A "zoera" é tanta que é melhor parar: os 10 momentos mais engraçados da E3 2013

em 18/06/2013

Ah... A E3. Uma feira que acontece tão distante da gente, mas que deixa muitas boas recordações, principalmente este ano, quando fora... (por Gabriel Toschi em 18/06/2013, via GameBlast)


Ah... A E3. Uma feira que acontece tão distante da gente, mas que deixa muitas boas recordações, principalmente este ano, quando foram anunciados o Xbox One e o PlayStation 4, além dos diversos jogos para Wii U, 3DS, PCs e plataformas mobile. Sim, é uma semana muito importante para nós, amantes dos videogames. Novas aventuras são mostradas, novos heróis são revelados, um grande mix de empolgação e falta de dinheiro no bolso resumem a Electronic Entertainment Expo deste ano.

Tudo bem, vamos parar com a enrolação. A verdade é que é na E3 que conhecemos os novos jogos e consoles que serão vendidos nos próximos anos e, sem sombra de dúvida, é o maior berço de memes gamísticos da história. E o ano de 2013 não ficou fora dessa contabilidade: é hora de relembrar os 10 momentos mais engraçados da E3 deste ano. Afinal, a zoeira não pode parar, certo?

Menção Honrosa: o álbum de momentos felizes da Big N: com direito a gatos

Abrimos nosso Top 10 (quer dizer, mais ou menos, já que é apenas uma menção honrosa) com... a Nintendo. Sim, ela decidiu não fazer uma conferência tradicional este ano e focou toda a sua apresentação na E3 com um Nintendo Direct transmitido ao vivo para o mundo todo e com os desenvolvedores no próprio palco. Tudo bem, foi uma estratégia muito válida e ficou muito legal. Só que a Nintendo não pode deixar de fazer zoeira na E3 e essa “nova interação” trouxe algumas coisas bem legais para nós, reles mortais, que mereceram estar aqui mesmo sem participar do nosso ranking.

Se você viveu em um castelo dominado por uma tartaruga feiosa nos últimos tempos, saiba que o novo jogo 3D do encanador, Super Mario 3D World, traz um novo power-up: a Cat Suit. Isso, uma roupinha de gato fofinho. Meu sonho é estudar Game Design e um dia poder trabalhar na Nintendo e fazer parte da equipe de um jogo do Mario... Mas se tiver que fazer que nem estes caras do SM3DW e ter que vestir roupa de gato para apresentar o jogo na E3, eu acho que passo... Imagina então se tiver que fazer um vídeo para postar no YouTube?

A cor amarela combinou com este japonês (desculpe pela piada).

Ah, claro, se fosse apenas a roupa de gato, estava bom. Mas o nível de zoeira da Big N estava “mais de 8000” nestes dias de E3 e a página do Facebook da empresa se tornou um grande poço de vergonha alheia. Afinal, em que outro lugar do planeta e da história você poderia ver Reggie com um bigodinho do Mario mal montado no Photoshop, Iwata de DK segurando uma banana e Miyamoto saindo de um barril com uma cara muito estranha? Essa é a E3.

Complete a legenda: "It's a me"...

Depois das cenouras, as bananas são a nova arma de Iwata

10) Microsoft deixando o trailer de Battlefield 4 sem palavras

Oficialmente, portanto, é a Microsoft que começa o nosso Top 10 de hoje. E olha que nem vamos falar ainda do Xbox One e sim da própria conferência da empresa. Na verdade, a grande empresa de Bill Gates sempre acaba tendo alguns problemas com apresentações deste tipo. Um bom exemplo desta "amizade" entre a MS e as conferências aconteceu quando Bill Gates mostrava o Windows 98 antes de seu lançamento e a temida tela azul decidiu mostrar as caras.


Na E3 2013, o problema não foi com o Xbox One, mas com o trailer de Battlefield 4 durante a sua conferência. Primeiro, o trailer rodou alguns bons segundos sem áudio. Depois, demorou outros para voltar e ser mostrado corretamente. O ápice da brincadeira fica para o apresentador, que ficou com aquela cara de "fiquem tranquilos, eu sei que vai voltar".

9) #girlwood apresentando a conferência da Ubi

A conferência da Ubisoft sempre foi algo bem mais descontraído que as outras (tirando o Reggie e o Kaz Hirai, mas estes são lendas) por causa da sua apresentação bem menos empresarial, sempre tentando cativar o público. Aisha Tyler foi a responsável por estar no palco durante toda a apresentação deste ano: e devo dizer que ela se saiu bem. Pelo menos, se era para dar risada.


