Descubra o segredo obscuro do Pendant em Dark Souls

em 16/08/2013

O melhor amigo de um herói que começa a sua jornada em um RPG é a espada, o escudo, o cetro que é capaz de invocar magias impossíveis ou a... (por Unknown em 16/08/2013, via GameBlast)

O melhor amigo de um herói que começa a sua jornada em um RPG é a espada, o escudo, o cetro que é capaz de invocar magias impossíveis ou a armadura que o protege? Se você optou por uma dessas alternativas está se esquecendo de um elemento insubstituível em qualquer bom jogo de RPG: o inventário. É lá que você guarda os itens que servirão de grande auxílio durante a sua aventura. Poções mágicas, elixires, chaves, mapas e muito mais. Seja ele representado por uma mochila, uma bolsa ou até mesmo os seus bolsos, o inventário é, com certeza, a melhor companhia para os perigos que o aguardam. Você sempre poderá contar com ele para carregar seus mais preciosos itens, que afinal, sempre possuem uma utilidade, por mais secreta que ela seja. Ou será que nem todo item possui uma finalidade? É o que vamos descobrir com o obscuro Pendant de Dark Souls.

Presente de grego 

Vamos pular a parte que você passa duas horas escolhendo um nome para seu personagem, mais uma hora para escolher sua classe e outras três para customizar seu físico e rosto, e vamos direto aos gifts (presentes). Ao começar Dark Souls você tem a possibilidade de escolher um item de presente entre oito diferentes opções. Nenhum deles é raro, é apenas a oportunidade que o jogo oferece de facilitar os seus primeiros passos em Lordran, lugar onde o game se desenvolve.
Depois de criar seu personagem é hora de trocar seu vale-presente

  •  Divine Blessing: item consumível que recupera HP completamente e libera o jogador de qualquer efeito negativo de status (envenenamento, sangramento, etc). 


  •  Black Firebomb: bomba capaz de causar uma poderosa explosão, caso selecionada como gift, o jogador começa o jogo com 10 unidades. 

  •  Binoculars: binóculos que permite avistar ameaças à distância e outros objetos. Pode ser usado sem limite de vezes.

  •  Twin Humanities: item consumível que recupera dois pontos de humanidade do jogador.

  •  Master Key: chave mestre que pode abrir várias portas. Pode ser usada sem limite de vezes. 


  •  Tiny Being’s Ring: Anel que eleva o HP do jogador para 5% acima do valor atual.


  •  Old Witch’s Ring: como o nome já diz, este anel é um presente de alguma bruxa. O item permite a comunicação com uma NPC durante o jogo. 


  •  Pendant: “Pequena joia. Sem efeito, mas que afeiçoa memórias confortáveis aos viajantes”, em uma tradução livre da sua descrição. No menu in-game ainda podemos encontrar mais detalhes: “Um simples pingente sem efeito. Mesmo assim, memórias agradáveis são cruciais para a sobrevivência em árduas jornadas”.
Convenhamos, a descrição do Pendant deixa claro que ele não possui nenhum efeito, mas há de se confessar que ela deixa qualquer jogador curioso sobre a existência do item. Agora some a essa curiosidade a sugestão do diretor do jogo, Hidetaka Miyazaki, de que qualquer jogador deveria escolher o Pendant ou nada como gift. Pronto. A comunidade inteira de Dark Souls começou uma incessante busca pela verdade. Uma jornada de especulações e teorias onde muitos venderiam a alma em troca de um sentido para o misterioso item.

Quem ri por último...

Para fins investigativos reuni trechos de duas entrevistas, que eu mesmo traduzi, onde Miyazaki é questionado sobre a existência do Pendant em Dark Souls.
“Hm... Eu fico muito feliz em ser questionado sobre isso, pois era exatamente o que eu esperava que acontecesse. Mas eu sinto muito, infelizmente não posso contar a você como usar o item. Eu ainda quero que as pessoas tentem investigar o sentido dele. Por favor, descubra por sua conta! [risadas]” − em entrevista ao Game Informer, em 12 de novembro de 2011.
“Oh, o Pendant? [ele riu] Eu estou a par de que muitas pessoas estão tentando imaginar o real sentido dele... mas vamos manter isso como um segredo. Eu não posso responder essa pergunta agora. Eu não vou respondê-la pelo resto da minha vida.” − em entrevista ao The Guardian, em 17 de abril de 2012. 
Com risadas e a promessa de nunca dar uma resposta pelo resto de sua vida, Miyazaki evitou revelar o segredo por trás do Pendant. Promessa essa que não duraria muito tempo.
Dois longos anos à espera de uma resposta

A revelação 

Depois de tantas entrevistas sem resposta, especulações e teorias na comunidade envolvendo a história e personagens do universo de Dark Souls, Miyazaki resolveu finalmente saciar a curiosidade dos fãs mais ávidos na busca pelo sentido do item.
“Quando o assunto é o Pendant, eu, na verdade, tive a pequena intenção de pregar uma peça (!)”  em entrevista a IGN, em 2 de novembro de 2012. 
Sim, amigos leitores, isso mesmo. O Pendant é uma armadilha. Um ídolo falso, um troll-item, se assim podemos chamar. Não passa de uma pegadinha do diretor do jogo, que durou dois anos. Dois anos de jogadores buscando por segredos, jogando várias vezes e investigando cada palmo de Lordran. Para quê? Por nada.

Em Dark Souls o que não está tentando matar você, está tentando enganar você. E isso inclui o diretor do jogo, Hidetaka Miyazaki.

Revisão: Samuel Coelho
Capa: Daniel Silva 

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.