Viaje pelo mundo de Azeroth através das cartas no beta de Hearthstone: Heroes of Warcraft! (PC)

em 22/10/2013

Olá amigos do GameBlast ! Antes de começarmos o nosso Blast Test , lembrem-se que é possível se cadastrar gratuitamente no beta de Heart... (por Filipe Salles em 22/10/2013, via GameBlast)

Olá amigos do GameBlast! Antes de começarmos o nosso Blast Test, lembrem-se que é possível se cadastrar gratuitamente no beta de Hearthstone: Heroes of Warcraft (PC) em www.playhearthstone.com.
Há quase dez anos no ar, o MMORPG que alcançou maior popularidade até hoje foi indubitavelmente o famigerado World of Warcraft (PC), lançado em novembro de 2004. Com quatro expansões, sendo a última chamada Mists of Pandaria, Azeroth se tornou um fantástico mundo, com folclore próprio e cultuado por milhões de jogadores ao redor do planeta.

Enquanto heróis se preparam para jornadas perigosas e embates épicos, uma competição mais amistosa acontece nas estalagens de Azeroth. O card game nos apresenta heróis e temíveis criaturas do mundo de Warcraft se digladiando em duelos “mortais” na confortável mesa de uma taverna, ao som dos bardos e de toda a movimentação do local. Prepare suas habilidades conquistadas em Magic: the Gathering e Yu-Gi-Oh!, pois está aberta a fase beta de HearthStone: Heroes of Warcraft (PC).

Guerras? Parei, agora só quero jogar cartas

Em Hearthstone, não importa se você é da Aliança ou Horda. Chega dessas guerras bobas, o que importa é se divertir com o entusiasmado estalajadeiro que convoca os duelos e narra o jogo. Diferente do pano de fundo épico, comum nos jogos da Blizzard (entre eles Diablo 3, por exemplo), este título tem uma proposta despretensiosa, embora sua aparente simplicidade esconda uma grande variedade de estilos que podem ser adotados ao jogar. É impossível não comparar o vídeo de introdução do jogo ao clássico Jumanji (1995).

Nove classes, com possibilidades infinitas

Em cada partida você assumirá o comando de um personagem (denominado herói) conhecido do universo de World of Warcraft, cada um representa sua classe, como a maga Jaina Proudmoore e o druida Malfurion Tempesfúria, e junto a eles, outros heróis totalizam nove classes, todas também tiradas de WoW.

Com este número de personagens disponíveis, é de se imaginar que a variedade de estratégias que poderão ser utilizadas são inúmeras, principalmente para quem já está familiarizado com o MMORPG. Vale lembrar que as possibilidades estratégicas também são baseadas nas árvores de habilidades dos heróis.

Eu mesmo tive o desprazer de enfrentar um oponente clérigo que abusava da regeneração para se manter em pé e, em seguida, enfrentar outro adversário da mesma classe que usava cartas de palavras sombrias para reduzir a força de meus lacaios, como são denominados as criaturas que são invocadas à mesa.

Legal, mas como se joga isso aí?

Antes de explicar a mecânica de jogo, é recomendado saber que quaisquer regras especificadas abaixo podem ser alteradas através do uso de algumas cartas.

Um tutorial explicará como o jogo funciona, mas seu andamento é simples até mesmo para novatos em jogos de cartas. Antes de iniciar, o lançamento de uma moeda definirá o primeiro jogador. Após esta definição, os jogadores poderão escolher quaisquer cartas da mão inicial para serem substituídas, sem nenhum ônus.

O primeiro jogador naturalmente iniciará a partida sacando uma carta além das três que já estão em sua mão, neste processo o player ganha um cristal de mana, no qual é utilizado para invocar lacaios e habilidades. Já o segundo jogador começa com quatro cartas e uma carta moeda que adiciona mais um cristal de mana por uma rodada.
Diferente dos outros card games, Hearthstone não é separado por fases de invocação, de batalha, e etc. Sua única obrigação antes do início da rodada é sacar uma carta, recuperar os cristais de mana e adicionar mais um, sendo todas estas ações feitas de maneira automática. A qualquer momento você é livre para invocar criaturas, utilizar habilidades e atacar. A gestão apropriada da ordem de suas ações é, inclusive, um dos fatores que podem fazer a diferença entre a vitória e a derrota.

