Durante a E3, nós tivemos a oportunidade de conversar com Chris Davis e Matt Arevalo, fundadores do site Loot Crate, um serviço de assinatura geek um tanto peculiar mas deveras interessante. Eles nos receberam em um prédio comercial a poucos metros do Los Angeles Convention Center, local onde ocorreu a E3, e falaram um pouco sobre a premissa do site, produtos e planos futuros.
GameBlast: Vocês poderiam falar um pouco sobre o Loot Crate? O que é e como funciona o serviço?
Chris Davis: Loot Crate é uma assinatura mensal que, por 13,37 dólares ao mês, você recebe uma caixa contendo de seis a oito itens de marcas renomadas e franquias de jogos. Então, a cada mês, nós escolhemos um tema e você recebe dois ou três itens tidos principais, como camisas, produtos colecionáveis, bonecos Bobblehead e coisas do gênero, com pequenos itens temáticos menores e divertidos em conjunto.
Matt Arevalo: Nós temos uma comunidade bastante vibrante e engajada que, entre os envios, vai aos nossos sites de mídia social e participa de concursos, vê as últimas novidades geeks e de jogos e interage nos aplicativos móveis, permanecendo informada durante os envios, que ocorrem no vigésimo dia de cada mês.
Chris Davis à esquerda, Matt Arevalo à direita. |
CD: O Mega Crate, sim! Todos os meses, sorteamos um cliente que recebe essa enorme e épica caixa repleta de prêmios. Nós já tivemos coisas como o Call of Duty 4: Collector's Pack, 250 dólares de bonecos do Kidrobot... Não sei se vocês possuem isso no Brasil, mas o Kidrobot é algo bem legal que temos aqui. Então, é um grande prêmio que damos aos nossos assinantes.
GB: Que bacana. Vocês estão com quantos assinantes atualmente? Na época em que vi, estavam em torno de 8.000...
CD: Na verdade, estamos com mais do que isso agora, mais de 10.000.
GB: E como tem sido a reação da comunidade aos produtos enviados nas caixas? Tem sido positiva?
CD: Sim, nós vamos além da caixa. Nós lemos as opiniões que nos passam a cada caixa e o que eles desejam ver nos envios futuros. Nós também damos um grande foco ao unboxing. Então, quando você recebe sua caixa, você se filma abrindo-a, fala sobre cada item, o que eles representam a você, qual foi sua experiência quando era menor ou como é sua paixão atualmente. E depois eles compartilham no Instagram, Facebook, Twitter... Parte do Loot Crate é compartilhar o que você recebeu e dizer o porquê de ter adorado os itens.
Caixa do mês de Maio |
CD: Para o Mega Crate, temos feito algumas coisas únicas, mas para os envios regulares tem sido sempre a mesma caixa. Temos conversado sobre fazer uma caixa com diferentes formas de abri-la, com adesivos e etc., mas por enquanto é esta caixa preta e bacana com instruções de como fazer um bom unboxing e gravar.
GB: E como tem sido o relacionamento com as empresas de jogos? Vocês usam produtos licenciados ou licenciam e produzem por conta própria?
CD: Nós não produzimos nenhum produto licenciado, mas trabalhamos com as empresas licenciadas pelas companhias e usamos os produtos delas. Nós também trabalhamos com vários artistas indies que produzem fanarts incríveis e os ajudamos a trazer seu trabalho a uma audiência maior.
GB: Isto é bacana da parte de vocês.
CD: Sim, nós trabalhamos com "gente" grande e pequena sem distinção, além de criarmos algumas coisas nossas.
GB: Ok! E vocês podem dar alguns exemplos do que já foi enviado? Quais produtos chamaram mais a atenção?
CD: Nós tivemos alguns produtos bastantes populares, como óculos de sol 8-bit que adicionamos há pouco tempo, Bobbleheads do Star Wars da Funko, uma das nossas empresas favoritas. Também enviamos uma camisa do Tardis Prime, que era basicamente a Tardis do Doctor Who que se transformava em um Optimus Prime, um item muito bacana. Também adicionamos coisas menores, como um Batom Hidratante de Bacon. Uma gama enorme de produtos diversos.