O uniforme de apresentação dela foi muito simples: uma camiseta preta com uma única hashtag: #girlwood. A tag foi parar nos Trending Topics do Twitter em pouco tempo e as comparações com a Michelle Obama foram inevitáveis. As piadas dela foram nos cativando e, por mim, ela poderia ter apresentado todas as outras conferências chatas sem nenhum problema.

O ápice, no entanto, foi o que ela falou após o trailer de Assassin’s Creed IV: Black Flag: um longo e sucinto “Holy Crap!”. Isto, em uma tradução livre (e já que tem criança lendo isto, educada), seria um longo e sucinto “caraca, que demais!”. Agora pensem no sentido menos educado e entenderão como foi a conferência com ela.

8) Wii Fit Trainer como lutadora de Smash Bros.

Tudo bem, Super Smash Bros. é um jogo que não tem graça sem um pouquinho de zoeira. Na verdade, ele é o que pode ser chamado de pura zoeira descompromissada dentro de quatro controles. Pense bem: você só junta alguns dos personagens mais clássicos dos videogames e os coloca na pancadaria sem nenhum motivo aparente. E você ainda controla um deles. Realmente, o nível é alto.

Os personagens da série sempre foram uma coisa que cativou os fãs. Afinal, a entrada de Mega Man no novo jogo para 3DS e Wii U não foi deixada de lado; pelo contrário, foi um dos pontos altos da Nintendo na E3. Só que do mesmo jeito que R.O.B. e Mr. Game & Watch, personagens “nada a ver com nada”, já apareceram nas telas de Brawl e Melee, era de se esperar algum personagem novo neste estilo. Só que ele veio com altas doses de yoga.


A treinadora de Wii Fit é a nova personagem que vem integrar o time de Smash Bros. 3DS e Wii U. Sim, aquela mulher branca (eu estou falando de algo realmente branco), sem cara e com uma roupinha de ginástica daquele jogo que usa o Balance Board para fazer exercícios físicos e deixar seu corpo sempre pronto. Pode ter sido um choque para muitos que esperavam o anúncio de outro personagem em vez dela, mas eu acho que o bônus de zoeira só vai aumentar quando eu ganhar de todos usando apenas o Yoga Fire. Não, pera...

7) Peggle 2 é anunciado com (muito) entusiasmo

E quem diria que a EA iria anunciar jogos casuais nesta E3 com Battlefield 4 e muitos jogos de esporte por aí? Bom, ela deixou esse papel por cargo da PopCap Games, que acabou por anunciar Plants vs. Zombies: Garden Warfare, um novo jogo que mostra a contínua luta entre vegetais e mortos-vivos, só que agora com gráficos mais realistas e tudo em 3D. Certo, todos ficaram empolgados com isto. Afinal, matar zumbis em 3D é algo que não podemos recusar. Principalmente se for ecologicamente correto.

Só que não é dele que viemos falar. Após isto, antes de ir embora do palco, John Vechey, co-fundador da PopCap, anunciou Peggle 2, sequência do jogo casual lançado para mobile e PCs há algum tempo pela empresa. E ele não fez isso com um trailer, com uma foto, com um teaser, com uma artwork. Ele fez isto com um pulo muito empolgado. Isto que é amar o trabalho, hein?

6) "Não tem Internet? Compre o Xbox 360"

Esta seria um pouco mais cômica se não fosse trágica. Bom, demorou, mas tivemos que falar do Xbox One, praticamente o assunto geral da E3 deste ano. Não pelos seus jogos (que foram bem anunciados), mas pelo console em si. Alguém mais pessimista poderia dizer no meu lugar que o XOne é “um videocassete que só vê TV, não roda jogos usados, tem trava por país e precisa se conectar a cada 24 horas na internet para funcionar”. Tudo bem, podemos estar sendo cruéis demais, mas tirando a primeira oração, todo o resto foi anunciado pela Microsoft.


Muitos reclamaram, de verdade. Alguns pela trava por país, outros pela falta de jogos usados. Porém, foi a necessidade de conexão diária que fez com que Don Mattrick fizesse a declaração mais infeliz da feira: “Felizmente temos um produto para as pessoas que não possuem qualquer tipo de conexão, ele se chama Xbox 360”. Eu realmente espero que ele esteja zoando conosco.

