Já é de praxe hoje em dia que os jogos de luta recebam versões arranjadas dos temas principais de sua trilha sonora logo após seu lançamento. Não foi diferente com Persona 4 Arena, conhecido no Japão como Persona 4: The Ultimate in Mayonaka Arena. O álbum, entitulado Persona 4 Arena Original Arranged Soundtrack, contém seis faixas exclusivas com arranjos de temas do jogo e foram um bônus aos fãs que adquiriram o jogo em pré-venda. E, como costuma acontecer, essas versões remixadas superam as suas versões originais de maneira brilhante.
Shoji Meguro compôs para o jogo de forma brilhante, assim como fez em demais jogos de Megaten (apelido para a série Shin Megami Tensei). As músicas originais de Persona 4 Arena possuem grande influência das músicas anteriores da série, que tem como características o ritmo acelerado, estilo pop-rock, muita guitarra, bateria e vocais pop. Por terem essa tendência pop podem ser facilmente apreciadas sem a influência dos jogos.
As versões em Persona 4 Arena acabam por ter uma influência mais pesada e agitada, característica comum em jogos de luta. Isso aliado à maravilhosa trilha sonora de Persona resulta em faixas eletrizantes e dignas de serem ouvidas! Vamos conhecer cada uma delas!
The Arena (Naked Mix)
O álbum abre com uma faixa impactante. “The Arena (Naked Mix)” é uma releitura de “The Ultimate”.Enquanto a original é bem animada e alegre, essa nova versão se mostra mais potente, com uso pesado de guitarra e bateria. A predominância da guitarra nessa música foi uma ótima escolha, como se tivesse sido criada para ser tocada com tal instrumento. Solos de guitarra entoam e valorizam a melodia do tema. A bateria, aliada com mudanças rítmicas muito bem executadas, complementam essa bela faixa de abertura, digna de ser uma das favoritas de muitos
The Hero from Junes (Electro Mix)
A seguir nos deparamos com o tema do personagem Yosuke, “The Hero from Junes (Electro Mix)”, um arranjo de “The Junes Hero”.A versão remixada retém grande parte da estrutura da música original, porém conseguimos notar uma boa pitada do gênero trance no meio dela, assim como o nome da música sugere. Toda a parte harmônica é conduzida pelos padrões techno e trance, enquanto a melodia original fica por conta da guitarra e dos teclados. Novamente parece que a música foi feita para esse estilo. Podemos notar nesse álbum como os estilos foram encaixados de maneira brilhante.
Like a Dragon (Girl Pop Mix)
“Like a Dragon (Girl Pop Mix)” é a versão arranjada da música “Like The Dragon” e também é o tema da personagem Chie, a carismática e mortal lutadora de kung fu.Encontramos aqui uma música mais alegre e simpática como a dona do tema. Essa releitura se mostra um pouco mais calma e melodiosa do que a original, em que o ritmo agitado é predominante. Com um belo equilíbrio entre as quebras de ritmo, indo de pop para um ritmo calmo e relaxante e depois para o padrão alegre, essa versão nos deixa com as sensações renovadas.
Há nessa música uma agradável mistura de instrumentos, com o piano e strings (instrumentos de corda) dando conta das partes mais calmas enquanto brass (instrumentos metálicos de sopro), teclados e violão elétrico cuidam das partes mais animadas.
Princess Amagi (Traditional Taste Mix)
Seguindo o padrão de temas de personagens, agora com o tema de Yukiko Amagi. “Princess Amagi (Traditional Taste Mix)” é uma releitura de “Princess Amagi-ya”.Diferente da versão original, acelerada e animada, essa releitura começa com uma melodia calma e relaxante. Após essa introdução a música torna-se envolvente e mais animada, porém ainda mantendo o tom relaxante, com o uso de piano e shakuhachi, instrumento asiático de sopro que proporciona a calma de espírito oriental. Gosto muito do uso desse instrumento nesse tema, pois dá à música um aspecto oriental tradicional combinando muito bem com a personagem.
Enquanto o tema original é alegre e empolgante, essa nova versão possui a elegância e harmonia característica da personagem.
The Wandering Wolf (Straight Mix)
Entrando na reta final do álbum, nos encontramos face a face com um dos meus temas favoritos, “The Wandering Wolf (Straight Mix)”, arranjo da música “The Wandering Wolf” e tema do personagem Akihiko Sanada.Nessa versão arranjada do tema de Akihiko sentimos ainda mais o peso de guitarras e baterias, além do magnífico baixo dando vozes ao ritmo. Toda essa valorização rítmica do tema combina perfeitamente com o personagem no jogo. Personagem recorrente de Persona 3, Akihiko aparece em Persona 4 Arena como uma pessoa fisicamente mudada, mudando sua dieta para proteína e esteroides, ditando frases de efeito memoráveis usando apenas uma capa vermelha como figurino.
Sentimos o peso das guitarras durante a maior parte do tema, sendo a melodia executada por teclados e pianos em seções mais calmas, apenas para contrastar e valorizar ainda mais o metal e os solos de guitarra.
Missions for the Brilliant Executor (2K Mix)
Mitsuru Kirijo é uma personagem adulta e sofisticada desde sua aparição em Persona 3. Em Persona 4 Arena a personagem ganha ainda mais elegância e seu tema é o próximo a receber uma versão arranjada entitulada “Missions for the Brilliant Executor (2K Mix)”.Com um tema original eletrizante e digna de uma senpai (uma pessoa que é mais experiente ou superior que os demais), a nova versão recebe ainda mais cargas de adrenalina. Mesclando temas agitados e alegres com o pop e o rock sempre presentes no álbum, essa faixa fica entre as mais elaboradas do álbum. Solos de guitarra se equilibram com os teclados e um entoante e ritmado baixo encerra a música.
É uma pena que nem todos os personagens puderam ter seus temas homenageados, o que nos permite apreciar somente alguns dos temas da trilha sonora original. Sem dúvida nenhuma vale muito a pena conferir o resultado desse álbum. Persona 4 Arena Original Arranged Soundtrack pôde ser adquirido como parte do jogo por aqueles que participaram da pré-venda de Persona 4 Arena.
Revisão: José Carlos Alves
Capa: Felipe Araujo