As "Steam Machines", como foram chamadas, serão desenvolvidas por diversas empresas e cada uma terá tamanhos, preços e configurações diferentes. Em comum, apenas o sistema operacional SteamOS. A própria Valve está desenvolvendo um protótipo, e distribuirá 300 deles entre usuários do Steam para avaliar suas impressões. Destes, cerca de 30 serão selecionados por suas contribuições em programas anteriores da companhia, e os demais serão sorteados aleatoriamente dentre todos que preencherem os seguintes requisitos:
- Estar no grupo da comunidade Steam Universe;
- Concordar com os termos e condições do Steam Hardware Beta;
- Ter no mínimo 10 amigos no Steam;
- Ter um perfil público na Comunidade Steam;
- Jogar um jogo usando controle no modo Big Picture.
O plano é disponibilizar no mercado várias máquinas já a partir de 2014, mas os sortudos que forem sorteados receberão os protótipos ainda este ano e poderão aproveitar o catálogo completo da loja virtual, que já possui centenas de títulos adaptados para o novo sistema operacional, segundo a Valve. Detalhes como aparência e configuração serão revelados em breve, assim como informações a respeito de periféricos de entrada, embora mouse, teclado e controles convencionais já tenham sido confirmados.
Para quem prefere a experiência atual nos PCs, a empresa anunciou que continuará investindo e evoluindo o Steam normal. Interessados também estarão livres para instalar o SteamOS em seus computadores e até mesmo terão acesso ao código fonte e possibilidade de futuramente hackear ou personalizar as Steam Machines.
A notícia surge pouco tempo depois do presidente da Valve, Gabe Newell, declarar que o Linux é o futuro dos jogos. Recentemente foi anunciado também o serviço Family Sharing, que permite compartilhar a biblioteca de jogos do Steam.
O SteamOS e as Steam Machines fazem parte de um conjunto de três anúncios que a Valve está liberando aos poucos. A última grande novidade será revelada dia 27 de setembro.