Análise: Mostre o cientista louco em você e destrua a humanidade em Plague Inc (iOS/Android)

em 10/08/2013

Se você for bem informado, deve saber como uma doença pode tomar proporções assustadoras em uma pandemia. Um dos episódios mais conhecidos... (por Gabriel Gonçalves em 10/08/2013, via GameBlast)

Se você for bem informado, deve saber como uma doença pode tomar proporções assustadoras em uma pandemia. Um dos episódios mais conhecidos é o da Peste Negra, ocorrida no final da Idade Média. Mas não estamos aqui para estudar História, e sim para analisar um jogo, não é mesmo?


Salvar o mundo é o tema mais recorrente no universo dos videogames. O que dizer, então, de um jogo no qual o objetivo é exatamente o contrário? É assim que Plague Inc funciona. Ele procura revelar o cientista do mal existente em todos nós com uma proposta, no mínimo, curiosa: criar sua própria doença e espalhá-la por toda a humanidade, dizimando a população da Terra. Desenvolvido pela Ndemic Creations originalmente para iOS, mas portado mais tarde para Android, o jogo se mostra uma versão "melhorada" dos (nem tão) conhecidos simuladores de pandemia em flash. E é realista. Terrivelmente realista.

Como criar sua própria Peste Negra

Cada vez que for iniciar uma nova partida, deve-se escolher qual será o agente causador da doença. As opções são variadas: desde as mais comuns, como bactérias e vírus, até as que não costumamos ver todos os dias, como nano-vírus e armas biológicas. Com certeza é um ponto positivo, pois evita que o gameplay se torne cansativo e força o jogador a adotar diferentes estratégias para conseguir contaminar e matar todo mundo.

Uma vez escolhido o agente, o jogo começa. Ele basicamente consiste em um Mapa Mundi que, além de mostrar as fronteiras entre os países, apresenta suas rotas aéreas e marítimas (com animações de aviões e barcos andando para lá e para cá). A doença então contamina alguém que o jogador escolhe em qualquer região do planeta. De início, ela é fraca e inofensiva, mas fazendo as escolhas certas pode tornar-se uma verdadeira ameaça.

Oba! Várias doenças para brincar!

E quais seriam essas escolhas? Simples: por meio de um menu, o jogador escolhe como quer que sua doença evolua. São diversos aspectos: como ela é transmitida, quais sintomas irá desenvolver, quando começará a matar e sua resistência a tratamentos. A evolução é feita por meio de "pontos de DNA", ganhos contaminando e matando os humanos. Fazer um balanço entre esses fatores durante a partida é essencial para a praga espalhar-se e então finalmente dizimar a todos. No entanto, vale lembrar que as pessoas não ficarão paradas assistindo à doença destruir tudo e, assim que perceberem como ela pode ser perigosa, começarão a desenvolver uma cura.

O game requer uma boa dose de estratégia, mesmo na dificuldade mais fácil. Cada passo pode ter uma consequência no final do jogo. É necessário pensar à frente a cada escolha feita, para que a doença não se auto erradique (matando muito mais do que contaminando) ou fique sem pontos de DNA. Plague Inc pode não ser hardcore, mas também não é casual.

O game não tem nenhum destaque gráfico ou sonoro, sendo que o único fator que talvez chame a atenção sejam as animações de barcos e aviões citados anteriormente. Atualmente, o gameplay conta somente com uma única faixa de áudio, com efeitos ocasionais tocando, como tosses ou zumbidos de mosquito (dependendo de como se evolui a doença).


Mesmo sendo divertido, há dois aspectos que precisariam de uma melhora. Um deles é a duração: leva-se cerca de duas horas para se desbloquear todos os agentes causadores de doença. Então, a não ser que o jogador compre as duas doenças adicionais (Neurax e Necroa), há pouca motivação para se continuar jogando. O segundo fator é como o jogo faz propaganda para que a pessoa pague um pouco mais para desbloquear trapaças, ou ainda, para passar de fases das quais esteja tendo dificuldade. Na versão do Android, que é grátis, isso até que é aceitável, mas no iOS, que é uma versão paga, é um pouco estranho e até mesmo incômodo. Realmente dá um pequeno desconforto pensar que o jogador pagou algo para ser solicitado mais.

Destruir a humanidade nunca foi tão fácil

Apesar de não ser perfeito, Plague Inc ainda se mostra um jogo original e criativo. Mesmo com o baixo fator replay, ele garante alguns momentos de diversão, principalmente nas dificuldades mais elevadas. O game exige bastante raciocínio, então quem está acostumado a fórmulas de simuladores estratégicos deve dar uma conferida nesse estilo diferente. Vale lembrar também que ele está em constante atualização, então é bem possível que novos modos sejam adicionados futuramente.

Talvez não seja o tipo de jogo que se passe horas jogando, mas para se entreter em uma viagem ou sala de espera ele cumpre bem o seu papel. Enfim, para quem gosta de abordagens diferentes ou simplesmente ver o circo pegar fogo, Plague Inc é uma boa pedida.

Prós

- Menus organizados e fáceis de entender;
- Gameplay intuitivo e divertido;
- Boa dificuldade para games de estratégia;
- Traduzido para o português.

Contras

- Curta duração;
- Fator replay baixo;
- Propagandas do próprio jogo, mesmo na versão de iOS, que é paga.

Plague Inc. — iOS/Android — Nota: 8.5
Revisão: Alberto Canen
Capa: Felipe Araujo
Siga o Blast nas Redes Sociais
Gabriel Gonçalves
Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 3.0).