Era uma vez uma desenvolvedora independente de joguinhos. Ela estava fazendo um jogo muito bonito e vistoso, com uma qualidade aparentemente muito boa, mas que infelizmente estava demorando um bom tempo para ficar pronto. Seu público já se perguntava quando poderia botar as mãos em tão graciosa obra, então seus criadores pensaram: “ei, por que não criamos outro jogo menor e o vendemos para agradar nosso público, enquanto nosso grande projeto não fica pronto?”.
Todos acharam a ideia maravilhosa! Os criadores aproveitaram a ocasião para chamar um amigo deles, que era músico e acabou gostando da ideia também. O jogo menor foi criado, vendido, as pessoas se maravilharam e todos viveram felizes para sempre...
...ao mesmo tempo em que ficavam ainda mais ansiosos para que o jogo maior finalmente nascesse!
Paciência é uma virtude...
Esta foi uma pequena e livre adaptação da história por trás de Savant: Ascent, título criado e lançado pela D-Pad Studio, desenvolvedora independente responsável pelo aclamado – mas ainda não lançado – Owlboy. Pra quem não se lembra ou não conhece, Owlboy é um jogo de fantasia sobre um garoto super-herói com roupa de coruja e suas aventuras em um mundo de ilhas flutuantes entre as nuvens, que impressionou público e crítica ao ponto de ser um dos destaques da última edição da Penny Arcade Expo (ou PAX, para os íntimos). Tal jogo está em desenvolvimento desde 2011, quando sua primeira demonstração havia sido divulgada, mas apesar de prometido ainda para aquele ano, ele ainda não ficou pronto e até o momento não foi dada nenhuma nova previsão de lançamento.
Não, não é o Guy Fawkes!
Um misterioso tesouro repousa no alto de uma majestosa torre, exalando um brilho hipnotizante. O ladrão mascarado Savant deseja agarrar o valioso artefato, mas uma explosão luminosa o repele e o derruba do alto da torre. Derrotado, Savant não diminui nem um pouco sua ânsia por possuir o globo luminoso e resolve subir a torre para atingir seu objetivo a todo custo.
É bala pra todo lado!
A jogabilidade de Savant: Ascent é a coisa mais simples do mundo, mas é tão bem executada que este título é capaz de te prender por horas a fio na tentativa de chegar ao seu final ou pelo menos atingir a maior pontuação possível. Na versão para PC – a que eu pude jogar, pois tive problemas com a versão para Android – basta usar o mouse para mirar e atirar, e as setas direcionais (ou o quarteto ASDW) para pular ou dar dash de um elevador a outro. A mira do mouse é bastante sensível, mas sem prejudicar a jogabilidade e proporcionando uma mira rápida, porém surpreendentemente precisa!
Duvida? Então dá uma sacada:
O melhor do dubstep
Savant: Ascent é um pequeno notável. Desenvolvido em apenas cinco semanas, ele é um exemplo de como um game aparentemente simples pode ser extremamente divertido e viciante. Apesar de deixar aquele desejo de que fosse bem maior e tivesse mais músicas, o jogo vale cada centavo de seu preço de meros 2 dólares. Sem contar que nunca o dubstep – estilo de música eletrônica que a internet ama odiar – nunca foi tão bem representado.Se Savant: Ascent já tem essa qualidade toda, fico imaginando como Owlboy pode agradar quando finalmente estiver pronto. Este jogo pode ser adquirido em savantgame.com nas versões para PC e Android, ambas completamente livres de DRM. A versão para iOS está a caminho.
Prós
- Jogabilidade simples, com respostas rápidas e precisas (na versão para PC);
- Trilha sonora empolgante e de ótima qualidade.
Contras
- Extremamente curto;
- Pouca quantidade de músicas (apenas quatro).
Savant: Ascent — PC/Android — Nota 9.0
Revisão: Alberto Canen
Capa: Felipe Araujo