Protesto de membros da Ubisoft contra atraso de Rayman Legends em fevereiro foi mal-entendido

em 30/07/2013

O desenvolvimento de Rayman Legends (multi) entrou para uma lista das maiores novelas do mundo gamer nos últimos tempos. Com trailers rev... (por Lucas Palma Mistrello em 30/07/2013, via GameBlast)

O desenvolvimento de Rayman Legends (multi) entrou para uma lista das maiores novelas do mundo gamer nos últimos tempos. Com trailers revelados desde abril de 2012, o jogo era inicialmente previsto para 30 de novembro do ano passado, no lançamento do Wii U - console do qual era, então, exclusivo -  e depois foi adiado brevemente para 13 de dezembro, e, novamente reprogramado para 26 de fevereiro deste ano. 

No início daquele mês, conforme a data de lançamento se aproximava, a Ubisoft fez mais um adiamento e jogou o título para os próximos 30 de agosto na Europa e 3 de setembro na América do Norte. E, desta vez, a nova data veio acompanhada do anúncio de que o jogo sairia também para Xbox 360, PlayStation 3 e computadores pessoais (e agora também para o PlayStation Vita). 

O quadro foi de revolta generalizada nas comunidades nintendistas pela perda da exclusividade, e entre os gamers em geral pela sucessão de atrasos. O mal estar foi tanto que na mesma semana membros da Ubisoft Montpellier, filial da Ubisoft na cidade do sul da França responsável pelos desenvolvimentos da série Rayman, protestaram em frente aos escritórios do estúdio ao lado de fãs contra os atrasos e postura dos "engravatados" da desenvolvedora central. 

Isto é o que imaginava-se até agora, pois Emile Morel, designer principal do jogo, teve a oportunidade de comentar o ocorrido ao portal Edge. Lá, ele disse que foi um mal entendido: não houve o tal protesto por parte dos próprios funcionários da Ubisoft:
"Alguns dias depois do anúncio do atraso, em uma manhã, dois fãs de Rayman vieram ao estúdio com um cartaz engraçado para protestar sobre o atraso de uma maneira legal e engraçada. Nós não estávamos acostumados em receber fãs no estúdio, então os funcionários foram lá tirar fotos e serem amigáveis com ele. [...] Nós ficamos algum tempo conversando com eles, e assim que foram embora lembro de alguém da equipe comentando 'nós falamos para eles não colocarem as fotos na internet?', e alguém respondeu que não, e duas horas depois as fotografias estavam por todo lugar e as pessoas começaram a pensar que a equipe toda estava protestando contra o atraso. Mas no final, ninguém saiu prejudicado, e acabou nos dando uma história legal de se contar."
O level designer do jogo, Chirs McEntee, também comentou sobre o episódio:
"Eu estava trabalhando em minha mesa no estúdio, e alguém veio dizendo que haviam dois caras do lado de fora com uma placa dizendo 'lancem Rayman'. [...] Eu pensei, 'preciso ver isso', e então eu e muitos colegas foram para fora para ver. Nós estávamos muito felizes em saber que haviam pessoas preocupadas o suficiente com nosso trabalho a ponto de vir ao estúdio e contar porque estavam desapontadas. [...] Nós queríamos tirar as fotos com eles, fotos pessoais, apenas por ser um momento legal para nós. Uma vez que eles postaram, aquilo se tornou um 'protesto' de acordo com a internet. Nunca houve nenhum protesto. Nós trabalhamos no jogo e fizemos nosso melhor em uma situação ligeiramente desapontante. E, a verdade seja dita, nós temos um jogo melhor agora por isso."
Uma mentira contada mil vezes se torna verdade? O suposto protesto foi notícia em todos os portais importantes de games no mundo todo. Para mim a versão dos desenvolvedores pareceu convincente, e para vocês? 

Fonte: Edge-Online
Siga o Blast nas Redes Sociais
Lucas Palma Mistrello
Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.