PC

Sem humanos por perto, bots de Quake III descobrem que a paz é o melhor caminho

em 06/07/2013

IAs (Inteligência Artificial) de FPS online costumam ser criaturas virtuais violentas cujo único objetivo é a destruição do time inimigo.... (por Bruno Grisci em 06/07/2013, via GameBlast)


IAs (Inteligência Artificial) de FPS online costumam ser criaturas virtuais violentas cujo único objetivo é a destruição do time inimigo. Em Quake III Arena, jogo lançado em 1999, os bots (jogadores controlados pelo computador), não só eram assim como também foram construídos de forma a aprender novas estratégias que levassem à vitória a medida que disputavam diversas partidas. Basicamente o que acontecia era um aprendizado por tentativa e erro, as táticas que geravam resultados melhores eram mantidas e as que provocavam derrotas eram descartadas.

Curioso para saber como estariam os bots se fossem deixados sozinhos, um usuário anônimo do fórum 4Chan criou um servidor com 16 deles e os deixou jogando desacompanhados. Quatro anos depois, em 2011, ao retornar para checar como andavam as coisas, esperava que eles tivessem tornado-se mestres na arte de matar. Em vez disso, deparou-se com personagens que andavam pelos cenários sem atacar ninguém. Mesmo trocando de mapa, nada dos bots se matarem.
Os bots de Quake 3 foram desenhados baseados em uma rede neural artificial. Eles iriam efetivamente "pensar" para descobrir o melhor jeito de fazer coisas. Eles iriam ver quais táticas funcionaram e quais não, reutilizando as que funcionaram e descartando as que não. Quanto mais eles tiverem jogado, mas eles iriam aprender sobre você, descobrindo seus padrões, e isso iria se aplicar a outros bots também. Para todos os efeitos eles foram uma das primeiras IAs com aprendizado em um jogo.

Quando eu descobri isso eu criei um servidor de Quake 3 Arena no meu servidor pirata com apenas 16 bots enfrentando uns aos outros para ver o quão bons eles ficariam. Eu criei o servidor 4 anos atrás, ele ficou rodando esse tempo todo, eu esqueci disso. Eu vou checá-los.
Hum, um segundo, eu acabei de checá-los mas por algum motivo todos os bots estão apenas parados. Eu vou tentar trocar o mapa (estava trocando de mapas automaticamente, mas eu acho que trancou ou alguma coisa).
A conversa pode ser lida na íntegra na página da discussão.

Analisando os arquivos do jogo, foi possível descobrir que cada bot "aprendeu" 512 mb de informação. Provavelmente chegaram à conclusão que ninguém matar nem morrer seria o melhor cenário possível e entraram em equilíbrio. No fim, o jogador humano não resistiu e atirou em um dos bots. Eles revidaram, o jogador foi morto e o servidor caiu.

E você com medo de uma revolta das máquinas.

Fonte: Terra
Siga o Blast nas Redes Sociais
Bruno Grisci
Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.