Jogamos

Análise: Insurgency (PC) é o FPS que empolga, mas não perdoa

em 10/02/2014

Quando alguém fala de um jogo de tiro em primeira pessoa feito unicamente baseado na diversão entre amigos, devidamente equipado com mo... (por Ok em 10/02/2014, via GameBlast)


Quando alguém fala de um jogo de tiro em primeira pessoa feito unicamente baseado na diversão entre amigos, devidamente equipado com modalidades multiplayer online e sem qualquer sentido ou explicação quanto a por que você deve matar todos os seus oponentes, sem dó nem piedade, a primeira coisa que me vem na cabeça é... bem, Counter Strike.

Hoje, no entanto, o FPS da Valve, que já tinha diversos oponentes de peso, acaba de ganhar um novo adversário. Ao menos, agora, quando alguém me falar sobre um jogo com as características acima, eu não pensarei somente nele. Acompanhe nossa Análise de hoje e descubra o porquê.

Entre rebeldes e defensores

Quando descobri o vasto mundo de Insurgency, jogo de tiro em primeira pessoa criado pela New World Interactive, entendi que eu não estava sozinho no mundo. Tudo bem, deixando o drama de lado, não demorou a perceber que aquele não era um FPS como outro qualquer.

"Quem é você? Quem sou eu?"

Para começar, você tem à disposição duas únicas opções de jogo: o modo online e o modo de treinamento. O primeiro, como o nome deixa bem claro, foi feito com o propósito de colocar vários jogadores num mesmo campo de batalha com o único objetivo de se digladiar e ver quem será o último sobrevivente. O segundo, mais pacato, é indicado apenas aos iniciantes e mostra, com detalhes, tudo o que o game tem a oferecer.

Bem, na prática não é tão simples assim, e é possível se perder facilmente no meio do tutorial, especialmente quando os comandos não são tão exatos quanto parecem ser, mas não estamos aqui para falar disso. O modo principal te coloca no meio do tiroteio entre duas forças militares: os rebeldes e os defensores. Ele só não deixa nem um pouco claro qual é a causa que os times defendem ou se rebelaram contra, ou mesmo o porquê de tudo se resolver na base da bala.

Muitas opções

Mas não pense que o jogo se resume a isso, pois, dentro do modo online, é possível encontrar diversas modalidades diferentes. No modo "Tactical Operations", por exemplo, o jogo te coloca para trabalhar em equipe com seus companheiros de time, buscando não só devastar os inimigos, mas principalmente controlar alguns locais estratégicos. Neste modo, qualquer erro é imperdoável, pois você só tem uma única vida, então morra e você precisará esperar até que a partida se reinicie ou que seu time consiga reforços.

Existe hora de lutar e hora de correr. Se você escolher errado, dança.

Já no modo "Sustained Combat", é possível reviver com mais frequência, o que leva a batalhas mais prolongadas, até que algum objetivo seja concluído. Mesmo nesse modo, no entanto, os reforços não são infinitos, e é possível desbalancear as coisas a favor do seu time se certas condições forem cumpridas.

Finalmente, no modo "Co-operative", os jogadores devem trabalhar em conjunto a fim de derrotar não os jogadores oponentes, mas uma inteligência artificial muito bem programada. Cada missão é única, e os objetivos variam a cada partida.

O game também conta com um vasto arsenal de armas e diversos cenários diferentes, o que dá um ânimo maior às partidas. Ele só não é melhor aproveitado por causa de um pequeno fator: seus gráficos.

Deixa a desejar?

Insurgency é um game que começou como um mod para Half-Life 2 e, hoje, ganhou seu lugar ao sol, sendo lançado como um jogo independente. Isso não deveria significar que ele precisa manter seus gráficos datados e sons genéricos, mas é exatamente o que ele faz.

Isso é o que você verá com os gráficos no médio, e eles não melhoram muito no máximo.

Se você não se importar com gráficos, entretanto, o game pode ser uma boa pedida. Só não tente descobrir como o instrutor do modo de treinamento fala, pois eu estou até agora tentando me convencer que é por telepatia.

Prós

  • Diversão online sem compromisso;
  • Lembra um Counter Strike com novas opções de jogo;
  • Possui um modo de treinamento com todas as dicas que o jogador precisará;
  • Vasto arsenal de armas e muitos cenários diferentes para jogar.

Contras

  • Os gráficos estão muito aquém das possibilidades de hoje;
  • Os sons são os mesmos que você sempre ouviu, à exceção das vozes;
  • Ausência de um modo offline que não o de treinamento;
  • É fácil se perder no tutorial, já que ele requer que você faça exatamente o que o jogo espera, sem espaço para margem de erro;
  • Não tente descobrir a história do jogo;
  • Não tente descobrir como seu instrutor fala;
  • Não tente descobrir o que está escrito na placa.
Insurgency - PC - Nota Final: 7.0
Revisão: Catarine Aurora
Capa: Daniel Silva 

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.