Indústria dos direitos autorais contribuiu para a economia dos EUA com US$ 1 trilhão em 2012

em 21/11/2013

Segundo relatório divulgado pela IIPA , International Intellectual Property Alliance, a respeito da economia dos Estados Unidos em 2012, p... (por Bruno Grisci em 21/11/2013, via GameBlast)

Segundo relatório divulgado pela IIPA, International Intellectual Property Alliance, a respeito da economia dos Estados Unidos em 2012, pela primeira vez na história as indústrias de direitos autorais, nas quais estão inclusas videogames, software para computadores, cinema, música, livros, revistas, jornais e programação de rádio e televisão, geraram mais de 1 trilhão de dólares em um único ano para o país.


O estudo, intitulado "Copyright Industries in the U.S. Economy: The 2013 Report" e baseado em dados do Bureau of Economic Analysis e outros órgãos do governo norte-americano, ainda revela que essas indústrias, juntas, empregam 5,4 milhões de pessoas nos Estados Unidos (cerca de 5% dos trabalhadores privados do país) e vem crescendo a uma taxa anual de 4,7%, mais que o dobro que a taxa de crescimento dos EUA, que é 2,14%. A exportação desse conteúdo cultural chegou a US$ 142 bilhões.
"Este estudo representa um marco já que as indústrias de direitos autorais dos Estados Unidos contribuíram com um valor de mais de 1 trilhão de dólares ao PIB dos EUA e 5,4 milhões de empregos diretos. Para preservar e estimular empregos, exportações e contribuições econômicas, é crucial que nós tenhamos uma forte proteção legal da criatividade e inovação americana nos EUA e no exterior". - Steven J. Metalitz, IIPA

A questão de como os direitos autorais devem ser tratados vem sendo discutida há anos, e a IIPA espera conseguir usar os resultados do relatório a seu favor nos debates. O tópico possui vários defensores e críticos, até mesmo dentro da indústria. Entre os pontos mais polêmicos estão a pirataria e a distribuição digital. Em 2012, tivemos grandes debates sobre o tema motivados pelas propostas do Sopa (Stop Online Piracy Act) e Pipa (Protect IP Act) no Congresso norte-americano, que acabaram sendo recusados após várias manifestações desfavoráveis pela população.
Siga o Blast nas Redes Sociais

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.