Desenvolvido pela Freaky Creations, To Leave é o primeiro projeto do estúdio e a equipe do GameBlast jogou a versão demo e preparou um Blast Test especial para você. Não deixe de conferir a seguir o que achamos deste ambicioso projeto.
Fugindo do que lhe faz mal
To Leave conta a história de um rapaz chamado Harm, que, após uma das piores noites da sua vida, em uma reunião de ex-alunos, descobriu que Wendy, seu interesse amoroso há anos, revela que irá se casar com outro. Depois de uma noite de bebedeira, o protagonista acorda de ressaca e, após relembrar os acontecimentos da noite passada, escolhe fugir da cidade para começar uma vida nova, já que Wendy era a única razão pela qual ele permanecia naquele lugar horrível.Porém sair de Candice (a cidade do jogo) não será uma tarefa fácil, já que a cidade dispõe de inúmeras armadilhas para manter seus cidadãos presos à ela e qualquer obstáculo, por menor que seja, pode mandá-lo de volta ao seu quarto. Mas não importa quantas tentativas forem necessárias, Harm sairá da cidade a qualquer custo.
Praticando o desapego
Mais do que um jogo com o simples propósito de divertir, To Leave traz consigo inúmeras metáforas, sendo o enredo a principal. O título se comunica com o jogador através destes símbolos, e, mesmo na versão demo, é possível detectar muitos ao decorrer da jogatina. O jogador atento poderá notar um significado até mesmo em um pequeno detalhe do cenário ou até mesmo de algum obstáculo.No geral, a mensagem que a história de Harm passa é a de persistência e coragem para sair de um momento desfavorável de sua vida, seja ele um trabalho que odeia, um relacionamento que não está dando certo, entre muitos outros. Vale lembrar que o jogo possui um altíssimo nível de dificuldade, o que também serve como uma metáfora em si. Quem nunca tentou mudar algo e notou que realizar essa mudança é difícil?
Estilo único em cada cenário
Como parte importante da concepção de To Leave, os cenários e músicas do jogo são muito diversos. Durante a versão demo já é possível constatar esta característica, visto que cada fase do jogo possui seu próprio cenário, todo desenhado à mão. O mesmo se aplica às músicas, que são condizentes com cada estágio da jornada de Harm e que são ponto chave para tornar o jogo ainda mais imersivo.Em entrevista com o diretor criativo da Freaky Creations, Estefano Palacios (que você poderá conferir em breve no GameBlast TV), confirmamos que a variedade na composição dos cenários e músicas do jogo também estará presente em sua versão final.
Praticando surfe de porta
To Leave é um jogo de plataforma 2D, porém diferente do que estamos acostumados a ver. Ao invés de andar e pular, Harm utiliza a porta do seu quarto para flutuar pelo cenário. O objetivo de cada fase é simples: ir de um ponto a outro do cenário, evitando os obstáculos. O problema é que a porta é muito frágil e qualquer colisão o mandará de volta para o quarto. Até mesmo o chão.Prepare-se para ver essa cena algumas vezes |
Um dos pontos mais notáveis da jogabilidade do jogo é a gravidade, que possui um papel primordial na execução de suas ações e o manterá o tempo todo em movimento, já que nem mesmo o chão da cidade é seguro, apenas os amigáveis blocos azuis e roxos das imagens abaixo que permitem que Harm respire.
E você reclamando que não tem amigos |
Encerrando nosso Blast Test de hoje, acreditamos fortemente que To Leave será um jogo único, e suas metáforas de certo causarão empatia a todos que encararem o desafio de ajudar Harm a mudar de vida. Ou será que, ao ajudar o protagonista, você também queira “deixar” o que lhe faz mal? A resposta para estas perguntas só saberemos no segundo trimestre do ano que vem e lembre-se de deixar seu recado nos comentários logo abaixo!
Revisão: José Carlos Alves
Capa: Daniel Machado