As sequências que há anos queremos e já cansamos de esperar

em 20/07/2013

Todo ano, a indústria de jogos eletrônicos é inundada com inúmeras sequências, algumas boas, outras ruins. Muitos acreditam que atualment... (por Unknown em 20/07/2013, via GameBlast)

Todo ano, a indústria de jogos eletrônicos é inundada com inúmeras sequências, algumas boas, outras ruins. Muitos acreditam que atualmente só existam fórmulas recicladas e uma grande carência de títulos novos e diferentes, o que não deixa de ser verdade em alguns aspectos. Hoje veremos as possíveis sequências de games originais incríveis que por um motivo qualquer não foram produzidas. 

Perceba que sequências recém-anunciadas ficaram fora da lista, pois pelo menos ainda temos uma perspectiva de vê-las no futuro.

Full Throttle

Este clássico, lançado em 1995, é um adventure point-and-click dos tempos áureos da LucasArts. Criado por Tim Schafer, de Grim Fandango, Psychonauts e Brütal Legend, este jogo sofreu várias tentativas de gerar uma sequência na década passada, mas nada de concreto foi realizado no fim.

Atualmente, a chance de uma sequência é praticamente nula. A LucasArts foi fechada em 2013 e muitos da equipe original se dispersaram, além do dublador original ter morrido em 2002. A única hipótese que resta é a de Tim Schafer conseguir os direitos e dar continuidade.

Chrono Trigger / Cross

Chrono Trigger, um dos RPGs mais aclamados da Squaresoft, é um caso peculiar. Tendo sido bem recebido pela crítica e pelo público, além de sucesso de vendas, demorou anos para receber uma sequência: Chrono Cross (excluindo Radical Dreamers). Para surpresa geral, o jogo não era bem aquilo que se esperava, já que as personagens principais não foram as mesmas do Trigger.

Apesar do domínio Chrono Break ter sido registrado no começo da década passada, apenas ports vêm sendo relançados de tempos em tempos. Até mesmo a tentativa dos fãs de fazer um remake HD foi para o ralo quando advogados da Squaresoft obrigaram o cancelamento. Seria esse um indicativo que há algo guardado para a série ou ela teria mesmo chegado ao fim da linha?

Battletoads

Apesar de bastante difícil, Battletoads foi recebido positivamente pelos jogadores, gerando algumas sequências e, até mesmo, um crossover com Double Dragon. Porém, desde 1994, nada de novo foi produzido e o título ficou para trás.

Com os jogos 2.5D em alta e vários games daquela geração retornando (vide Castle of Illusion, Ducktales, Bionic Commando, etc.), esta não poderia ser uma hora melhor para os sapos voltarem à ativa. Porém, se o desenvolvimento de Killer Instinct 3 serve de algum indicativo, pode acabar nem sendo pela própria Rare, o que seria uma pena.

Shenmue

Considerada a obra-prima de Yu Suzuki, Shenmue é um projeto épico que conta a saga de Ryo em busca de vingança pela morte do seu pai. Tendo se iniciado no Dreamcast, essa trilogia teve como o seu primeiro capítulo um dos jogos mais caros da indústria. Sua sequência, Shenmue 2, acabou por fracassar em vendas devido a problemas de marketing e lançamento tardio no Dreamcast, apesar de ter sido bem recebido pela crítica.

Com isso, Shenmue 3 foi colocado no freezer, onde está até hoje. Segundo o criador, a ideia era lançar o novo episódio com os dois primeiros em disco, formando assim um único jogo. Porém, o problema é o orçamento para tal feito. Ainda assim, há chances de uma sequência acontecer, mas não em breve.

Half Life

A franquia de maior sucesso da Valve espera há anos uma continuação que fecharia a trilogia Half-Life. Porém, não é fácil ser o último da fila e, ainda assim, atender às expectativas. A Valve está ciente disso e, para não cometer os mesmos erros de outras produtoras (como a 3D Realms em Duke Nukem Forever), prefere manter o silêncio até ter um produto de alta qualidade.

A questão não é se essa sequência acontecerá, mas sim quando.

Psychonauts

Psychonauts é um charmoso adventure de plataforma do mesmo criador de Full Throttle. Recentemente, houve muito murmurinho quando fãs criaram uma petição pedindo sua continuação, contando inclusive com o apoio do criador de Minecraft, Notch. Infelizmente, tão logo Tim Schafer mostrou a verba que ele precisaria para fazer o jogo, todos pularam fora do barco.

Apesar da tentativa ter falhado, fica o apelo dos fãs para que Tim faça uma sequência desse game. Ainda deve demorar, mas pelo menos os fãs foram ouvidos.

Conker’s Bad Fur Day

Mais um jogo da Rare que, após a compra pela Microsoft, era dado como certo que teria uma sequência. Não só o tom do jogo era considerado mais adequado aos consoles da MS, mas até mesmo um remake foi feito, pavimentando o caminho para a continuação. Porém, a pedido da Microsoft, algumas obscenidades que existiam na versão de N64 foram censuradas e, em seguida, mais nunca se falou sobre o jogo.

Apesar da sequência ter sido até idealizada com o nome de Conker's Other Bad Day, hoje é apenas mais um jogo na memória. Assim como Killer Instinct 3, só nos resta torcer para que Conker volte, mesmo que pelas mãos de outra produtora.

Vagrant Story

Por si só, Vagrant Story já é um pacote completo, sendo o único jogo do Playstation a receber a nota máxima da revista japonesa Famitsu. Criado por Yasumi Matsuno, foi uma tentativa de se afastar da série Final Fantasy Tatics e respirar com ideias e conceitos diferentes. Segundo ele, apenas 50% da história foi contada no jogo devido a problemas de cronograma.

Apesar da ótima recepção e do final aberto para um sequência, as chances de uma sequência acontecer são nulas, pois seu criador saiu da Square de forma nada amigável. Apesar de ter várias vezes dito que gostaria de fazer uma sequência, a mesma não carregaria o título Vagrant Story.

Shadow Hearts

A série Shadow Hearts é pouco conhecida e apreciada. Produzida por ex-funcionários da Square desgostos com a falta de inventividade da companhia e persistência nos títulos de sempre, a série reúne o que há de melhor da época de ouro dos JRPGs, trazendo inovações em vários quesitos.

Como sucessor espiritual de Koudelka, a trilogia arrancou críticas positivas e, desde final do terceiro game, ficou dormente. Pouco se fala sobre uma possível sequência, se é que algum dia acontecerá. Quem sabe remakes em HD revitalizem o interesse sobre dessa série?

Menções Honrosas

  • Eternal Darkness: Uma continuação espiritual envolvendo antigos membros está sendo planejada;
  • Killer Instinct: A Microsoft decidiu reviver a franquia no Xbox One, mas sem o envolvimento da Rare, o que é uma pena. Resta apenas esperar que façam um trabalho excelente;
  • Beyond Good and Evil: Segundo pessoas da Ubisoft, a trilogia pode acontecer nos consoles da próxima geração;
  • Super Mario RPG: Como a Squaresoft detém os direitos desse jogo, sua sequência pela Nintendo virou Paper Mario de N64, gerando vários sucessores espirituais. Ainda assim, seria ótimo ter uma sequência nos mesmos moldes;
  • Kingdom Hearts 3: Finalmente, após a E3 de 2013, foi anunciada a sequência tão aguarda... mas ainda estamos a anos de vê-la.
E você? Que continuações daquele seu jogo amado você já cansou de esperar?
Revisão: Bruna Lima
Capa: Daniel Machado 

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.