Análise: Chega de pássaros raivosos! Resgate estes explosivos gatinhos em Bombcats (Android/iOS)

em 25/10/2013

"Eu quero um milhão de gatos no meu programa", dizia Elmiro Miranda logo depois de ser convencido por uma de suas assistente... (por Ok em 25/10/2013, via GameBlast)


"Eu quero um milhão de gatos no meu programa", dizia Elmiro Miranda logo depois de ser convencido por uma de suas assistentes de que "todo o mundo gosta de ver gatos". Com certeza ele não estava falando dos gatinhos que você conhecerá hoje, leitor, pois estes felinos não estão ali para serem acariciados. Ao invés, eles possuem um temperamento um tanto... Explosivo.

Gato-bomba

Em um documentário exibido pelo canal History, descobri que a ideia de colocar gatos dentro de mísseis a fim de que eles os guiassem até os navios inimigos já havia sido utilizada em uma guerra, com o princípio de que "gatos não gostam de se molhar". Sem sucesso, no entanto, visto que a força G exercida sobre os pobres bichanos os fazia desmaiar antes mesmo de saberem o que estava acontecendo.

Em Bombcats, você não está participando de uma guerra, mas os gatos possuem um potencial destrutivo imenso. Isso porque eles não são gatos comuns: graças aos poderes do gato feiticeiro, eles explodem. E é justamente esta técnica que eles devem utilizar para salvar seus filhotes, enclausurados em jaulas de vidro graças aos poderes do... Bem, apesar do game não deixar claro o porquê disso, graças aos poderes do mesmo gato feiticeiro.

Cuidado: parece que ele está nos transformando em bombas
ambulantes, mas ele está mesmo prendendo nossos filhos!

A premissa é bastante simples, na verdade: o game te dá um ou mais gatos adultos no início de cada nível e um ou mais filhotes a serem resgatados. Conduzindo o adulto em segurança até o filhote, basta fazer com que ele exploda para libertar o gatinho, permitindo, desse modo, que o filhote também... Exploda. Não, leitor, a história do jogo também não faz o menor sentido para nós mas, ainda assim, ele é muito divertido.

Muitos gatos

Se o game se limitasse ao que explicitamos no parágrafo anterior, ele já seria deveras interessante, mas nem de longe tão legal quanto é. Isso porque você tem à disposição um total de sete felinos, entre gatos, leões, tigres e outros animais, cada um com suas próprias habilidades especiais. 

Da esquerda para a direita: Midnight, a pantera, Fuzzball, o gato doméstico, e Tygra, a tigreza.

O lince Clawdia, por exemplo, se agarra a qualquer superfície em que encostar. Já o guepardo Bolt é extremamente rápido e tem um salto realmente grande. O destaque, contudo, fica para a pantera Midnight pois, além de grudar nas superfícies, permitindo-a rolar pelo teto ou pelas paredes, ao explodir ela gera um buraco negro que suga tudo ao seu redor.

Tantos gatos assim pedem uma variedade igualmente grande de modos de jogo, ao menos para sair da mesmice do arremessa-acerta. E Bombcats fornece tais modos: além do tradicional, intitulado "kitten rescue" ("resgate de filhotes", em tradução direta), temos também o modo "time trial", no qual o jogador deve passar por várias fases no menor tempo possível; o modo "marathon", onde tudo o que importa é a distância percorrida pelo felino; e o modo desafio, "challenge", que pega um nível já vencido e o concede uma remodelagem, com um layout novo e um gato diferente para o jogador usar.

Tudo isso enquanto coleta sóis.

Além disso, o game conta com uma série de upgrades e power-ups, sejam eles poderes especiais, habilidades novas ou aumento da quantidade de pulos e de tempo, que cada felino pode usufruir antes de explodir.

Tudo bonito e arrumado

Como se tudo isso não fosse suficiente para garantir horas de diversão aos jogadores, prepare-se para o destaque: o game conta não só com um visual muito agradável, com gráficos cartunescos bem trabalhados e um tema fofo e colorido, mas também com uma parte sonora que combina perfeitamente com a proposta trabalhada.

Se, por um lado, ouvir os sons dos gatinhos (que, na verdade, são dublados por humanos) é algo que pode agradar a muitos, alguns podem causar uma certa agonia durante o momento dos jogos. Me refiro, especialmente, a Boing, o leopardo das neves cuja habilidade é ricochetear em tudo o que encostar, e que não para de rir por um segundo. Isso não chega realmente a atrapalhar, mas é algo que poderia ter sido melhor explorado.
Bombcats, game que pode se enquadrar nos gêneros estratégia e quebra-cabeças (além, é claro, de ação desenfreada de gatinhos) consegue inovar no tradicional estilingue consagrado pelos pássaros da Rovio e tem tudo para ser o jogo favorito do Sérgio Estrella com seus inúmeros felinos. Para os usuários de iOS, o game conta com duas versões: uma gratuita para jogar e cheia de microtransações, com uma quantidade limitada de gemas por nível, a moeda do jogo, e uma especial, paga, porém com muito mais recompensas e ausência total de microtransações. Os usuários do Android contam apenas com esta última. Se você gosta desse tipo de game (e de gatos), entretanto, minha recomendação é só uma: não hesite e faça o download já!

Prós

  • Ação desenfreada de gatinhos;
  • Um game de estratégia e quebra-cabeças que consegue inovar utilizando uma jogabilidade de estilingue que lembra a consagrada por Angry Birds;
  • Gráficos atraentes e trilha sonora que casa perfeitamente com a proposta;
  • Muitos gatos e muitos modos de jogo diferentes.

Contras

  • A história existe, mas é muito mal explicada;
  • Alguns sons geram agonia se repetidos continuamente.
Bombcats - Android/iOS - Nota Final: 9.0

Revisão: Catarine Aurora
Capa: Stefano Genachi 

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.