Bonitinho e barulhento

Enquanto a parte gráfica de Hearthstone não impressione, embora seja bem feita,são os atributos sonoros do título que se destacam, por mais incrível que isso possa parecer, principalmente pelo fato de estarmos tratando de um jogo de cartas, gênero no qual nenhum game até hoje conseguiu se sobressair aos demais (pelo contrário, geralmente a parte sonora destes jogos é fraca ou praticamente nula).

A todo momento, as músicas de fundo e efeitos sonoros o lembram que, mesmo que esteja em uma disputa ferrenha, você está em uma taverna. É audível desde melodias que lembram os famigerados (e bêbados!) bardos à animadas conversas e sussuros perto da mesa de jogo. É notável o esforço da Blizzard em utilizar o som para ambientar o jogador nos duelos, conseguindo esse feito com bastante competência.


Outro ponto de destaque é a dublagem de Hearthstone para o português. É possível que os mais puristas possam ter feito cara torta para a última frase, porém é inegável que o trabalho de dublagem para o título foi bem realizado, sendo compatível com a dose de humor planejada para o game. Pessoalmente, ainda é difícil ouvir nomes como Garrosh Hellscream serem traduzidos para o português, embora todo o restante dos elementos de dublagem do jogo sejam muito divertidos. Até hoje dou risadas com uma das cartas que, ao ser invocada, grita um sonoro “E aííííííí cara!?”

Hora de ir pra arena!

Além do modo de jogo tradicional, no qual você disputa uma partida com um adversário do mesmo nível, e do modo treino, que o coloca contra a IA e também o possibilita liberar os baralhos básicos de cada classe, o modo arena é o mais interessante a ser jogado, por conta das possibilidades de prêmios que podem ser alcançados nele. A primeira partida neste modo é gratuita, porém, para jogar de novo é necessário desembolsar dinheiro real ou 150 moedas virtuais do jogo, conquistadas ao cumprir as missões diárias.

Neste modo, você irá montar um deck aleatório, desde a escolha dos heróis e também das cartas que irão compor seu baralho. Cada um deles é composto por trinta cartas, e estas são escolhidas em conjuntos de três, ou seja, serão mostradas três cartas e você deverá escolher uma para incluir no baralho sucessivamente até completar a quantidade necessária.


Com o baralho pronto, é hora do duelo! (opa, referência errada). Seu número de vitórias desbloqueará prêmios ao fim do período de lutas, que acontece assim que tiver perdido três batalhas. Entre os prêmios, é possível receber pacotes de cartas, dinheiro virtual e pó encantado, utilizado para criar novas réplicas de cartas que já estão em sua coleção.
Hearthstone é um jogo complexo e hardcore disfarçado de jogo casual. Mesmo que não seja necessário ficar horas aumentando níveis e explorando calabouços, este título é difícil de se especializar, visto a grande quantidade de detalhes a serem aprendidos para, inclusive, montar um baralho que reflita melhor seu estilo de jogo. Fãs de card games e entusiastas do MMORPG da Blizzard poderão encontrar bastante diversão neste jogo, seja por sua jogabilidade ou pelo grande número de referências à World of Warcraft.
Obs: É importante lembrar que o jogo está em período de testes e quaisquer cartas adquiridas através de dinheiro real serão removidas após o lançamento oficial. Quem tiver adquirido cartas durante esta fase poderá utilizar novamente o valor gasto e também receberá um brinde extra por ter comprado na loja durante a fase beta.

Revisão: Leonardo Nazareth
Capa: Daniel Silva
Siga o Blast nas Redes Sociais

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 3.0).