Segundo dia de novembro, dia dos mortos. Dia em que algumas pessoas de certas religiões rezam por seus falecidos visitando seus túmulos. Um dia muito apropriado para falarmos de mortos-vivos, não é verdade? E qual o jogo mais marcante no tema? Claro que é Resident Evil, um marco no gênero desde Resident Evil (PS, GC, DS, Wii) original com Chris Redfield e Jill Valentine, seguido por Resident Evil 2 (PS, N64, GC), protagonizado por Leon Scott Kennedy e Claire Redfield. E um fato vem enchendo fóruns de discussão sobre os jogos, algo que vai muito além de qual é melhor, RE ou RE2 é, qual é o protagonista masculino mais marcante para a série toda, Chris ou Leon? Vamos deixar o fanboyismo de lado, pois essa disputa está só começando. Lembrando que algumas etapas possam ser consideradas como spoilers para a maioria dos novos jogadores de Resident Evil. Continue por sua conta e risco!
Durão ou nem tanto?
De personalidade forte, Chris começou sua carreira militar na Força Aérea Americana, vivenciando treinamentos intensivos e pesados, o que mostra que o cara é duro na queda. Porém, sempre foi um cara muito esquentadinho, o que influenciou sua curta duração como militar, passando a ser recrutado para os S.T.A.R.S., sendo um exímio atirador, destacando-se em sua equipe. Já Leon começou sua carreira de modo mais humilde, candidatando-se a uma vaga no Departamento de Polícia da cidade de Raccoon City, onde, aliás, o pobre coitado precisou presar por sua vida, de seus amigos da polícia e de Claire, que conhece em seu primeiro dia de trabalho, mostrando-se ser um cara super protetor. Cada um a seu modo de agir, nunca deixam seus amigos na mão. Seja Chris ao lado de Jill ou Sheva, ou Leon com sua parceira Claire ou salvando Ashley, cada qual a sua maneira luta contra um mal maior: as armas biológicas.Músculos contra mente
Desde os acontecimentos na mansão e na cidade, respectivamente em julho e setembro de 1998, ambos protagonistas iniciam sua jornada contra o bioterrorismo e os mortos-vivos. Chris ao seu modo mais durão, como já foi citado, após a investigação à Umbrella e sua luta contra Albert Wesker, retorna ao seu treino intenso e só volta a ação em 2009 ao lado de Sheva Alomar, muito mais forte e ágil, como podemos conferir em sua ótima performance em Resident Evil 5 (PS3, X360, PC) em seu encontro com Wesker, enquanto que Leon, que agora é um agente do governo, parte em busca da filha do presidente, Ashley Graham, em 2004, combatendo um exército de Ganados no seu caminho, trama vista em Resident Evil 4 (GC, PS2, Wii, PC). Tudo culmina em 2013 quando um alvo em comum, Ada Wong, acaba colocando nossos protagonistas cara a cara em Resident Evil 6 (PS3, X360, PC). O esquentadinho Chris e o pensativo Leon têm suas funções postas em xeque, uma vez que Ada seria uma testemunha importante, porém muito conectada a Leon, numa luta de força bruta, razão e emoção. Neste ponto, Leon (embora sua forte conexão com Ada possa deixá-lo literalmente comendo poeira em certas situações) tem uma capacidade maior de enxergar adiante e pensar melhor em seus atos, ajudando em revelações importantíssimas a respeito dos planos da moça. É, Leon leva um ponto com essa.Round 2: Leon.
O salvador da Terra
Sim, Leon levou a melhor por usar mais seu cérebro que seus músculos, porém, antes que as as críticas comecem, vale lembrar que quando a coisa aperta, uma cognição ágil precisa estar ligada a uma boa preparação física, o que Leon não deixa a desejar, mostrando-se ser bom de mira e rápido na faca e no gatilho, como conferimos na luta contra Jack Krauser em RE4. E não se esqueça do corredor de lasers que só o magrinho poderia sair ileso, não é mesmo, Chris? Pois, bem, antes que Chris saia atirando com seu rifle em alguém, vale lembrar que o co-fundador da BSAA também já nos mostrou que não é só um monte de massa muscular. Em Resident Evil: Revelations (3DS, PS3, X360, Wii U), Chris manda muito bem nas investigações ao lado de Jessica e, posteriormente de Jill, no combate ao T-Abyss, num ambiente onde é preciso muito treinamento aliado a um cérebro ágil para sobreviver. É, nessa o agente Leon ficou de fora, resgatando Ashley, combatendo os Ganados e Chris, contra os gigantescos monstrengos, leva a melhor!Round 3: Chris.
Realmente uma disputa acirrada! Terminando em 2x2, a competição mostra que dois dos personagens mais queridos da franquia Resident Evil, mesmo tão diferentes entre si, ainda apresentam muitos pontos em comum muito relevantes. E você, quem acha que deve levar a melhor, Chris Redfield ou Leon S. Kennedy? Eu fui diplomático, agora deixem o fanboyismo tomar conta dos comentários e divirtam-se!
Revisão: Ramon Oliveira de Souza
Capa: Felipe Araujo