Posso estar errado, mas acredito que uma parte maciça dos amantes dos videogames já pensou, alguma vez em sua vida, em criar seus próprios jogos. Depois de certo tempo interagindo e se maravilhando com criações digitais — algumas magníficas e outras nem tanto — não é difícil encontrarmos alguém que tenha ao menos tido a curiosidade de saber como funcionam os bastidores da criação dos seus games favoritos e eventualmente se arriscar a aprender um pouco sobre esse ofício.
Graças aos muitos avanços tecnológicos que vivenciamos, o ato de fazer jogos se tornou algo muito mais acessível ao grande público. Apesar de a profissão de desenvolvedor de jogos exigir muito estudo e dedicação, nunca antes se viu uma oferta tão farta de ferramentas, materiais de estudo e pessoas dispostas a dividir seu conhecimento sobre os princípios da criação de jogos analógicos e digitais. E tudo isso ao fácil alcance de qualquer entusiasta!
Colors of Mind é um dos games criados durante a GGJ 2014 no Brasil |
Atualmente diversas Game Jams ocorrem todos os anos. No último fim de semana pudemos acompanhar a sexta edição do maior e mais famoso desses eventos, a Global Game Jam, que une profissionais, estudantes e entusiastas do mundo inteiro em torno da paixão pelos jogos.
O que é a Global Game Jam?
A Global Game Jam (ou GGJ) é o maior e mais importante evento do gênero e funciona de forma distribuída, com participantes organizando Jams simultaneamente em diversos países do mundo (daí o nome, né?), sempre durante 48 horas ininterruptas. Foi criado por membros da International Game Developers Association (IGDA) e teve sua primeira edição iniciada em 30 de janeiro de 2009.O objetivo da GGJ é reunir equipes para trabalhar na criação de um ou mais jogos inspirados em um tema em comum. Todos os anos a organização geral da GGJ cria e propõe um tema diferente e interessante, que é apresentado em uma keynote no início do evento, juntamente com instruções e orientações de como os participantes — os Jammers — podem se organizar e trabalhar nos dois dias subsequentes.
Our Way é outro interessante jogo inspirado no tema da GGJ 2014: Nós não vemos as coisas pelo que elas são, nós as vemos pelo que nós somos. |
- 2009 - “As long as we have each other, we will never run out of problems” / “Enquanto tivermos uns aos outros, nunca deixaremos de ter problemas”;
- 2010 - “The rain in Spain falls mainly on the plain" / ”A chuva na Espanha cai principalmente na planície” e "Deception" / ”Decepção”;
- 2011 - “Extinction” / ”Extinção”;
- 2012 - O tema desse ano foi o antigo símbolo grego Ouroboros;
- 2013 - Já o do ano passado foi o som do batimento cardíaco;
- 2014 - E o de 2014 foi a frase “We don't see things as they are, we see them as we are” / “Nós não vemos as coisas pelo que elas são, nós as vemos como nós somos”.
Olha a pizzaaaa!!! |
Dessa quantia, o Brasil produziu 356 títulos, muitos deles realmente impressionantes e outros bastante criativos e simpáticos. A maior sede brasileira foi a de Curitiba, Paraná, que contou com a participação de cerca de 400 Jammers e uma torre de pizzas deveras formidável!
Eu fui!
Aqui na cidade de Natal, de onde vos digito, infelizmente não temos um mercado forte para a produção de games. Embora o varejo local esteja melhorando e dando mais atenção a essa forma de entretenimento e a comunidade de jogadores esteja se unindo e se fortalecendo cada vez mais, eu não percebo muitas iniciativas de empresas — ou mesmo de algum possível cenário indie — se interessando em produzir jogos digitais.Início do desenvolvimento do jogo "Lembranças de um Velho Solitário", da GGJ 2014 em Natal/RN |
Serei realista: nossa GGJ foi bastante modesta e acabou tendo pouca adesão. Mas é sempre assim que as coisas acontecem com novas iniciativas e justamente por esse pioneirismo que eu me sinto muito feliz por ter ajudado a trazer a GGJ para uma cidade que precisa de um mercado criativo mais forte nessa área do entretenimento.
O mais legal é que eu acabei aproveitando a deixa pra tentar criar um joguinho, junto com alguns amigos meus que também organizavam a Jam. Infelizmente não chegamos a terminá-lo, mas pelo menos deixamos nossa marca e ajudamos a fazer da Global Game Jam o evento bacana que eu felizmente descobri que é.
Let's Jam!
A Global Game Jam 2014, ocorrida entre 24 e 26 de janeiro, foi uma fonte riquíssima de criatividade e paixão pelos jogos. O mais impressionante é a natureza aberta e receptiva desse evento, pois embora a participação de gente calejada na área seja o mais comum, a GGJ não exige experiência prévia e todos podem participar independente do nível de experiência ou habilidade.
Seja você um programador experiente ou um aluno que acabou de esboçar seus primeiros códigos; seja você um roteirista competente ou apenas alguém com ótimos dons de redação; seja você um game designer habilidoso ou apenas alguém com uma boa ideia na cabeça, todos são bem-vindos para contribuir com um dos eventos mais fantásticos e importantes da história dos games.
YAY!!! |
Então, se você ficou ansioso para participar da Global Game Jam, ou de qualquer outro evento do gênero, não deixe de se informar, participar e enriquecer a si mesmo e a todos os que também gostam desse hobby em tão importantes oportunidades como esta.
Ano que vem tem mais!
Revisão: Alberto Canen
Capa: Douglas Fernandes