De um cotidiano colegial para uma vida de lutadora
Sakura era uma típica estudante colegial no Japão, super carinhosa e amada por seus colegas, sempre andando junto de sua melhor amiga, Kei Chitose. Sua vida dá uma guinada e muda completamente de rumo ao assistir Ryu lutar e vencer o primeiro torneio mundial, o World Warrior tournament do primeiro jogo de Street Fighter.Maravilhada pelo lutador, Sakura decide ser sua aluna e, para isso, mergulha de vez no mundo de treinos e lutas. Ela nutre respeito e admiração enormes por Ryu e acaba copiando seu estilo de luta. Por essa razão, seus golpes e movimentos são extremamente parecidos com os de Ryu e de Ken, porém nota-se um poder destrutivo menor devido ao seu peso e tamanho. Para compensar, a personagem é extremamente rápida e ágil com grande uso de esquivas e ataques furtivos, fazendo dela uma lutadora formidável.
O reencontro e mais determinação
Em Street Fighter Alpha 3, Sakura acaba realmente encontrando Ryu. Enquanto seu primeiro encontro em Street Fighter Alpha 2 – que se passa antes dos acontecimentos de Street Fighter II – foi breve e um tanto decepcionante, com Ryu dizendo que não tinha tempo para brincadeiras de colegial, em Street Fighter Alpha 3 a relação entre os dois torna-se mais respeitosa.
O encontro entre Sakura e Ryu em Street Fighter Alpha 2 |
Após derrotar a versão possuída de Ryu, a pequena colegial enfrenta o próprio Dictator. Ao vencer a luta, Ryu acorda para salvar a garota e joga Bison para os ares. Atordoado com os acontecimentos, Ryu diz que ainda há muito para ele próprio aprender e pede para Sakura que a luta entre eles seja adiada. Eles se despedem e Sakura promete treinar para ficar muito mais forte.
O reencontro em Street Fighter Alpha 3: Sakura encontra Ryu hipnotizado; após derrotar Ryu e Bison, Sakura é salva pelo seu ídolo |
Tempo para estudos e amigos
Karin, sua eterna rival |
Karin é também uma personagem do elenco de Street Fighter, que apareceu primeiro no mangá e depois fez sua estréia nos jogos em Street Fighter Alpha 3. Karin é colega de classe de Sakura e a considera sua rival, a contragosto de Sakura. Ambas vivem travando lutas e revanches.
Pelas histórias contadas nos jogos e nos mangás já lançados da personagem, vemos que Sakura possui uma personalidade alegre e amigável, fazendo amizade com praticamente todo mundo. Sakura é mais frequentemente vista junto de Blanka e Dan, esse acaba se tornando seu professor e mestre substituto – já que para Sakura, Ryu é seu único mestre. Os três formam uma amizade inseparável.
Sakura, Dan e Blanka viajam juntos em Street Fighter IV |
Do jogo para o mangá
Sakura, assim como outras personagens femininas de Street Fighter, aparece em diversas outras mídias. A começar pelos mangás, onde possui duas séries exclusivas: Street Fighter: Sakura Ganbaru! e Street Fighter Legends: Sakura, ambos lançados em inglês pela UDON. Além deles, Sakura aparece em vários outros mangás já lançados no universo Street Fighter.
Street Fighter Legends: Sakura e Sakura Ganbaru!, os dois mangás de Sakura |
Enfim, jogando com Sakura
Shououken em Street Fighter Alpha 2 |
Shunpukyaku e variações, a influência do seu ídolo é evidente |
Sakura não está de brincadeira |
Revisão: Alex Sandro
Capa:Stefano Genachi