O problema é que, de acordo com entrevistas dadas pelo criador do dispositivo, Palmer Luckey, o Oculus Rift não deve dar suporte aos consoles de mesa tão cedo. Palmer disse em entrevista ao Tech Radar que os consoles da nova geração prestes a serem lançados no mercado, por exemplo, dificilmente poderão utilizar o dispositivo, apesar da melhoria de hardware dos consoles da geração passada para a atual.
"Os consoles são muito limitados para o que queremos. Estamos tentando fazer o melhor dispositivo de realidade virtual do mundo e queremos continuar inovando e melhorando nosso produto todo ano ― fazendo alguns progressos internamente ―, e sempre que realizarmos grandes saltos, nós queremos passá-los para o público."Ainda segundo Palmer, os consoles possuem um problema em comum: o hardware dos mesmos não pode sofrer alterações de forma tão fácil quanto um PC, por exemplo, e, por isso, a evolução do Oculus Rift nesses dispositivos ficaria limitada.
"O problema geral dos consoles é que, depois que são lançados, eles estão fechados com uma certa especificação por um longo, longo tempo. Veja os PCs que existiam 8 anos atrás... desde então, surgiram muitas mudanças. Agora olhe para o hardware do [Oculus] VR hoje. Acho que o salto que veremos nos próximos 4 ou 5 anos será massivo, e como o VR é um hardware muito intenso, ele requer renderização em altas resoluções em 60 frames por segundo em 3D."O Oculus Rift ainda está em fase de desenvolvimento e, por tanto, não existem informações oficiais sobre data de lançamento e plataformas apoiadas. A versão final do dispositivo de realidade aumentada deverá custar cerca de 300 dólares.