O projeto do novo controle para se jogar no PC, o
Steam Controller, era ambicioso e inovador. Com um design diferente de qualquer outro, o controle substituía os clássicos analógicos por sensores, os
"trackpads circulares", que fariam o papel de mouse e teclado. A ideia pareceu muito estranha para a comunidade gamer, mas um
vídeo da Valve demonstrando o uso de sua nova aposta comercial demonstrava que o controle não era tão bizarro quanto aparentava ser. Agora a empresa acaba de anunciar que a versão de lançamento do produto não virá com a
tela touchscreen que o projeto original possuía. Em seu lugar serão colocados um
d-pad e quatro botões padronizados. Não sabemos se tal mudança vai influenciar muito o desempenho do novo controle, como podemos ver na imagem acima que é uma montagem do seu possível novo "redesing". Mas a estranha estratégia da empresa pode ser imaginada como uma maneira de driblar a dificuldade da criação de um novo controle para a plataforma do PC em um mercado que já está acostumado com o padrão do Xbox.