O principal objetivo do Pipeline é instruir e dar uma direção à aqueles que desejam fazer dos jogos uma profissão, mas não sabem por onde começar a estudar, nem que área escolher. Serão feitas entrevistas com profissionais das mais variadas áreas relacionadas à criação de jogos, como arte, música, filmagem, entre outras. As informações serão coletadas e o time por trás desse projeto entrará em contato com as pessoas através de discussões, boletins enviados por e-mail, atualizações nas redes sociais, e outros meios, para que ideias e conceitos possam ser levantados, que ajudarão a criar um material rico e variado para os usuários.
A equipe responsável pelo Pipeline é composta apenas por jovens, como o próprio público alvo do projeto sugere. Enquanto que o membro mais novo possui 14 anos, o mais velho possui apenas 18. Apesar de possuir esse público alvo de jovens que ainda estão se decidindo por essa área, a Valve esclarece que o projeto Pipeline não é restrito exclusivamente a eles, pois "os materiais ajudarão a qualquer um, a qualquer momento".
No site oficial e na newsletter do projeto, a Valve esclarece as principais dúvidas através de um FAQ. Confira os principais itens apresentados nessa seção de perguntas e respostas mais comuns, além de um vídeo de introdução às características gerais do Pipeline:
Pergunta: Qual o objetivo do site e do projeto?
Resposta: "Nós queremos estabelecer uma conexão com o mundo dos jovens que nos fazem várias perguntas sobre como entrar na indústria de games. Nós, então, procuramos uma maneira de responder a essas questões e dar as informações que essa comunidade precisa."
P: O Pipeline é realmente criado por estudantes do ensino médio?
R: "Sim, nós dividimos um escritório com Gabe Newell, e recebemos muita ajuda do Jeff Sorensen, mas fora isso, nós fazemos tudo (músicas, edição de vídeos, etc.)"
P: Cadê o Half-Life 3? / O Gabe Newell sabe contar até 3?
R: "Essa não é uma pergunta para o Pipeline, e não sabemos nada sobre isso." / "Não temos nenhuma evidência disso."
Não há dúvidas de que a indústria de videogames precisa de pessoas jovens, com novas ideias e dispostas a colocá-las em prática. Como o Pipeline é um experimento da Valve, é possível que as ideias geradas através dessas discussões sejam utilizadas pela empresa em desenvolvimentos futuros, ou até mesmo a escolha de alguns jovens para estagiarem na Valve.
Ficou interessado em participar do novo projeto experimental da Valve e aprender mais sobre a indústria de games? Então basta acompanhar as futuras atualizações, através do site oficial, ou da página oficial do Facebook, ou do canal oficial do Youtube da Valve Pipeline.