltar para casa, mas determinação para seguir adiante é o que não faltará a esse garoto.

Um caminho tortuoso para se aventurar...

Desenvolvido pela Might and Delight e lançado em 2012 para várias plataformas de forma online como Xbox, PS3 e Mac (sendo, mais tarde, anunciado também para PC, através do Steam), Pid é um jogo ao estilo plataforma com vários puzzles para resolver e muitos desafios para se enfrentar. A história do game é simples. O jogador encarna o pequeno garoto Kurt que, ao adormecer no meio de uma viagem de ônibus interplanetária, acaba indo parar em um planeta misterioso. Em busca de auxílio para poder voltar para casa, Kurt busca por pistas de como sair desse lugar tão estranho. O problema é que se aventurar pelos cantos de um planeta desconhecido não é algo tão fácil de se fazer, mesmo para um garoto corajoso.
É um mundo estranho para Kurt, mas não muito diferente do nosso.
Kurt encontrará muitos dos habitantes desse planeta estranho durante sua jornada. Apesar de muitos deles estarem ocupados com seus afazeres cotidianos, eles não vão hesitar em prestar toda a ajuda possível ao pobre garoto perdido. Por isso, Kurt não deve ter medo de falar com estranhos, porque muitos deles podem dar dicas importantes ou mesmo desbloquear partes do caminho que permitirão que o jovem prossiga em sua busca por um meio de escapar desse planeta tão bizarro e cheio de perigos. Os diálogos são incompreensíveis, mas nada como algumas legendas e gestos simples para que o jogador entenda esses seres tão esquisitos.
Sempre haverá pessoas para lhe auxiliar. Não tenha medo de falar com estranhos.
Como Kurt é apenas um simples garoto, ele vai precisar de mais do que apenas coragem e determinação para se aventurar através dos labirintos de corredores subterrâneos e casarões abandonados infestados de robôs de vigilância e armadilhas mortais. Ao longo do caminho, o jovem vai encontrar diversos itens para lhe auxiliar em seu percurso perigoso. Todos esses acessórios especiais vão ajudar Kurt a resolver diferentes tipos de puzzles e, para alguém que está em um lugar hostil, até que o garoto tem sorte de encontrar itens tão úteis assim.
  • Beam Jewel: O primeiro item que Kurt encontra no planeta é um joia especial. Ao jogá-la em qualquer superfície comum, um raio anti-gravidade é gerado. O garoto pode utilizar o fluxo gravitacional para chegar a lugares inacessíveis por um pulo comum, ou mesmo para erguer inimigos ou se livrar de obstáculos;
  • Burst Beam: Um aprimoramento da Beam Jewel que dá a Kurt a capacidade de gerar raios anti-gravidade com potência maior, permitindo que ele alcance lugares elevados a grandes alturas;
  • Blue Bomb: Os inimigos vão voar pelo ares quando sentirem o poder destruidor dessa pequena bomba.
  • Red Bomb: Quer se livrar de um adversário ou de um obstáculo, mas precisa fazer isso no tempo certo? Sem problemas. Basta utilizar uma bomba vermelha que tem um tempo de detonação programado.
  • Smoke Bomb: Um item que se mostra muito útil quando é preciso praticar um pouco de stealth para fugir de inimigos mais alertas ou para enganar as lanternas e outros aparelhos que podem denunciar sua presença. Basta lançar uma dessas belezinhas para produzir uma pequena, mas muito efetiva, cortina de fumaça.
  • Special Vest: Essa roupa especial é um acessório ótimo para se usar em situações muito arriscadas, pois qualquer dano que Kurt venha a sofrer será reduzido.
Pense com cuidado em qual item utilizar, pois cada passo é uma prova de coragem.

... E muita repetição e frustração para suportar

É comum de se esperar que um jogo do tipo puzzle exija paciência, perseverança e até uma certa perspicácia do jogador para resolver todos os enigmas que aparecem pela sua frente e bloqueiam seu progresso, não é mesmo? Bem, todos esses elementos estão presentes em Pid, mas o problema é o nível de dificuldade em que eles foram ajustados para o game. A maioria dos puzzles presentes na aventura são repetitivos, então, se você já resolveu um tipo, prepare-se para uma constante sensação de déjà vu ao longo de várias horas de gameplay. A situação passa de muito irritante para extremamente frustrante em questão de minutos, pois a excessiva dificuldade em resolver puzzles de precisão cronometrada (que se tornam ainda piores durante as lutas contra os chefões) aliada aos movimentos sensíveis de Kurt, deixam o progresso no jogo quase impossível.
As batlhas contra os chefões conseguem ser mais frustrantes do muitos puzzles apresentados ao longo da aventura.
Provavelmente, a única característica do título que impede o jogador de encerrar o jogo, ou de atirar o teclado na parede, está no incrível visual da aventura. A aparência dos gráficos, que lembra muito uma animação feita artesanalmente com papel e madeira, consegue prender a atenção do jogador em pequenos detalhes do cenário. Junte a isso uma trilha sonora suave, mas com um tom tecnológico, e você tem uma ambientação que consegue aliviar um pouco toda a frustração em ficar resolvendo puzzles repetitivos e que, muitas vezes, parecem que simplesmente não têm solução.
O visual dos subterrâneos do planeta impressiona, mas a vista das paisagens exteriores é rechada de detalhes e trabalhada com um toque de simplicidade.
Pid poderia ter sido um jogo muito interessante e divertido, com sua história simples e com um visual incrivelmente bem detalhado e refinado. Infelizmente ele sofreu da falta de medida da equipe de design de fases que, provavelmente, por ficar preocupada com a falta de dificuldade e desafio, fatores tão presentes em diferentes gêneros de games da atualidade, acabou exagerando na forma complicada de resolver vários puzzles. Isso, é claro, quando é possível resolvê-los sem se frustrar devido ao nível de precisão necessário para superar os desafios. Pid é um game belo, mas exageradamente difícil.
Quem dera que os desafios fossem mais interessantes e não ficássemos com tanta pena de Kurt e o jogador terem de resolver problemas chatos e quase insolúveis.

Prós

  • Visual artístico incrível.

Contras

  • Puzzles repetitivos e frustrantes;
  • Sensibilidade excessiva de movimentos.

Se tirasse todos os desafios e puzzles da história do jogo, ainda poderíamos apreciar Pid como uma peça simples de teatro com sua beleza quase caricatural.
Pid - PC - Nota: 7.5
Revisão: Samuel Coelho
Capa: Stefano Genachi



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