Socos e chutes não são suficientes para a pequena e poderosa Sakura de Street Fighter

em 16/07/2013

Fazendo sua primeira aparição em Street Fighter Alpha 2 , Sakura Kasugano é a quarta personagem feminina no elenco da série Street Fighte... (por Érika Mitie Honda em 16/07/2013, via GameBlast)

Fazendo sua primeira aparição em Street Fighter Alpha 2, Sakura Kasugano é a quarta personagem feminina no elenco da série Street Fighter. Positiva, energética, animada e esforçada, essa garota colegial é um dos personagens mais amados de todos os fãs dos jogos da franquia.

De um cotidiano colegial para uma vida de lutadora

Sakura era uma típica estudante colegial no Japão, super carinhosa e amada por seus colegas, sempre andando junto de sua melhor amiga, Kei Chitose. Sua vida dá uma guinada e muda completamente de rumo ao assistir Ryu lutar e vencer o primeiro torneio mundial, o World Warrior tournament do primeiro jogo de Street Fighter.

Maravilhada pelo lutador, Sakura decide ser sua aluna e, para isso, mergulha de vez no mundo de treinos e lutas. Ela nutre respeito e admiração enormes por Ryu e acaba copiando seu estilo de luta. Por essa razão, seus golpes e movimentos são extremamente parecidos com os de Ryu e de Ken, porém nota-se um poder destrutivo menor devido ao seu peso e tamanho. Para compensar, a personagem é extremamente rápida e ágil com grande uso de esquivas e ataques furtivos, fazendo dela uma lutadora formidável.

O reencontro e mais determinação

Em Street Fighter Alpha 3, Sakura acaba realmente encontrando Ryu. Enquanto seu primeiro encontro em Street Fighter Alpha 2 – que se passa antes dos acontecimentos de Street Fighter II – foi breve e um tanto decepcionante, com Ryu dizendo que não tinha tempo para brincadeiras de colegial, em Street Fighter Alpha 3 a relação entre os dois torna-se mais respeitosa.

O encontro entre Sakura e Ryu em Street Fighter Alpha 2
O início do jogo mostra Sakura viajando pelo mundo para reencontrá-lo. Dentre os diversos adversários, Sakura enfrenta E. Honda, que a compara com Ryu, e isso desperta nela determinação e esperanças para encontrá-lo. Ela, enfim, o reencontra para só então descobrir seu ídolo sob efeito de lavagem cerebral de Bison.

Após derrotar a versão possuída de Ryu, a pequena colegial enfrenta o próprio Dictator. Ao vencer a luta, Ryu acorda para salvar a garota e joga Bison para os ares. Atordoado com os acontecimentos, Ryu diz que ainda há muito para ele próprio aprender e pede para Sakura que a luta entre eles seja adiada. Eles se despedem e Sakura promete treinar para ficar muito mais forte.

O reencontro em Street Fighter Alpha 3: Sakura encontra Ryu hipnotizado; após derrotar Ryu e Bison, Sakura é salva pelo seu ídolo
Sakura aparece novamente na série em Street Fighter IV na versão para consoles. Na história contada da versão Super, assistimos ao novo reencontro entre Sakura e Ryu, porém, dessa vez, podemos notar uma clara obsessão de Sakura pelo lutador e como sua admiração se transformou em paixão. Ao fim da história de Sakura, vemos a personagem levemente mais madura indo ao encontro de Ryu, mas o que acontece depois a Capcom decidiu deixar no mistério.

Tempo para estudos e amigos

Karin, sua eterna rival
Sakura, apesar de sua obsessão e determinação no mundo das lutas, ainda precisa se preocupar com a vida no colégio. Ela não negligencia os estudos e é uma estudante muito esforçada, além de super amável com amigos e colegas. Além de suas amigas, Kei e Hinata, Sakura tem de aguentar uma outra curiosa figura, sua rival de lutas, Karin.

Karin é também uma personagem do elenco de Street Fighter, que apareceu primeiro no mangá e depois fez sua estréia nos jogos em Street Fighter Alpha 3. Karin é colega de classe de Sakura e a considera sua rival, a contragosto de Sakura. Ambas vivem travando lutas e revanches. 

Pelas histórias contadas nos jogos e nos mangás já lançados da personagem, vemos que Sakura possui uma personalidade alegre e amigável, fazendo amizade com praticamente todo mundo. Sakura é mais frequentemente vista junto de Blanka e Dan, esse acaba se tornando seu professor e mestre substituto – já que para Sakura, Ryu é seu único mestre. Os três formam uma amizade inseparável.

Sakura, Dan e Blanka viajam juntos em Street Fighter IV

Do jogo para o mangá

Sakura, assim como outras personagens femininas de Street Fighter, aparece em diversas outras mídias. A começar pelos mangás, onde possui duas séries exclusivas: Street Fighter: Sakura Ganbaru! e Street Fighter Legends: Sakura, ambos lançados em inglês pela UDON. Além deles, Sakura aparece em vários outros mangás já lançados no universo Street Fighter.

Street Fighter Legends: Sakura e Sakura Ganbaru!,
os dois mangás de Sakura
Ela faz aparições na (famigerada) série animada Street Fighter e também nos filmes Street Fighter Alpha: The Animation e Street Fighter Alpha: Generations. Um Drama CD – histórias em áudio no formato rádio, populares no Japão – estrelando Sakura e intitulado Street Fighter Zero 2 Another Story, foi lançado também no Japão.

Enfim, jogando com Sakura

Sakura é uma lutadora com gameplay muito semelhante ao de Ryu, logo ela também é uma “shoto”, como são chamados os personagens que baseiam seus golpes em projéteis. Pelo menor tamanho e força física, seus golpes são mais fracos que os de Ryu, porém sua agilidade e furtividade acabam compensando.

Shououken em Street Fighter Alpha 2
Seus movimentos acabaram recebendo as adaptações da lutadora e ganharam seu toque especial. Seus golpes principais são: Hadouken, Shououken (sua versão de Shoryuken), Shunpukyaku (sua versão de Tatsumaki Senpukyaku).

Shunpukyaku e variações, a influência do seu ídolo é evidente
Na arena, Sakura é ágil e conta com combos devastadores. Como seus golpes não são muito poderosos isoladamente, ela conta com sequências que, se executadas corretamente e com precisão, podem tirar do sério os jogadores mais experientes e acabar com a barra de vida em um piscar de olhos. Sua agilidade contribui para uma rápida recuperação e contra-ataque.

Sakura não está de brincadeira
Seu jeito de menina e sua personalidade cativante fazem da personagem uma das mais queridas e populares entre os fãs. Além, é claro, de ser uma das raras mulheres jogáveis, Sakura já apareceu em diversas enquetes realizadas a respeito de personagens femininos, de jogos de luta, lutadores de Street Fighter, personagens sexys, etc. Sabemos como o Japão adora fazer enquetes de todo tipo e Sakura é lembrada em muitas delas.


Revisão: Alex Sandro
Capa:Stefano Genachi
Siga o Blast nas Redes Sociais
Érika Mitie Honda
Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 3.0).