5) Villager: de Animal Crossing para a zoeira da internet

Isso, Smash Bros. de novo no Top 10! E, não era pra menos, só falamos de dois dos três novos personagens anunciados para o novo jogo de pancadaria gratuita animada da Nintendo. O terceiro lutador a se juntar à equipe é Villager, o representante da franquia Animal Crossing (assim como o Pokémon Trainer era representante da franquia de monstros de bolso).


Tudo bem, a aparição dele nem é tão inusitada assim. Ness é um garoto que usa um taco de beisebol e tem poderes psíquicos, quem liga? O melhor da sua nova aparição foi a cara do novo personagem. Bom, digamos que a cara do Villager não passe muita segurança para as pessoas... Certo, ele tem cara de psicopata e não escapou do pessoal da internet que faz aquelas montagens animadas que tanto gostamos.



Certo, agora eu fiquei com medo. Próximo!

4) Sony tirando com a cara da Microsoft (e do XOne)

A Sony pode ganhar o título de “empresa mais sacana da E3 2013” sem nenhuma objeção pelas concorrentes ao posto. Depois que o Xbox One fez toda a lambança de se anunciar com aqueles “empecilhos”, a japonesa decidiu dar o troco e usar isto para alavancar o seu PlayStation 4.

Já eram 10 horas da noite quando começou a conferência da Sony. Vimos o design do console, alguns jogos e, finalmente, algo que seria “exclusivo” do seu console. Alguém chuta alguma coisa? Sei lá, alguma tentativa? O anúncio era simples, “você pode fazer o que quiser com seus jogos usados: vender, emprestar para um amigo, dar para alguém ou, simplesmente, ficar com eles”. Sim, só um Fatality no pessoal da Microsoft. Principalmente depois de uns 30 segundos de aplausos.

3) “Guia de empréstimo de jogos usados”, por Sony

Ah, claro, a zoeira da Sony não parou por aí. Ela simplesmente decidiu fazer um guia de “como emprestar seus jogos usados do PlayStation 4 para outras pessoas”. O vídeo é tão irônico e engraçado que nem tem graça explicar nada com palavras.


Acho que este vídeo foi uma ordem direta do Kaz Hirai. Só acho.

2) A equipe da E3 e o Ouya: muita treta, com direito a polícia

Como um amigo meu me disse hoje, “nunca houve um console tão indie quanto o Ouya”. Ele nasceu no Kickstarter, roda Android e teve a apresentação mais épica da história da E3. Você não viu o Ouya na E3? É que você não olhou do outro lado da rua.


A história é simples: para cortar gastos, eles decidiram não apresentar dentro do Los Angeles Convention Center. Em vez disso, alugaram um grande espaço no estacionamento de carros que fica em frente do pavilhão e montaram seu estande lá, com placas chamativas dizendo “ei, o Ouya está aqui”. Sim, no estacionamento da frente. A equipe da E3 ficou tão brava que mandou a polícia de Los Angeles lá. Mas o pessoal do Ouya não fazia nada demais e não aconteceu nada. Resultado? Muita treta: eles contraram o espaço da frente do estande do Ouya e encheram de caminhões gigantes. Poxa, pra que tanta raiva dessa galera que só quer entrar no mercado de consoles?


E se você acha que toda essa zoera não foi suficiente para o segundo lugar neste Top 10, é bom saber o que o Ouya fez depois. Alugaram o espaço da frente dos caminhões (que já estavam na frente do estande) para colocar mais caminhões com placas dizendo “ei, o Ouya está ali atrás”. É a vida do capitalismo, meus amiguinhos.

1) A legião da internet contra o Xbox One

E quem diria que a culpa da parte mais engraçada da E3 veio dos próprios espectadores? Pode ter acontecido tanta coisa, mas não tem nada que supere em níveis de zoeira o pessoal da internet capaz de fazer montagens. Se uma imagem vale mais que mil palavras, quantas será que valem um monte de GIFs zoando com o Xbox One?






A E3 vai, mas as recordações ficam. Esta foi nossa compilação dos momentos que mais nos tiraram risadas. O que você achou mais engraçado na feira? Deixe seus comentários!

Revisão: Vitor Tibério
Capa: Douglas Fernandes

sempre com projetos criativos, estranhos ou os dois ao mesmo tempo. desenvolvedor de software, game designer e escritor sobre as coisas que eu gosto.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.