MA: Não é só para jogadores, sabe? Apesar de sempre ter algo gamer dentro, nós também enviamos coisas da cultura pop e produtos geeks. Nós já incluímos coisas como revistas em quadrinhos de super-heróis, itens de filmes blockbusters, como Star Wars, Star Trek e similares, fazendo uma mistura boa de itens. Então, você não precisa ser um jogador hardcore para receber e curtir a caixa, nem também um leitor de quadrinhos ávido. Nós tentamos fazer um pacote completo, como, por exemplo, a Comic-Con, que evoluiu e hoje não trata apenas de quadrinhos, tendo a presença de grandes estúdios de cinema com trailers completos e previews. Então, temos uma boa mistura de elementos.
Que nerd não gostaria de ter produtos todo mês? |
CD: Nós vimos coisas similares como assinatura de produtos de beleza para mulheres e outras coisas que não nos interessa (risos) e pensamos que seria incrível ter uma caixa mensal, algo como a Comic-Con em uma caixa. Se recebêssemos a Comic-Con em uma caixa todos os meses, seria maravilhoso. Então, passamos a maturar a ideia a partir desse princípio e, após 11 meses, estamos aqui, com essa mistura de produtos que você pode vestir, comer, sentir e compartilhar de franquias de jogos e da cultura geek.
MA: Alguns desses produtos, exceto os que fazemos e de alguns parceiros que produzem coisas exclusivas para nós, estão disponíveis em outros lugares, mas há uma grande quantidade de pessoas nos Estados Unidos e Canadá que não possuem acesso a estes itens. Então, a ideia é ser algo além da caixa. Ter uma comunidade de compartilhamento e troca entre os envios é importante para nós. Então, se as pessoas não podem ir à E3, elas ainda assim vão receber algo relacionado. Se não podem ir à Comic-Con, elas vão recebê-lo todos os meses pelo correio. Então, é uma experiência interessante. Além disto, é um mistério! Ninguém sabe o que vai receber no mês. Nós mantemos segredo, mesmo após enviar as caixas. Nós não promovemos nenhum item específico até que vejamos que a maioria dos assinantes recebeu os seus pacotes.
Assinante fazendo unboxing e tentando descobrir o que recebeu |
CD: O problema de expandir tem sido com o licenciamento dos produtos, que é feito por região. Então, apesar de o mundo e a internet ser um só, todos esses produtos e licenciamentos são isolados por diferentes países. Estamos estudando formas de trabalhar internacionalmente o mais rápido possível, mas podemos ficar limitados aos produtos que teremos, pois o mesmo item nos Estados Unidos não é licenciado pela mesma empresa no Brasil. Há esse monte de regras estranhas que acabam atrapalhando.
GB: Então mesmo que eu assinasse, você não poderia enviar para nós no Brasil?
CD: Sim, porque, tecnicamente, esses produtos não poderiam ser vendidos fora dos Estados Unidos. Nós recentemente começamos a operar no Canadá e estamos no meio do caminho de descobrir como lidar com outros países. Esperamos conseguir em breve.
Produtos geeks em minha porta? Estou dentro! |
GB: E quantas pessoas trabalham atualmente com vocês?
CD: Sete pessoas em tempo integral.
GB: Onde é a base de operações?
CD: Aqui mesmo em Los Angeles, não tinha lugar mais conveniente que esse (risos).
Uma das caixas enviadas, repletas de coisa boa! |
CD: Nós queremos expandir para além da nossa assinatura atual. Em que exatamente ainda não sei dizer, mas temos uma comunidade bastante engajada e parceiros comerciais excelentes. Então, acho que estamos tentando descobrir, pois estamos crescendo muito rápido. Por isso não estamos pensando em como diversificar tanto agora, mas há de fato uma grande oportunidade no futuro.
MA: Estamos com apenas 11 meses de empresa, então ainda estamos montando nossa infraestrutura, contratando pessoas, criando parcerias. Estamos tão focados nisso agora que em breve teremos mais a anunciar. Estaremos na Comic-Con, na Pop Con LA e esperamos que em outros eventos no país. À medida que fomos nesses eventos, teremos mais a anunciar.
GB: Nós também possuímos uma feira de eventos no Brasil chamada BGS, vocês possuem planos de participar dela?
CD: Quando será?
GB: Em outubro, acredito. Posso mandar os detalhes para vocês se houver interesse.
CD: Seria maravilhoso. Mande-nos os detalhes por email. Nunca estive no Brasil, então seria muito bacana de visitar.
Entrevistando os fundadores |
Revisão: Jaime Ninice
Capa: Felipe Araujo
Capa: Felipe Araujo