Carreira dentro do League of Legends
GameBlast: Primeiro aquela pergunta de sempre. Como tu conhecestes o LoL? Qual foi tua primeira impressão ao jogá-lo?
Espeon: Eu jogava Avalon Heroes (um MOBA bem fraquinho) com amigos meus, daí eles conheceram LoL e me chamaram. A primeira vez que joguei fiquei bem perdido, mas eu me interessei bastante pelo jogo.
GameBlast: Como foi o convite para estrear no cenário competitivo?
Espeon: Não teve nenhum convite, eu resolvi que queria jogar competitivamente e comecei a procurar times e melhorar minha habilidade individual.
GameBlast: O que tu achas que um jogador precisa, além da habilidade, claro, para se tornar um jogador profissional de LoL?
Espeon: Calma, conhecimento de jogo, vontade de aprender e paciência.
GameBlast: Todos sabem que tu foste campeão brasileiro com a PaiN nesse ano, e graças a isso, teve a oportunidade de representar o brasil no International Wildcard. Como foi a experiência? Jogar no exterior acrescentou muito a ti como jogador?
Espeon: Eu fui duas vezes para Europa com a PaiN, e nas duas oportunidades eu pude aprender muito mesmo.
Cyber Gamer
GameBlast: Depois de sair da PaiN, você agora integra essa nova equipe no cenário nacional (Cyber Gamer). Como foi o projeto que te apresentaram?
Espeon: O projeto é de ser uma equipe forte pro ano que vem. Nós temos uma Gaming House e a CG está criando uma Arena para campeonatos amadores/profissionais.
GameBlast: Qual a estrutura que a CG disponibiliza hoje para vocês? O quão fundamental essa boa estrutura é no desempenho final da equipe?
Espeon: Nós contamos com uma Gaming House e um Centro de Treinamento. Uma boa estrutura faz com que os jogadores consigam se focar mais no treino e utilizar 100% do seu potencial.
GameBlast: Tu utiliza sua experiência em competições para orientar os seus companheiros de equipe, em especial o Saci, novo ADC da CG?
Espeon: Eu tento passar tudo que sei para o meu time, além de tentar coordenar todos por ser capitão.
GameBlast: Foi notório o grande avanço da CG nos dois últimos campeonantos que vocês jogaram (classificatória da BGL arena e Torneio dos Legends). Com o final da season se aproximando, quais são os planos da Cyber Gamer para os próximos campeonatos que estão por vir?
Espeon: A nossa ideia é chegar como Top 3 para o ano que vem e o melhor time do Brasil no CBLoL 2014.
Cenário Competitivo
GameBlast:Muita gente acredita, erradamente, que o suporte é uma posição de menor importância no atual meta de League of Legends. O que tu poderias dizer sobre a função de suporte? Qual é a vital importância desta posição para a vitória de uma equipe e quais as características que um bom suporte deve ter?
Espeon:Suporte é a posição que tem que dar vantagens para seu time com o menor gold possível, utilizando de sentinelas para dar visão e sentinelas detectoras para negar visão do inimigo. Todas as posições têm sua igual importância e creio que a do suporte vai ficar mais notável na próxima season.
GameBlast: Há muita diferença na forma de jogar de um suporte brasileiro para um estrangeiro?
Espeon: Eles jogam mais agressivo, forçam mais o seu erro e erram menos.
GameBlast: Com o término da season e o fantástico desempenho da SKT T1 nas finais do mundial, muita gente entrou no famoso "Korean Hype Train". Para você, o que podemos aprender com o inventivo e volátil meta coreano?
Espeon: Todos os cenários têm alguma coisa para se aprender, os coreanos atualmente utilizam os recursos de forma melhor e erram menos.
GameBlast: Você teve a oportunidade de ver o Desafio Internacional ao vivo na BGS? Na sua opinião, qual a importância de eventos como esse para o crescimento do cenário nacional de e-sport?
Sim eu estive na BGS para assistir o Desafio Internacional, todos os eventos são importantes para aquecer o cenário. Os] presenciais têm mais valor, pois existe essa integração entre a comunidade e o e-sport.
"Late Game"
GameBlast: Você cursa alguma faculdade ou se dedica exclusivamente ao jogo? Possui planos para uma "vida pós-LoL"?
Espeon: Eu estava no Quinto Semestre de Engenharia da Computação na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, porém, eu a tranquei para me dedicar exclusivamente ao LoL. Meu plano pós-LoL é pegar todo dinheiro que eu guardei durante esse período para estudar, provavelmente eu troque de curso e faça algo mais ligado à Administração ou Relações Públicas, áreas nas quais eu eu realmente aprendi a gostar durante minha carreira de LoL.
GameBlast: Saindo um pouco de LoL, e aproveitando o fato que és fã de pokémon, gostaríamos de saber: no meio de tanto treino e dedicação ao LoL, você já teve tempo de explorar Kalos um pouco?
Espeon: Não tenho o Nintendo 3ds, só vi minha namorada jogando um pouco mesmo. Atualmente estou jogando a versão FireRed no meu GBA.
GameBlast: Uma última mensagem para todos teus fãs e pessoas que estão lendo sua entrevista?
Espeon: Obrigado quem me acompanha, eu sempre tento deixar vocês próximos de mim e o apoio de vocês é indispensável em tudo que eu faço.
Facebook: www.facebook.com/espeonbot
Youtube: www.youtube.com/user/haiaxd
Twitter: www.twitter.com/espeonnn
Stream: www.twitch.tv/espeonbot
Revisão: Leonardo Nazareth
Capa: Felipe araujo