Análise: Gênio, filantropo, milionário ou só um jogo com uma armadura? Saiba nossas impressões sobre Iron Man 3 (Android/iOS)

em 07/05/2013

Se você já teve a oportunidade de assistir ao mais novo filme de super-heróis que saiu no cinema, isso é, Homem de Ferro 3 , e já não sab... (por Ok em 07/05/2013, via GameBlast)


Se você já teve a oportunidade de assistir ao mais novo filme de super-heróis que saiu no cinema, isso é, Homem de Ferro 3, e já não sabe mais o que fazer para aguentar até o próximo lançamento, então pode começar a se preparar. Ironicamente tendo sido lançado um dia antes do longa-metragem e tendo uma história que se passa logo após os eventos do mesmo, o jogo oficial do filme para plataformas móveis pode ser uma ótima pedida para você. Ou será melhor desenterrar alguns "clássicos" do Blast from the Trash, como o game lançado pela Sega para Xbox 360, Iron Man?

Uma corrida infinita até a paz

Para começarmos nossa Análise, é importante lembrar que, diferente do que alguns podem pensar, o jogo, lançado pela Gameloft, não faz parte de nenhum gênero como aventura, ação, plataforma ou mesmo luta, mas trata-se de (mais um) game de corrida infinita, o gênero tão popularizado pelo famoso Temple Run. Aqui, Tony Stark, agora um pacificador em busca da paz mundial, é trazido à ação para voar por diversos cenários em uma de suas agora muitas armaduras.

Nova Iorque, o lugar onde você deve desviar de mísseis
por entre arranha-céus.

E nesse ponto o jogo não decepciona, trazendo estágios gerados aleatoriamente baseados em três localidades diferentes, conforme você progride na história do jogo: Malibu, Nova Iorque e China. Isso também equivale a dizer que nenhuma experiência de jogo será igual à anterior, dando uma certa longevidade ao título.

O game, traduzido completamente para o português,
conta com diversos itens e power-ups.

Não pense que você encontrará uma diversidade muito grande por aqui: ora o game fará o Homem de Ferro desviar de aviões, caminhões, e até mísseis, ora um grupo de inimigos completamente genéricos, os soldados da I.M.A. (Ideias Mecânicas Avançadas), organização que também faz sua parte no longa-metragem, irá aparecer na tela, forçando o jogador a desenvolver uma certa destreza em seus dedos para acertar os oponentes (só não toque nas bombas). Os itens e power-ups disponíveis ajudam a sair um pouco da mesmice, mas só ajudam.

E ainda é possível obter melhorias para cada estágio.

Uma história a ser contada

Mas um fato que diferencia Iron Man 3 de tantos outros games de corrida infinita disponíveis atualmente são as missões diárias. Certo, a qualquer momento estarão disponíveis três missões genéricas, oferecendo objetivos como chegar a uma certa distância sem morrer, ou acertar um determinado número de inimigos ao longo de várias corridas, mas é nas missões diárias que a história vai sendo contada.

Geralmente é necessário percorrer uma certa distância para, então, ver-se face a face com um dos inimigos clássicos das HQs, e são quatro que você poderá enfrentar: Dínamo Vermelho, Ezekiel Stane, Laser Vivo e M.O.D.O.K., cada um com diálogos únicos que ajudam a aventura a se desenvolver.

Lasers contra metal?

Um fator que pode agradar muito aos jogadores tupiniquins é que o game encontra-se disponível traduzido em diversos idiomas, incluindo o português brasileiro. Só é uma pena que algumas traduções pareçam ter sido feitas por alguém que nem ao menos sabe utilizar um dicionário, com diversas pérolas podendo ser avistadas ao longo do game.

Uma ambientação fantástica

Tudo isso poderia não significar nada se o game contasse com gráficos medíocres, dignos de um Superman 64, ou ainda músicas completamente fora de contexto, mas nestes quesitos a Gameloft foi impecável. Os gráficos são tão belos que, em alguns momentos, você pode se perguntar se está realmente jogando ou assistindo a um filme cheio de efeitos especiais. É claro que a pouca variedade de inimigos e barreiras atrapalha um pouco a imersão, mas as armaduras de Tony, que no total chegam a 18, são dignas de nota.

No início você já conta com a Mark III,
e a Mark V é liberada logo em seguida.

E o que dizer sobre uma trilha sonora que gera dúvidas quanto a ser a mesma utilizada no filme, mas que certamente casa de forma louvável com o universo Marvel. Os efeitos sonoros também são de qualidade, mas as dublagens, apesar de bem feitas, não foram realizadas pelos atores do filme, o que, se por um lado, não é grande coisa, por outro, pode deixar alguns fãs chateados.

Iron Man 3 é um jogo que surgiu para trazer diversas controvérsias para o mundo dos games e comentários a respeito do gênero escolhido para o título, corrida infinita, ainda estão longe de cessar. De modo geral é um bom game, mesmo que você só o abra para passar o tempo em uma fila de banco, e com certeza vale o download, já que ele encontra-se completamente gratuito na Google Play e na iTunes Store. É claro que ainda é possível usar dinheiro real para acelerar um pouco as coisas, mas não é preciso desembolsar nem um centavo para se divertir no mundo de Tony Stark.

15 ISO-8 para reviver? Leve todo o meu dinheiro!

Prós


  • Bons gráficos e excelente trilha sonora;
  • Uma boa diversão, mesmo que apenas para pequenos momentos;
  • O game veio para mostrar que é, sim, possível acrescentar uma história a um gênero corrida infinita;
  • Dezoito armaduras diferentes para desbloquear, incluindo o Máquina de Guerra, o Patriota de Ferro e o Centurião Prateado;
  • Quatro super-inimigos retirados diretamente das HQs;
  • Duas formas diferentes de controle: toque ou o clássico giroscópio.

Por sorte, você pode desativar as notificações quando quiser.

Contras

  • De modo geral, é só mais um game de corrida infinita;
  • Abundância de inimigos pobres e genéricos;
  • Desculpas pouco convincentes para fazer o jogador recolher moedas no caminho;
  • Se você for acertado pelo primeiro míssil, prepare-se para receber uma saraivada atrás da outra, pois as explosões o farão ficar completamente cego;
  • Caixas de colisão mal definidas fazem com que o Homem de Ferro colida com obstáculos que já ficaram para trás, se o jogador  tentar uma manobra rápida demais;
  • Em alguns momentos cruciais de jogo, Tony se comporta como um idiota enquanto você tenta manter seu dispositivo perpendicular ao chão.

Iron Man 3 - Android/iOS - Nota Final: 8.5

Capa: Stefano Genachi
Revisão: Vitor Tibério 

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.