Hands-on

Simulando a guerra moderna em Battlefield 4 (PC)

em 22/06/2013

Durante a E3 deste ano, fomos convidados a jogar uma breve partida para até 64 jogadores (32 de cada lado) no mais novo jogo da DICE publi... (por Unknown em 22/06/2013, via GameBlast)

Durante a E3 deste ano, fomos convidados a jogar uma breve partida para até 64 jogadores (32 de cada lado) no mais novo jogo da DICE publicado pela EA: Battlefield 4. À primeira vista, pode parecer apenas mais uma atualização de gênero há muito estagnado. Porém, bastam alguns minutos para mudar de opinião e ver um genuíno esforço em trazer novas funcionalidades a esta franquia de sucesso.

Destruição implacável

Por ser uma rápida demonstração, fomos convidados a assistir a um tutorial em forma de vídeo, assim a imprensa podia se familiarizar com o jogo e conhecer as novidades. Porém, devido ao tempo restrito no nosso cronograma, pulamos essa parte e fomos direto ao que interessa.

Vários veículos e formas de incursão
O mapa "Siege of Shangai" (Cerco a Shangai) era gigantesco, possuindo um pouco de tudo: uma baía para investidas aquáticas ou ataques marítimos a barco, estradas repletas de tanques e APCs para deslocamento seguro pelo campo de batalha e caças modernos e helicópteros esperando por pilotos no topo de arranha-céus para apoiar as tropas em terra e incursões cirúrgicas. Essa diversidade de terreno e maneiras diferentes de locomoção permite o uso de diferentes estratégias para atacar o seu inimigo e tomar os objetivos.

Uma das coisas mais bacanas do jogo era a possibilidade de modificar certas áreas da cidade de acordo com sua estratégia. Pontes de acesso podem ser bloqueadas para evitar a passagem de veículos pesados e outras seções podem ser destruídas para abrir caminho ou, até mesmo, bloquear.

Enormes mapas e muita destruição
Aliás, a possibilidade de destruir vários dos elementos que compõem o mapa é algo excepcional. É possível trazer abaixo um prédio inteiro ao atacar os quatro pilares principais que o sustenta. Essa destruição não só deixa uma pilha de escombros no local, como levanta uma espessa camada de poeira, atrapalhando a visão dos jogadores e aumentando a complexidade da guerra, simulando assim um campo de batalha de verdade. O mais interessante é que a destruição é causada pelos jogadores, e não por algo roteirizado.

Ainda, outra grande novidade é a volta do modo Commander (Comandante) do Battlefield 2. Apesar de não termos tido a oportunidade de jogar esse modo, a EA disponibilizou um vídeo em seu canal explicando como ele funciona. Vale a pena conferir.

Simulador de guerra

Battlefield 4 não é só uma continuação costumeira, mas também uma tentativa de trazer elementos novos a um gênero pouco inventivo. Apesar do pouco tempo que tivemos para experimentá-lo, gostamos muito do que vimos.

Os jogadores poderão experimentar esse campo de batalha com 64 jogadores a 60 fps no PC no dia 29 de outubro. Os jogadores de Xbox 360 e PlayStation 3 serão agraciados com uma versão mais enxuta, que permite 32  jogadores simultâneos a 30 fps, na mesma data. Ainda não há data anunciada para o Xbox One e PlayStation 4, mas se sabe que terá as mesmas funcionalidades da versão de PC.

Revisão: Vitor Tibério
Capa: Diego Migueis

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
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