Análise: Como Logo Quiz (Android) fez sucesso entre meus amigos mesmo sendo apenas um jogo de quiz?

em 10/07/2013

Sabe quando tem um jogo que faz sucesso entre todos os seus amigos ao mesmo tempo? Eu mesmo já experimentei isto várias vezes. Quando eu e... (por Gabriel Toschi em 10/07/2013, via GameBlast)

Sabe quando tem um jogo que faz sucesso entre todos os seus amigos ao mesmo tempo? Eu mesmo já experimentei isto várias vezes. Quando eu era pequeno, teve época de Beyblade (com direto à beyblades improvisadas com tampas de detergente), Yu-Gi-Oh (game no qual eu não aprendi jogar até agora) e até jogos online, como Habbo Hotel e Club Penguin. Mais recentemente, foram os jogos de celular que começaram a ser assunto frequente entre meus amigos. Fruit Ninja e Subway Surfers já passaram por este posto de “preferido do momento”, mas nunca achei que um jogo de quiz ganharia este título alguma vez.

Logo Quiz é o nome do dito cujo e está disponível no Google Play gratuitamente. O objetivo é conseguir decifrar e lembrar o nome de diversos logotipos de marcas que foram modificados para serem mais difíceis de acertar. E a premissa é só isso mesmo. Para analisar um jogo como esse, é preciso ter em mente que ele nunca se encaixaria em um console, principalmente de mesa.

Ele não tem história como os outros, já que você só tem o objetivo de acertar o nome dos logotipos. Ele não tem gráficos como os outros, já que só possui os logotipos a serem descobertos. A proposta de Logo Quiz é ser apenas um jogo de quiz e, para isso, ele não precisa de gráficos ultrarrealistas ou uma história digna de um RPG. Vamos analisá-lo, leitor, pelo que o jogo se propõe a ser. E olha que ele vai até bem, viu?

Um desafio bem capitalista

Ao abrir o jogo pela primeira vez e clicar em Start, aparecem diversos níveis, cada um com um número de logotipos diferentes, sendo apenas o primeiro aberto. Assim, para desbloquear o Nível 2, é necessário alcançar um número certo de logos corretos. Ao entrar no primeiro logotipo, ele aparece com algumas partes faltando, para dificultar seu trabalho. E é só colocar o nome correto da marca e apertar OK para colocar mais um acerto na sua conta. Simples, não? E é essa simplicidade que funciona muito bem, e você acaba apenas se importando com o principal, que é colocar sua memória capitalista à prova.

Existem ainda alguns extras a esta ideia. Se você, por exemplo, sentir que já viu aquele logotipo em algum lugar mas não lembra onde, tem a disposição algumas dicas para te ajudar. Você pode pedir algumas frases explicando sobre a marca, as letras que compõe a resposta embaralhadas, algumas letras na ordem em que são colocadas na palavra ou ainda o nome da marca completo. Para usá-las, você ganha dicas de acordo com o que você vai acertando. Uma forma bem equilibrada de pedir ajuda.

As dicas são ativadas
pelos botões amarelos
Porém, todo este processo tem algumas falhas. Alguns logotipos podem ser encontrados em diversas fases, alterados da mesma forma, o que rende alguns pontos “de graça”, já que resolvendo um, você resolve dois ou até mais. Outro problema é um difícil lema dos programadores: como obrigar que o jogador escreva a marca sempre do mesmo jeito e não com uma sigla ou algo parecido? Logo Quiz tem um sistema de correção que acaba ajudando os jogadores e resolvendo este problema. Só que em algumas vezes ajuda demais, e só por colocar o que está escrito no logotipo modificado ou algo totalmente nada a ver, ele já credita pontos a você. Sério, era para ter colocado “Sports Channel TV”, coloquei “Fashion TV” e ele aceitou. Vai entender!

Entre os logotipos, marcas do mundo inteiro estarão disponíveis. Tecnologia, vestuário, música, televisão, séries, videogames, bancos e muitos outros setores fazem presença. No mundo dos jogos, grandes empresas como Nintendo, Sony, Sega, Namco Bandai, Microsoft e muitas outras, colaboram com seus consoles, como DS, 3DS, Wii, PlayStation, Xbox, PS3 e PSVita (esse é bem difícil de acertar, fica a dica) e algumas franquias famosas de jogos, como Guitar Hero e Mortal Kombat, por exemplo. Marcas brasileiras, como Bradesco, Banco do Brasil e Embraer, também fazem presença.

Por quê fez sucesso entre meus amigos?

Comecei esta análise já falando desse “sucesso inesperado” do título. Afinal, ele é apenas um jogo de quiz e joguei mais ele com os meus amigos do que os que se intitulam jogos sociais. A culpa disso tudo é o desafio que Logo Quiz traz.

Sempre te perguntam na escola ou na faculdade coisas que você devia saber sobre Matemática, História, Geografia ou Ciências. Mas nunca te perguntaram como seria o logotipo da Hawaiian Airlines ou que marca é representada pela foto de um bebê azul. Como você vê marcas e logotipos em todo lugar e a todo momento, elas acabam impregnadas na cabeça. O jogo tenta trazer estas informações à tona, mostrando que, de fato, você sabe mais marcas do que achava que sabia.

E, com o tempo, o famoso lema de Pokémon, “Temos que pegar todos”, começa a valer para Logo Quiz também. Incontáveis vezes eu me flagrava olhando no celular de um amigo, conferindo as respostas para ver os que eu ou ele não tínhamos feito. Você começa a realmente querer completar sua Pokédex capitalista e provar que na hora de reconhecer logotipos, você entende.


Logo Quiz é um jogo diferente, mas que diverte. Não precisa de gráficos ótimos, nem de uma alta trilha sonora - já que seu som de acerto faz seu trabalho muito bem, nem de uma história épica cheia de heróis e vilões: ele apenas precisa desafiar seu cérebro para uma pergunta que você nunca imaginou. É uma boa alternativa para um jogo mobile, principalmente se tentar zerá-lo com os amigos, já que cada um vai saber um logotipo que outro não sabe. Afinal, é de graça, o que você vai perder?

Prós


  • Jogabilidade simples, que cumpre com seu objetivo;
  • Diversos logotipos para serem descobertos, de diversos segmentos;
  • Atualizações com novos logotipos;
  • Sistema de dicas balanceado e cheio de opções;
  • Bom desafio para jogar com os amigos;
  • É de graça no Google Play.

Contras


  • Alguns logotipos são repetidos em algumas fases;
  • O sistema de correção de resposta é um pouco falho, dando pontos quando não deveria.

Logo Quiz - Android - Nota: 8,0
Revisão: Leonardo Nazareth
Capa: Daniel Silva

sempre com projetos criativos, estranhos ou os dois ao mesmo tempo. desenvolvedor de software, game designer e escritor sobre as coisas que eu gosto.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.