Uma aventura curta
Indiana Jones e a Última Cruzada possuía apenas seis fases e seguia os mesmos passos do herói no filme. Apesar da aparência de Indy não mudar durante todo o jogo, as duas primeiras fases (caverna e um trem do circo) representam o prólogo do filme, no qual um Indiana ainda adolescente encontra a Cruz de Coronado. Na terceira entramos em uma catacumba, na qual o personagem acaba encontrando pistas sobre o Santo Graal, enquanto a quarta consiste em subir os muros de um castelo que serve como base para os nazistas. Já a quinta etapa se passa dentro de um zeppelin, com o jogador tendo que chegar até um avião para escapar. O jogo termina na sexta fase, que consiste basicamente em apresentar os enigmas que Indy enfrenta durante o filme.Com exceção da segunda e da sexta fase, todas as outras são basicamente labirintos nos quais o jogador deve subir e descer até finalmente encontrar a saída. Para aumentar o desafio, além dos inimigos como índios, bandidos e ratos, as fases possuem um contador que se chegar a zero é game over. Para evitar isso, o jogador deve sempre ficar atento coletando as pequenas ampulhetas que aparecem pelo caminho. A segunda fase é em linha reta, com o personagem atravessando os vagões de um trem. Essa parte ficou marcada pelo fato de que Indiana podia ser atacado por alguns animais que estavam dentro dos vagões, como rinocerontes e girafas. A sexta e última fase é bem curta, contando apenas com poucas armadilhas e o enigma mais interessante do filme, que era caminhar pelas letras que formavam a palavra IEHOVÁ e conseguir finalmente o Cálice Sagrado.
Divertido, porém silencioso
Apesar de ser bastante limitado tecnicamente, Indiana Jones e a Última Cruzada ainda trazia coisas interessantes para os games da época. Quando o personagem caminha, por exemplo, a movimentação é bem legal, balançando os braços e mostrando a camisa branca que ele usa por baixo da jaqueta de couro. Na hora de pular entre as plataformas, Indy coloca a mão na cabeça para segurar o chapéu. O grande ponto negativo mesmo fica por conta do personagem não poder correr, apenas caminhar. Às vezes para passar mais rápido por alguma parte era melhor ir pulando, o que dava certa velocidade. Além da animação do personagem, algumas fases traziam efeitos interessantes, como a do zeppelin onde a câmera se movia para cima e para baixo, dando a sensação de estar em um veículo em movimento. Já na fase do castelo era possível usar o chicote para alcançar plataformas mais distantes.Tela de abertura antes da 6ª fase |
Mesmo com todos os defeitos, ainda lembro com carinho de Indiana Jones e a Última Cruzada para o Master System. Apesar de tudo, ele era um jogo divertido para a época e conseguia reproduzir alguns dos desafios do filme no qual foi baseado. Além disso, as cores eram bem vivas e representavam com fidelidade os trajes do Indy.
Revisão: Bruna Lima
Capa: Stefano Genachi
Capa: Stefano Genachi