É um novato no mundo dos jogos eletrônicos e não entende nada do que dizem? Hora de aprender o vocabulário gamer! - Parte 1

em 12/05/2013

Já experimentou entrar em uma conversa com amigos e não entender uma palavra do que eles dizem? Acho que minha mãe fica assim quando esto... (por Gabriel Toschi em 12/05/2013, via GameBlast)


Já experimentou entrar em uma conversa com amigos e não entender uma palavra do que eles dizem? Acho que minha mãe fica assim quando estou falando com alguém sobre videogames e, provavelmente, não é a única. Nós, gamers, usamos um vocabulário bem peculiar, com termos bem diferentes dos comuns. O GameBlast te apresenta agora um pequeno vocabulário muito útil se você for marinheiro de primeira viagem no mundo dos jogos eletrônicos ou ainda conhecer alguém que ainda não é alfabetizado nesse nosso meio. Quem disse que não se aprende nada com videogame, não é mesmo?

Análise de jogo

Uma análise de um jogo é como uma resenha crítica de um filme ou livro: ela é feita com o intuito de dizer se um jogo é bom ou não, analisando todos os seus prós e contras. A maioria delas trás uma nota final para o jogo em questão, como as análises do GameBlast. Outras ainda trazem notas separadas para alguns quesitos especiais (jogabilidade e gráficos são alguns exemplos), como as da Revista Nintendo World.


Console de mesa

Um console de mesa é um videogame feito para ser ligado a uma televisão e ser jogado com os controles, ou seja, é um daqueles em que você fica na sala ou na lan house para jogar. Obviamente, você não pode levá-lo para qualquer lugar por aí (a não ser que leve a TV junto, mas isto é outra história). Alguns exemplos são o PlayStation 3, o Xbox 360 e o Wii U.


Console portátil

Um console portátil é um videogame feito para ser usado em qualquer lugar. Ele contém, assim como um console de mesa, controles e entrada para mídia, mas ainda tem uma tela própria (para substituir a TV). Alguns exemplos são o Nintendo 3DS e o PlayStation Vita.

Demonstração

A demonstração de um jogo, chamada popularmente de demo, é uma amostra grátis do produto, na qual você pode experimentar alguns níveis pré-determinados de forma limitada para conhecer como o jogo é, se ele funciona no seu computador ou se você gostou e deseja, de fato, comprá-lo.

DLC (Downloadable Content)

DLC é uma sigla inglesa para o termo “downloadable content”, que, no bom e velho português, significa conteúdo para download. São conteúdos extras para os jogos que podem ser adquiridos por meio das lojas digitais, as mesmas onde são vendidos os jogos em mídia digital. Alguns exemplos são novas fases, novas campanhas, novos personagens e novas músicas (no caso de jogos musicais/de ritmo).

DLC Quest é um jogo que utiliza dos conteúdos para download como peça-chave para a jogabilidade

Download

Download é um termo cuja origem recorre ao início da internet e não se restringe apenas aos jogos. Esse termo significa a passagem de dados de um dispositivo a outro através de um canal de comunicação. Nos videogames, ele é aplicado quando usamos a internet para adquirir jogos em mídia digital, jogamos títulos multiplayer online ou qualquer utilização de rede.

Gráficos

Toda vez que se fala em gráficos de videogame, estamos falando de toda a parte gráfica de um jogo. Como os personagens e cenários são feitos, como os menus são produzidos e a harmonia de todas estas composições: estamos falando disto quando comentamos sobre os gráficos de um jogo. A capacidade gráfica de um console ou portátil também conta quando este permite uma tecnologia diferente, como gráficos em alta definição ou em três dimensões (3D).


Gênero de jogo

Assim como qualquer tipo de arte, os jogos também são divididos em gêneros para melhorar a sua classificação. Estes gêneros são feitos a partir da jogabilidade de cada título, não levando em conta, na maioria das vezes, a história e os gráficos, por exemplo. Assim, um jogo de plataforma pode ter uma temática espacial quanto medieval e continuar sendo considerado de plataforma. Existem vários deles e você pode conhecer os mais famosos neste artigo do GameBlast.


Jogabilidade

A jogabilidade é o maior diferencial de um jogo eletrônico em relação às outras artes e formas de entretenimento. Ela contempla toda a interação do jogo com o jogador, incluindo seus controles; em tese, é a forma como se joga o jogo. É a partir dele que são feitos os gêneros de jogos, usados para a classificação dos títulos.
Super Mario Bros. foi um dos precursores da jogabilidade do gênero de plataforma

Menu

Menus são coisas comuns em todo o mundo da tecnologia: são painéis onde informações são dispostas para serem lidas pelo usuário. Nos jogos, eles são usados para mostrar a situação dos personagens, um mapa do cenário ou as opções técnicas disponíveis ao jogador. Fazem parte dos gráficos de um jogo eletrônico.


Multiplayer

Um jogo multiplayer, como o próprio termo diz, é um jogo onde diversas pessoas podem jogar ao mesmo tempo. Muitas vezes, alguns jogos não são inteiramente deste jeito, possuindo apenas um ou alguns modos multiplayer e os outros single-player.

Castle Crashers permite a jogatina entre quatro pessoas ao mesmo tempo!

Mídia digital

Com a ascensão da internet e das lojas virtuais, seria lógico que ela afetasse os videogames, certo? A mídia digital, em contraponto à mídia física, é aquela que você compra por meios digitais e utiliza do download para levá-la ao seu console (portátil ou de mesa), por meio de lojas especializadas. Cada console tem sua própria loja: Nintendo eShop (Wii U/3DS), PlayStation Network (PSVita/PS3) e Xbox Live Arcade (X360). Para os computadores, esse número é bem maior, tendo uma grande variedade de lojas de jogos digitais para esta plataforma.


Mídia física

Sabe quando vamos a uma loja comprar um cartucho ou um disco para colocar no videogame? Estamos comprando um jogo em mídia física, ou seja, precisamos de algo material para transportar este jogo. Há quem diga que nada supera ter a caixinha em mãos, com manual e tudo, mas ela divide com a mídia digital os modos de distribuição de jogos atualmente.


Pontos

Talvez uma das maiores referências ao mundo dos jogos são os pontos que estão presentes em praticamente todos os títulos. De acordo com o jogo, eles têm uma função diferente. Em alguns, são responsáveis por mostrar o quanto você está jogando e cumprindo as metas que os desafios do jogo te propõe; por isto você pode dizer que foi melhor que o outro ao conseguir mais pontos. Em outros jogos, eles são um modo de quantificar algum tipo de estado - como pontos de vida/sangue (HP - Health Points), pontos de experiência (XP - Experience Points), pontos de magia (MP - Mana/Magic Points), por exemplo.

As máquinas de arcade são pontos onde ocorrem grandes disputas pelo maior número de pontos.

Single-player

Esta palavra, em tradução literal, significa “único jogador” e corresponde aos jogos onde apenas uma pessoa pode jogar. Toda vez que um jogo tiver um modo single-player, saiba que você não poderá jogar com seus amigos nele.

Você encontrou algum termo que não explicamos e precisa de ajuda? Pode perguntar que você tem uma acolhedora comunidade gamer para lhe responder! E você que já está nesse mundo: sentiu falta de alguma definição essencial para os jogadores de primeira viagem? Não se esqueça de deixar suas contribuições nos comentários para os próximos volumes desta enciclopédia gamer!

Revisão: Luigi Santana

sempre com projetos criativos, estranhos ou os dois ao mesmo tempo. desenvolvedor de software, game designer e escritor sobre as coisas que eu gosto.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.